"O ministro José Gomes Temporão anunciou ontem, em Campo Grande, que a campanha de combate à dengue inclui a mobilização de todos os setores da sociedade, além de grupo ministerial de 10 Pastas e 110 mil líderes comunitários, além de empresas e órgãos de imprensa. A novidade da campanha de mobilização nacional, que prevê investimentos de R$ 1,02 bilhão, é a inclusão de peças publicitárias na Internet. A campanha tem um site (combataadengue.com.br) e será divulgada no Facebook, Orkut e Twitter." (Portal do MS).
Li esta notícia no dia 18 de novembro agora e fiquei pensando...Qual a participação, de nós professores, na campanha: "Brasil unido contra a Dengue"? Sabemos que geralmente a discussão sobre os métodos para combate ao foco da doença ocorrem nos períodos chuvosos, mas é importante abordarmos em sala de aula de maneira não fragmentada, ou seja, não focar apenas em campanhas mas nas mudanças de hábitos no cotidiano em relação à higiene e ao comportamento frente ao ambiente.
Interessante também levar para a escola a discussão do mitos que envolvem esta epidemia, tais como:
1 - Ar condicionado e ventiladores matam o mosquito - MENTIRA!
Quando se usa o ar condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.
2 – Para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada - MENTIRA!
Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter "vivo" por mais de um ano sem água.
3 – Repeletentes são fundamentais no combate á dengue - MENTIRA!
Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não tem muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.
4 - Tomar vitamina B afasta o mosquito - MENTIRA!
Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído pelo gás carbônico exalado pela respiração da pessoa, a ingestão de vitamina B - alho ou cebola também - (que têm cheiro eliminado pela pele) não é uma medida eficaz de combate à dengue.
Tomar vitamina B pode afastar mosquito, mais isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.
5 – Qualquer picada do mosquito transmite o vírus da doença - MENTIRA!
Primeiramente é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. Ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.
6 – Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito - MENTIRA!
A borra de café só é eficaz no combate ao mosquito da dengue em quantidades muito elevadas, sendo que já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti se desenvolve em água suja de borra de café. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas deles de forma a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso sim é eficaz contra a dengue.
7 – As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa - MENTIRA!
Embora as fêmeas do Aedes aegypti tenham preferência por depositar os ovos em recipientes com água limpa, elas também podem colocá-los em criadouros com água suja e parada. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja..
Apesar do assunto sério, sempre tem umas tirinhas e charges engraçadas sobre o tema, o que pode ser usado também para debates em sala de aula. Como esta:
Jornal Loanda em Foco
Reflexão: É importante que o tema seja abordado em sala de aula, para que os alunos divulguem as informações em casa e no bairro. O ideal é trabalhar atividades contextualizando apenas o dia-a-dia do aluno, ou devemos também historicizar a epidemia? Qual o melhor enfoque do tema para a sala de aula?
muito bom falar dos mitos, todos os anos tenho comentado o tema c alunos, e as mosquitéricas, ajudam ou atraem os insetos, sabe algo?
ResponderExcluirwww.conscienciacomciencia.com.br