sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Modismo, sensacionalismo ou verdade?

Circula no twitter, via twitpic, uma reportagem sobre as a nova onda entre os adolescentes: as Pulseiras do Sexo.

Você leu ou conhece algo a respeito disso? Com certeza os estudantes sim.

Os comentários e opiniões sobre o assunto, no próprio twitter e em alguns blogs são diversos. Algumas pessoas dizem ser apenas 'sensacionalismo' da mídia, outras que no Brasil essa 'moda' ainda não chegou, muitos se preocupam com a veracidade dos fatos e acham que nós professores devemos ficar 'atentos' e mais ainda que os pais precisam ser informados.

É fundamental, termos uma visão crítica daquilo que lemos. Na internet isso não deve ser diferente. Ao me deparar com a reportagem citada no início do post, achei interessante pesquisar o que está sendo veinculado sobre o assunto. Veja alguns exemplos:

"Virou moda entre muitas meninas britânicas o uso de pulseiras de plástico coloridas, apelidadas de "shag bands" ("pulseiras do sexo", em tradução-livre). Cada cor representa um ato afetivo ou sexual que, em teoria, a meninas precisariam fazer caso um menino consiga arrebentar a pulseira. Esses atos vão desde um inocente abraço até sexo oral e relações sexuais completas.A moda está causando enorme polêmica entre pais e professores e chegou até a secretaria da Criança do país.Com meninas a partir de oito anos de idade aparecendo com as pulseiras, algumas escolas já proibiram o uso.

Muita gente acha que trata-se apenas de brincadeira de criança, que as pulseiras não significam que as meninas irão realmente fazer o que as cores determinam e que jogos com fundo sexual não são novidade no parquinho. Quem nunca brincou de pega-pega em que o menino dá um beijinho na menina, perguntam eles. Por outro lado, há quem acredite que a prática expõe crianças pequenas a termos sexuais que elas não conheceriam de outra forma e promove a erotização infantil. Há também o temor de que proibir as pulseiras só vai torná-las mais desejáveis." (Fonte: BBC Brasil)

"É fundamental estar atentos aos apelos trazidos pelos modismos. Práticas que nossas crianças e adolescentes podem considerar absolutamente inocentes têm, às vezes, de forma velada ou subliminar, intenções ou motivações absolutamente reprováveis. Pedimos que, com discernimento e serenidade, vejam as notícias veiculadas nos jornais e internet acerca das "pulseiras coloridas" e conversem sobre o melhor posicionamento para seus filhos e filhas. Informação e diálogo são dois antídotos poderosos numa época em que muitas agências desejam nos transformar apenas em consumidores acríticos e constantes. Atenção e clareza constituem ingredientes fundamentais em nossa missão educativa, tanto na escola quanto em nossas casas. Continuemos unidos neste ideal de vida plena para nossas crianças e adolescentes." (Fonte: Comunicado aos Pais - Colégio Marista)

"O meu filho de 12anos usava e eu só comentei com ele que era feio porque tinha muitas no braço e disse para ele que era coisa de mulher. Hoje fui perguntar para ele e ele disse que sabia que representava o tipo de ato sexual que estaria proposto a fazer." (Fonte: Gazeta Online)

Vale a pena ler os comentários das citações, pela diversidade de opiniões. Fica claro que este assunto ainda é controverso...

Reflexão: Devemos abordar este assunto em sala de aula? Qual a relação deste assunto com nossa disciplina em sala? Qual melhor atitude diante de um assunto polêmico?

Um comentário:

  1. eu uso essas pulseiras... mas sinceramente desconhecia o seu significado ..

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails