terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Minimizando os impactos ambientais das garrafas PET!

Na década de 70, em busca da praticidade, por ser leve e barata, além de não necessitar de manutenção, surgiram as Garrafas PET, sigla que resume a palavra polietileno tereftalato, sua composição.

As PETs substituiram as garrafas de vidro que são mais pesadas e possuem custo alto de manutenção, porém, as indústrias não se preocuparam com o recolhimento, reutilização ou a destinação da embalagem no seu pós consumo.

No Brasil foram produzidas em 2008, cerca de 462.000 toneladas de embalagens PET (próximo a 3 bilhões de embalagens), sendo que somente 253.000 toneladas foram recicladas (aproximadamente 54,8% do produzido). Fonte: CEMPRE

De acordo com os dados acima, pode-se imaginar o tamanho do problema ambiental em que se transformou. Abarrota os lixões, a cola de seu rótulo contamina o ambiente, entopem bocas de lobos, boiam nos rios e mares degradando não só o ambiente terrestre como também o aquático.

Porém, nesta primeira semana ao retornarmos com as atividades, o grupo Biosfera, recebeu um e-mail da leitora Creuza Maria, que demosntra passo-a-passo a construção criativa de uma casa com garrafas PET e vidro.


Nesta metodologia, não é utilizado o tijolo, que é substituído pelas garrafas PET cheias com areia.


Aproveite esta idéia e incentive a criatividade em seus alunos, e mostre que quando se tem força de vontade, energia e carinho no que se faz, os planos podem sair do papel.

Bom retorno a tod@s!

Fonte da imagem 1: Doe Sucatas
Fonte das imagens 2, 3 e 4: Creuza Maria Santos (recebido por e-mail)


2 comentários:

  1. adorei a matéria. realmente as garrafas pet foram uma revolução, mas ninguém imaginou que elas fossem acabar sendo vilãs, ne??

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto num outro blog sobre essas casas com garrafa pet, eu achei ótima essa idéia , deveria ser mais divulgado. Material para conastruir a casa não faltaria rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails