sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ensino Médio Inovador








POR QUE INOVADOR?








O documento de abril de 2009 do Ministério da Educação aponta alguns itens que compõem a nova proposta do Ensino Médio que é apresentada pelo Programa Ensino Médio Inovador e estabelece um referencial de proposições curriculares para a Educação Básica das escolas públicas no Ensino Médio. Atualmente a proposta encontra-se em discussão nas secretarias estaduais de educação de todo país.

Veja algumas inovações:
  • alteração da carga horária de 2.400 horas para 3000 horas;
  • mínimo 20% da carga horária total do curso será destinada a atividades optativas e disciplinas eletivas a serem escolhidas pelos estudantes;
  • dedicação exclusiva do professor na escola;
NOVO ENEM















A maioria das instituições públicas usará para seleção de ingresso no Ensino Superior o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.Educadores discutem no momento a importância da definição de um currículo Básico que norteie as políticas públicas da Educação e contemple todos os Estados proporcionando aos estudantes condições de um bom desempenho. Preocupação pertinente, pois tornar a seleção um processo justo e igualitário é desafio que se impõe pela sociedade às diferentes instâncias da Educação. (um dos documentários pode ser lido aqui)

Com essas novas mudanças nós Biólogos devemos nos atentar para o entendimento dos fenômenos de forma a contextualizá-los cientificamente considerando a vivência do estudante, seu currículo oculto (produto da sua vivência já construído) e claro, a cientificidade dos fatos. Pois as questões do Novo Enem serão elaboradas de tal forma que o estudante tenha que desenvolver o raciocínio utilizando competências e habilidades diversas.

O que o professor de biologia pode proporcionar para que o estudante tenha êxito na realização das provas no novo Enem?

Essas inovações terão realmente impacto no ensino de biologia?


Você leitor, tem acesso a essas discussões?

Quando você olhou a imagem, do Ensino Médio Inovador, pela primeira vez você interpretou o personagem como alguém inserido em inovações? Dê uma outra olhada e comente o que você percebe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails