quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Tecno-estress

Você identifica-se com a imagem ao lado? Considera-se uma pessoa antenada e que não vive sem seus 'aparelhos' ou pelo contrário...Tem nostalgia de quando a vida não era tão 'tecnológica'?

Pense nessa situação...Ao escrever esse post meu filho que veio me perguntar algo, achou a imagem muito interessante e nos seus cinco anos analisou-a: "Mamãe, que 'doido' essa imagem, o cara tem muitos braços hein. Não...Acho que ele está fazendo tudo muito rápido por isso 'parece' que tem mais que dois braços. Ele tá ouvindo música, mas acho que ele vai guardar tudo em sua mala, porque vai viajar, só vai deixar o notebook de fora."

O que vocês acham dessa observação de uma criança para esta cena? Qual seria o olhar de um adulto? Pensaria talvez em quanto atarefado está este personagem? Ou como será que ele consegue fazer tudo isso ao mesmo tempo?

Mas o olhar da criança não...Ela visualizou uma cena comum de um dia comum. Naturalmente...

Analisando sua própria vida e como utiliza as novas tecnologias...Será que você tem tecno-estress?

"O tecno-stress é um fenômeno mais associado às gerações anteriores. Ainda é um problema para muitas pessoas que se intimidam não com a tecnologia em si, mas com o tamanho da mudança que ela provoca. A geração net nasceu e se criou usando a tecnologia. Seus integrantes percebem o mundo como um lugar onde podem e precisam usar a tecnologia para fazer qualquer coisa. Usam apenas dicionários on-line, Google e Wikipedia. Raramente caminham até à biblioteca. Fazem compras pela internet. E fazem múltiplas tarefas ao mesmo tempo durante todo o dia. Gastam a maior parte do dia em contato com várias mídias, incluindo telefones celulares, mensagens de texto, mensagens instantâneas, redes de relacionamento e qualquer nova modalidade de comunicação. Em essência, eles usam a tecnologia para tornar suas vidas mais fáceis."

Vejamos outra situação: Seu celular está sem sinal e você precisa fazer uma ligação urgente. Fica irritado, tem vontade de jogá-lo contra a parede, xinga, faz cara feia, enfim... Há uns 10 anos, quando o celular era coisa de gente fina, você não tinha esse problema. Da mesma forma que seus trabalhos de escola eram todos manuscritos e você não perdia tudo quando dava aquele problema em que o Word fecha e não salva nada. Pior que essas coisas acontecem na maioria das vezes com uma pequena ajuda de Murphy. Sim, aquele da lei. Quanto mais a tecnologia faz parte da nossa vida, mais estamos sujeitos a essas situações desagradáveis. O pior é que ficamos dependentes dela.

O que acha da situação acima? Concorda?

Reflexão: O tecno-estress não está apenas associado à intimidação com as novas tecnologias. Esta perturbação, a que os especialistas chamam dependência grave das tecnologias, está cada vez mais presente nas novas fontes de stress. E fica a pergunta. A culpa é de quem?






Imagem do post: Estúdio Saci

2 comentários:

  1. Que interessante ,saiu justamente sobre isso na galileu este mes, mostrou casos de pessoas que não conseguem desligar do seus aparelhos, e que estão destruindo suas vidas reias.

    ResponderExcluir
  2. Este post é uma realidade da vida moderna, vamos acumulando compromissos e compromissos, nem damos conta, quando inconscientemente estamos a ponto de explodir.
    É assim mesmo, um dia estava super relaxado, resolvi ficar sem pensar, sem me mover e ai o celular tocou, tive uma sensação que o meu sossego foi embora, sai daquele conforto momentâneo. Importante conhecer este fenômeno que nos escraviza.
    ECOHARMONIA

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails