terça-feira, 28 de julho de 2009

Futebol é assunto para o 9° ano?!?

Fiquei pensativo ao ler a reportagem da saída do Cuca, técnico do Flamengo. É sou flamenguista!


Percebo que a carreira de um técnico de futebol é bem volúvel. Enquanto está vencendo é ovacionado pela torcida, já quando empata ou sequencia derrotas, é substituído.

Mas o assunto aqui é o futebol na sala de aula, e não “meu” Flamengo hehehe.

Será que algum aluno sabe te responder por que as chuteiras possuem cravos? Por que elas não são lisas, ou semi-lisas, como a maioria dos sapatos?

O gramado dos campos de futebol pode oferecer riscos à segurança dos jogadores, principalmente quando eles correm rumo ao gol. A grama, geralmente Bermudas (Cynodon dactylon) quando atritada, libera porções de sulcos deixando mais liso o chão. Os cravos das chuteiras perfuram assim o solo, deixando mais firmes os passos dos jogadores, ou seja, aumentando a pressão que o jogador exerce no solo, e porque também não pressão que o solo exerce na chuteira (3ª Lei de Newton).

Os jogadores utilizam bastante a ação e a reação, principalmente quando fazem a marcação corpo-a-corpo. E quando, pra alívio, o jogador se vê diante da grande área, impulsiona-se, concentra-se e chuta com toda sua força esperando que ela atinja a rede.


A bola desenvolve uma trajetória, e está sujeita às forças aerodinâmicas causadas pela pressão e viscosidade do meio, como a força de arrasto e a força de sustentação. Por isso a bola utilizada no futebol não pode ser lisa.

E quando a bola está parada? No fundo do gol? O que movimenta agora é a rede e escuta-se a galera gritando: meennnngoooo, meeengoooo...

Foi nesse momento em que a bola retornou ao repouso, já que antes estava com velocidade, mas esta sendo diminuída aos poucos pelo atrito. O que gerou o movimento na bola? A ação de alguma força, pois seguindo orientações da Inércia, sozinha ela ainda estaria no meio do campo.

Agora quando os alunos te questionarem sobre futebol, diga-lhes que há mais condições para o jogo, do que somente a contratação do Ronaldo fenômeno rsrsrs


IMAGEM EXTRAÍDA DO SITE SEMIPRONTA.

5 comentários:

  1. Gostaria de informar que indiquei vocês ao Prêmio Comprometidos 2009, que premia os blogs que têm comprometimento com a democracia e direitos sociais, no nosso caso, ambientais.
    Passe em http://essetalmeioambiente.wordpress.com/2009/07/29/e-esse-tal-meio-ambiente-e-agraciado-com-premio-internacional-comprometidos-2009/ e veja como proceder.

    Parabéns, abraços!

    ResponderExcluir
  2. adorei este assunto ainda mas colocando o meu timao em campo e tbem é um assunto que abrange as leis de Newton os alunos vao adorar parabéns.bjos

    ResponderExcluir
  3. Ola Galera "Biosfera" até que fim estou conseguindo deixar uma msg aqui, ufaaa! Não sei se vcs estavam com algum problema na página, mas dava um erro que inviabilizava a postagem.

    Saudações Japienses e obrigada pela visita, estão convidadíssimos a compartilhar sempre que quiserem e puderem os Ecos do Japi!

    Parabéns pela aula de física no post e tb pela certeira constatação: só a contratação do mito Ronaldo não dá condições de jogo! risos

    Imaginem minha felicidade, sou palmeirense e ganhar do corinthias de Ronaldo é pura emoção!!!Fazer o que...tv de domingo, somente para assistir o time de coração, depois podemos desligar para não desperdiçar energia.

    Ecoabraços

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Vim retribuir a visita. Gostei tanto do blog que indiquei-o nos meus links.
    É bom conhecer pessoas comprometidas com a educação.
    Parabéns!
    Deus Abençoe!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails