domingo, 19 de julho de 2009

Quantos "erres" você trabalha?



Lendo o texto "Três erres" e mais alguns devemos parar e pensar: Como eu tenho abordado o tema Lixo nas minhas aulas? Como tem sido meus projetos? Focados no último R que é da Reciclagem? Ou eu realmente levo meus alunos a repensar suas atitudes diárias para diminuir o lixo?


Quantos e quais são os "erres" que devo trabalhar?

Se você pesquisar, a maioria dos textos versam sobre 03 erres, mas encontramos alguns autores que defendem mais erres, como Leonardo Boff que fala dos 04 erres e ainda outros que discutem os 05 erres. O mais importante é não focar a abordagem das aulas e projeto no lixo e sim nos nossos hábitos diários que geram lixo.


Cabe aqui falar também da importância dessa discussão desde a educação infantil, como mostra este blog sobre os Cinco Erres, e mais ainda que o assunto não seja trabalhado apenas nas disciplinas de Ciências e Biologia e sim que seja abordada perpassadando todas as disciplinas como diz a Lei da Educação Ambiental:

Art. 2° A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.


Cuidado também na conceituação de alguns termos. Tenho visto projetos que na escrita diz que trabalhou com reciclagem, mas quando você observa as atividades desenvolvidas, na verdade, foi trabalhado a reutilização de materiais diminuindo assim os resíduos que iriam para o Lixo. Além dos erros nas conceituações, ao trabalhar com o tema lixo, não podemos abordar dissociados os "erres", pois os mesmos se encontram intrísecos nos hábitos cotidianos, sendo assim necessário elaborar atividades onde o estudante possa verificar a necessidade da mudança de atitudes em seu dia-a-dia.


Atividades pontuais, como desfiles com roupas "recicladas" (de novo reafirmo o udo indevido do termo, sendo o certo roupas com materiais "reutilizados"), servem para talvez tentar sensibilizar as pessoas no momento, mas devemos tomar cuidado para que o objetivo não se perca, e estas tornem-se apenas um desfile, um evento e nada mais.

O que você acha de atitudes como estas?
- Três erres: tênis é reaproveitado por designer
- Reutilização de skates usados
- Publicações sobre Reciclagem
- Embalagens - Tendências da responsabilização ambiental


Fica aqui a reflexão: quais atividades eu posso desenvolver em sala de aula para que o estudante modifique seus hábitos gerando menos lixo?


Foto retirada do Blog do Jogo Limpo

10 comentários:

  1. Na conclusão do Coletivo Educador Cidema, este foi o assunto mais votado para fazer uma campanha coletiva e os erres desta reportagem vai ajudar no preparo das aulas e atividades tem ótimas sugestões.Junte-se ao Coletivo Educador e participe da campanha "Recicle sua Atitude, Separe seu Lixo".
    www.dosmatos.org.br./NoticiaDetalhe.aspx?m=50

    ResponderExcluir
  2. Maribel...nós iremos divulgar essa proposta!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi,vim agradecer e retribuir a visita de vcs.....bacaninha o espaço....depois venho ver com a calma que merece.....abs,mimirabolantes p/ vcs e voltem sempre.....

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, o blog, de um modo geral.
    Mas esse post em especial, porque na minha primeira tentativa de fazer um blog, esse seria o tema, os três erres... Porém não consiguimos abordá-lo do jeito merecido, então, acabamos rumando pra assuntos mais gerais.
    De qualquer forma, peguei todos os links, falta um pouco de tempo pra lê-los... Mas já favoritei seu blog no meu...
    Mais uma vez, parabéns...
    Pretendo passar mais vezes, abs

    ResponderExcluir
  5. adorei A PROPOSTA DO SEU BLOG.
    EDUCAR O HOMEM É PREPARÁ LO PARA O FUTURO.
    ABS!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Gostei desse espaço! Obrigada pelo carinho com o Espaço Educar! Estou levando seu link! Bjokas! Liza

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por visitar meu blog de Biologia.
    Parabéns pelo blog e pelo post.

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos ambientais. Obrigada pela visita e tbm me adicionei a seus seguidores. Achei muito interessante essa pergunta, pois precisamos estar ponto em prática , em todas as oportunidades, os conceitos ambientais. Afinal de contas, de que nos adianta saber e não praticar? Parabéns pelo blog e vamos nos ramificar, difundir informações e conhecimentos. Um grande abraço e apareça sempre.

    ResponderExcluir
  9. Para quem gosta de trabalhar com REUTILIZAÇÃo de garrafas PET segue um link interessante:

    http://rodrigobarba.com/blog/2008/01/10/ferramenta-para-artesanato-com-garrafas-pet/#comment-36050

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails