sábado, 28 de novembro de 2009

O Fim do Mundo

Fui ao cinema ver "2012" - filme-catástrofe dirigido por Roland Emmerich (de "O dia depois de amanhã") - que mostra o fim da Terra. Sua estréia foi dia 13 de novembro. O filme se passa em 2012, embora pudesse acontecer em qualquer outro, já que os eventos mostrados não têm relação direta com o ano, que simplesmente é o momento em que a Terra começa a liberar terremotos e "cuspir" fogo.

Porém, o ano de 2012 é um gancho promocional enorme para o filme, já que vários meios já divulgaram que o calendário Maia prevê o fim do mundo no dia 21 de dezembro de 2012. A civilização Maia tem vários calendários, e acreditam que neste dia o mundo entrará em um novo ciclo- como o ano novo tradicional o que não representa o fim do mundo como ele existe.

Mesmo assim, a fama do ano como o "fim do mundo" levou à publicação de vários livros de autores pintando um cenário catastrófico para o ano.

Enquanto estes autores desenham o cenário do dia do juízo final, outros enxergam o ano como uma nova era de harmonia global.

O físico Marcelo Gleiser analisa o filme "2012" sob a ótica da física. Ele trata a obra apenas como cinema e ironiza o roteiro. "Neutrinos sofrendo mutações? Feito bactérias? Darwin virou astrofísico? Neutrinos não sofrem mutações. Cientificamente, o cenário de 2012 não faz o menor sentido", escreve Gleiser.

Mas, como é um filme e não um documentário, não deveríamos esperar uma ciência precisa.

Outras teorias:

2012 é cinema e não ciência
2012 - site oficial
Cenários possíveis para o fim do mundo

Fonte da Imagem: Site do Mau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails