sexta-feira, 17 de julho de 2009

Atividades pontuais repercutem de forma positiva sobre a comunidade escolar?



Resultados da enquete:

  • Sim, mas devem ser complementadas no dia-a-dia. (38%)
  • Não, não trazem resultados positivos. (33%)
  • Somente chama atenção para os problemas socioambientais. (16%)
  • Sim, pelo menos sensibilizam os alunos e os funcionários. (11%)



Segundo o Fórum Mídia e Educação , publicado em 2001, comunidade escolar é o conjunto de pessoas envolvidas diretamente no processo educativo de uma escola e responsáveis pelo seu êxito. São exemplos, a comunidade local e a família.


Seguindo essa linha, devemos pensar que a Educação Ambiental quando desenvolvida na escola de maneira integral, ou seja, para toda a comunidade escolar e não somente pelos professores de ciências e biologia e para suas turmas surte mais efeito.


Desta forma, trabalhar a Educação Ambiental em datas comemorativas, como: Dia da Água, Dia da Árvore, Semana do Meio Ambiente, entre outros, não despertam atitudes e valores sustentáveis no público-alvo. Sendo assim a melhor maneira seria durante todo o processo educativo, percorrendo todo ano letivo, como afirma os 38% da enquete realizada. Uma saída para tal é fomentar essa idéia em uma das reformulações do Projeto Político-Pedagógico de sua escola.


Por outro lado, a resposta: “não, não trazem resultados positivos, com 33%, nos faz pensar a respeito da necessidade dessas atividades pontuais, como as já citadas, datas comemorativas.


Não queremos aqui nos rebelar contra as datas comemorativas, mas sim dizer que nós professores e participantes da comunidade escolar devemos ir além.

5 comentários:

  1. Educação é fundamental! Meio ambiente, sustentabilidade, reciclagem, deveriam fazer parte da grade curricular dos alunos de tão importante. Somente educando as novas gerações haverá esperança de transformar o mundo, de mudar a visão antiga de exploração dos recursos naturais. Aprender a ter respeito pela natureza, pelo meio ambiente, ao próximo, a VIDA! Parabens pela iniciativa! Gde abraço

    ResponderExcluir
  2. todo ato gera resultados, se o objetivo foi tratar pontualmente o tema, estão o resultado pontual ou duradouro está dentro de cada pessoa que vivenciou essa experiência
    zaíra

    ResponderExcluir
  3. Trabalhar de forma pontual ou não não é a questão.
    Meio ambiente e tudo relacionado já faz parte do curriculo como tema transversal, além da ética, consumo consciente.Creio que muitos educadores já têm essa preocupação e trabalham esses temas em suas aulas e em projetos.Crianças de pré-escola já têm uma consciência ambiental sobre lixo e sua destinação que não é comum das gerações mais velhas.Devemos isso aos mestres que estão orientando essa futura geração.

    ResponderExcluir
  4. todo dia e dia da árvore,e todo dia é dia do meio ambiente.Fazer movimento somente em datas comemorativas é mais uma triste forma de poluir,pois,se produz um montão de cartazes e outras coisas que no dia seguinte estão todas amontoadas em um canto aguardando que alguem jogue no lixo,ou melhor,na natureza.Professor Sebastião de Tacuru MS.

    ResponderExcluir
  5. Lendo o texto lembrei da diferença entre trabalho institucional e promoção de saúde. No trabalho institucional normalmente os objetivos propostos estão atrelados a metodologias meramente informativas (folhetos, palestras, etc.). Em promoção de saúde importa primeiro saber quais são as necessidades da população alvo e só então desenvolver trabalhos práticos utilizando metodologias participativas dentro de uma perspectiva "bottom up".
    Neste sentido estão de parabéns os professores autores deste blog que também trabalham nessa perspectiva.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails