Resultados da enquete:
- Sim, mas devem ser complementadas no dia-a-dia. (38%)
- Não, não trazem resultados positivos. (33%)
- Somente chama atenção para os problemas socioambientais. (16%)
- Sim, pelo menos sensibilizam os alunos e os funcionários. (11%)
Segundo o Fórum Mídia e Educação , publicado em 2001, comunidade escolar é o conjunto de pessoas envolvidas diretamente no processo educativo de uma escola e responsáveis pelo seu êxito. São exemplos, a comunidade local e a família.
Seguindo essa linha, devemos pensar que a Educação Ambiental quando desenvolvida na escola de maneira integral, ou seja, para toda a comunidade escolar e não somente pelos professores de ciências e biologia e para suas turmas surte mais efeito.
Desta forma, trabalhar a Educação Ambiental em datas comemorativas, como: Dia da Água, Dia da Árvore, Semana do Meio Ambiente, entre outros, não despertam atitudes e valores sustentáveis no público-alvo. Sendo assim a melhor maneira seria durante todo o processo educativo, percorrendo todo ano letivo, como afirma os 38% da enquete realizada. Uma saída para tal é fomentar essa idéia em uma das reformulações do Projeto Político-Pedagógico de sua escola.
Por outro lado, a resposta: “não, não trazem resultados positivos, com 33%, nos faz pensar a respeito da necessidade dessas atividades pontuais, como as já citadas, datas comemorativas.
Não queremos aqui nos rebelar contra as datas comemorativas, mas sim dizer que nós professores e participantes da comunidade escolar devemos ir além.
Educação é fundamental! Meio ambiente, sustentabilidade, reciclagem, deveriam fazer parte da grade curricular dos alunos de tão importante. Somente educando as novas gerações haverá esperança de transformar o mundo, de mudar a visão antiga de exploração dos recursos naturais. Aprender a ter respeito pela natureza, pelo meio ambiente, ao próximo, a VIDA! Parabens pela iniciativa! Gde abraço
ResponderExcluirtodo ato gera resultados, se o objetivo foi tratar pontualmente o tema, estão o resultado pontual ou duradouro está dentro de cada pessoa que vivenciou essa experiência
ResponderExcluirzaíra
Trabalhar de forma pontual ou não não é a questão.
ResponderExcluirMeio ambiente e tudo relacionado já faz parte do curriculo como tema transversal, além da ética, consumo consciente.Creio que muitos educadores já têm essa preocupação e trabalham esses temas em suas aulas e em projetos.Crianças de pré-escola já têm uma consciência ambiental sobre lixo e sua destinação que não é comum das gerações mais velhas.Devemos isso aos mestres que estão orientando essa futura geração.
todo dia e dia da árvore,e todo dia é dia do meio ambiente.Fazer movimento somente em datas comemorativas é mais uma triste forma de poluir,pois,se produz um montão de cartazes e outras coisas que no dia seguinte estão todas amontoadas em um canto aguardando que alguem jogue no lixo,ou melhor,na natureza.Professor Sebastião de Tacuru MS.
ResponderExcluirLendo o texto lembrei da diferença entre trabalho institucional e promoção de saúde. No trabalho institucional normalmente os objetivos propostos estão atrelados a metodologias meramente informativas (folhetos, palestras, etc.). Em promoção de saúde importa primeiro saber quais são as necessidades da população alvo e só então desenvolver trabalhos práticos utilizando metodologias participativas dentro de uma perspectiva "bottom up".
ResponderExcluirNeste sentido estão de parabéns os professores autores deste blog que também trabalham nessa perspectiva.
Grande abraço.