quarta-feira, 24 de junho de 2009

RECONEXÕES COM NATUREZA




“Nada será suficiente a não ser que as pessoas sejam ensinadas a amar”.
Joseph Cornell

É com esta frase que inicio o meu primeiro post, neste espaço que considero uma troca de experiências e opiniões.

No período de 11 a 14 de junho participei de um curso (Permacultura) que desejo compartilhar com todos a experiência.
Foi como um chacoalhar, como se a vida reunisse as pessoas certas, na hora certa e no lugar certo. Fui surpreendida e senti a Mãe Terra falando ao meu ouvido coisas para eu me fortalecer no trabalho com Educadora Ambiental.

Trabalho nesta luta há apenas dois anos e meio e não conseguia entender o enrijecimento do coração das pessoas. Por que as pessoas não se sensibilizam quando vêem uma criança pedindo esmolas, idosos passando fome e frio nas ruas, brigas e mortes desastrosas em descaso ao irmão humano, queimadas terríveis matando e levando a extinção espécies de animais ainda nem conhecidas, rios totalmente contaminados e outras coisas que só de me lembrar me causam calafrios.

O pior não é isso, o pior é saber que a natalidade não pára, temos filhos pequenos, sobrinhos, irmãos, etc... que herdarão todo este caos....e mesmo assim nada sensibiliza, nada toca o coração, a população continua crescendo.

Temos coragem de dar descarga com água potável enquanto milhares de irmãos morrem de cede todos os dias, temos coragem de desperdiçar quilos e quilos de comida, enquanto muita gente passa fome (e nem precisa ir à África para ver isso), usar tênis de marcas que escravizam irmãos pagando centavos e vendendo a preços altíssimos para enriquecer.

Certa vez ouvi uma pessoa me questionar para quê eu preocupava com a natureza se tudo que precisamos é de água potável, boi e pasto para vivermos..... e a água, Ah, os cientistas vão encontrar um jeito de criar água potável nos laboratórios.

As pessoas dizem que sou romântica demais, que tenho que ver a realidade e que as pessoas são assim e pronto. Fazer o quê? Dizem que sou nova e que um dia vou me cansar, que não vou mudar o mundo...

Pois mesmo assim, por mim, por você, e por aqueles que estão à nascer, eu não me cansarei.
Neste curso aprendi muito mais que construção de casas ecológicas, saneamento ecológico, energias sustentáveis, etc.

Aprendi que ao invés de ensinar as pessoas a agir corretamente frente ao ambiente, temos que ensiná-las a amar... amar uns aos outros, amar cada ser, vivo ou não como presente divino, simplesmente amar.

Eu tive a resposta que precisava, e acordei, acordei com uma felicidade plena, como se meu espírito quisesse sair do meu corpo e ser livre, cantar com as aves, correr com as águas que caem ao mar. Ah que vontade que eu senti de que todos meus amigos, e familiares estivessem vivenciando aquela experiência comigo.

Foram momentos fortes, onde em apenas 4 dias sentimos cada pessoa antes desconhecida como um irmão de muitos anos, o carinho que flui por cada companheiro é imensurável.
Tive a resposta que precisava, a resposta é de AMOR, Amor em tudo que fazemos.... amor até ao pisar no chão.

Ao finalizar o curso, com os depoimentos dos amigos, percebi que o sentimento era comum a todos, desde ao irmão mais civilizado até aquele que vive em contato permanente com a natureza.
Ouvi de um visitante no curso (que estava de passagem pela estância), que o que estávamos fazendo era bonito e que ele se sentia feliz por isso, mas que era mesma coisa que ensinar uma formiga tocar piano. Naquele momento não o quis contrariar, para não ser mal interpretada, mas não conseguindo me controlar eu tenho que dizer: uma formiga e seus ancestrais nunca tocaram piano, mas houve um dia em que o ser humano já viveu em harmonia com a natureza.

Não é necessário voltar a morar nas cavernas, nem viver de caça e pesca.... Mas é necessário que cada ser respeite o outro, que ao tocar o solo, entenda que tudo que necessitamos para viver vem dele direta e indiretamente, que ao plantar uma árvore no seu quintal ou na sua calça o benefício é para todos. Devemos repensar nossas ações pensando sempre na reação que ela resultará.
Quero dizer da minha gratidão, de ter este espaço para postar meus sentimentos, e somente agradecer por ser o que sou.

Finalizo com a frase que representa meu momento, grande abraço de luz:
"Resgatar e amar um pedaço da Mãe Terra é muito mais profundo do que simplesmente criar sistemas para manter vivo o nosso corpo físico: é o resgate profundo da relação do homem com a Natureza, de substituir o tempo de relógio - nossa escravidão - por ritmos. Tempo de caju, tempo de manga. O levantar e pôr do sol. A lua minguando e crescendo... E percebemos que, de fato, precisamos de MUITO POUCO para sentir a felicidade; que a integração com a beleza natural é uma fonte de satisfação mais profunda e serena do que grandes conquistas no mundo urbano.”
Marsha Hanzi (trecho do livro O Sítio Abundante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails