domingo, 15 de novembro de 2009

O que é indisciplina?

A Revista Nova Escola, em sua edição 226, de outubro deste ano traz a seguinte afirmação:

O que se espera da escola é conhecimento. É isso que faz o aluno respeitar o ambiente à sua volta. Se a aula está um tédio, ele vai procurar algo mais interessante para fazer. 'Universal Press Syndicate'


Você concorda?
O que é indisciplina e quais as razões para ela existir?


Deixe um comentário com sua resposta...



Fonte: Nova Escola

3 comentários:

  1. A indisciplina que mais causa problemas aos professores, nao é resultado de aulas pouco atrativas, tampouco culpa da escola que atravessa tempos de mudanças em virtude de novas tecnologias. A indisciplina na escola e na sociedade por parte dos jovens é fruto da super-apreciação da própria sociedade frente ao jovem, que lhe atribuiu muitos direitos e esquece de lhe cobrar os deveres. Os jovens se consideram muito especiais e recheados de direitos e esqueceram algumas regras de conduta frente aos mais velhos. É inegável que a sociedade em si está criando uma geração de crianças super-mimadas e que perante a gerações de jovens anteriores perderam o respeito aos mais velhos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, concordo totalmente com o Rogério. E acrescento que os pais de hoje acham que a educação dos filhos tem que vir da escola e por isso muitos alunos não aprendem em casa o que é respeito ao próximo - no caso, os professores e os colegas.
    Quanto ao fato da aula estar "um tédio" cabe ao professor conhecer a sua turma e levar artificios para que a aula seja produtiva e interdisciplinar.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo que o aluno atual é hiperativo. e dá muito mais atenção às tecnologias rápidas e ao conhecimento mais fácil do que o escolar.
    Só que essa é a sociedade atual, e ela também tem as suas qualidades, não adianta tentar voltar ao passado.
    Por exemplo, ao mesmo tempo que o jovem perdeu o respeito pelo professor, a relação entre professor e aluno é melhor do que o modelo antigo, onde o professor era visto como uma super autoridade distante e inacessível.
    Hoje em dia isso dificultou muito o trabalho dos professores, mas cabe à eles fazerem com que os alunos os passem a admirá-lo como dignos de respeito, de uma forma saudável.
    Eu sei que isso é mais um legado ao professor, mas quem disse que dar a formação intelectual de um ser humano é um trabalhinho fácil??

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails