sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Câncer de mama e mamografia: a mais nova polêmica

Recentemente novas orientações sobre o uso da mamografia na prevenção ao câncer de mama foram anunciadas na mídia, causando espanto, indignação e até mesmo perplexidade para muitos médicos e cidadãos.

A U.S. Preventive Services Task Force propõe que as mulheres façam mamografias bienais, a partir dos 50 anos. A força-tarefa baseia-se no argumento de que as mamografias são mais eficazes na detcção a partir dos 50 anos do que desde os 40 (idade que as mulheres iniciam os exames - atualmente).


A polêmica lançada diz respeito a economia dos cofres públicos americanos, segundo pesquisas com essa nova medida o número médio de mamografias realizadas diminuiria 5%.

"O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos das mamas. Por isso, o câncer de mama mais comum se chama Carcinoma Ductal. Ele pode ser in situ, quando não passa das primeiras camadas de célula destes ductos, ou invasor, quando invade os tecidos em volta. Os cânceres que começam nos lóbulos da mama são chamados de Carcinoma Lobular e são menos comuns que o primeiro. Este tipo de câncer muito freqüentemente acomete as duas mamas. O Carcinoma Inflamatório de mama é um câncer mais raro e normalmente se apresenta de forma agressiva, comprometendo toda a mama, deixando-a vermelha, inchada e quente."

O câncer de mama é o tumor maligno mais comum entre as mulheres brasileiras e o que mais mata também. Com a popularização da mamografia, nos últimos anos, a taxa de mortes pela doença chegou a cair cerca de 30%. O exame feito regularmente dos 40 anos em diante permite a detecção precoce, que é tão necessária e importante quando tratamos dessa doença.

É válido também ressaltar a importância do auto-exame: O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pela, retrações, etc. O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, 7 dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. A frequência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro.

#FicaDica

Nós professores de ciências e biologia devemos reforçar a idéia do auto-exame e prevenção do câncer, já que nos comprometemos com a vida.

Mas qual sua posição frente a essas novas descobertas? Seriam mesmo descobertas com bases científicas? Ou meramente jogadas políticas e econômicas?

Pra você, quando a mulher deve realizar a mamografia? Aos 40 ou após os 50?

Fonte Imagem: DFM

Saiba mais: Clipping

Um comentário:

  1. Oi, pessoal:
    Aquelas recomendações norte-americanas, conforme ouvimos, por aqui, não devem ser levadas em consideração. A Presidente do Instituto da Mama, Dra. Maira Caleffi, juntamente, com a grande maioria dos profissionais especializados na área, orientam que todas as mulheres devem, além do auto-exame, realizar a mamografia a partir dos 40 anos ou até menos, a partir dos 30 anos, quando existe história de tal patologia na família. Não é um exame que custa muito. É coberto pelos planos de saúde e feito também pelo SUS. Simples e essencial na saúde da mulher. Então, não vamos nos deixar influenciar por mais esta jogada dos norte-americanos. Maiores informações entrem no site do Instituto da Mama http://www.institutodamama.org.br e pesquisem a respeito. Minha mãe teve câncer na mama a 13 anos atrás e, hoje, após uma recidiva da doença, faz tratamento (e está bem estável) por causa de metástase no fígado. Então, a coisa é séria, vivenciamos o problema. Por isso, não deixem de conscientizar suas mães, filhas, esposas, namoradas, noivas, amigas, colegas de que o exame é indispensável. O quanto mais cedo melhor! Um bom carnaval a todos vocês!!
    Um abração,
    Suziley.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails