quinta-feira, 9 de julho de 2009

A clonagem do bebê gelo



A National Geographic de maio de 2009, descreve a descoberta de um bebê elefante fóssil do gênero Mammuthus encontrado por um pastor de renas e seus filhos na Península Yamal no noroeste da Sibéria. A princípio um grande achado científico, talvez para o conhecimento da trajetória desses seres na terra ou ainda, um olhar para a história da humanidade. O fato é que, a mente inquieta do ser humano quer respostas, e neste caso, cientistas discutem as possibilidades de clonar o mamute nomeado de Lyuba (nome da esposa do pastor que a encontrou)

CLONAR PARA?... RESPONDA se você puder...

Qual seria a reflexão adequada sobre nossa caminhada científica, os objetivos que levam cientistas a empenharem-se em uma pesquisa para clonar animais extintos? Penso que investimentos tão elevados devem ter um motivo consistente e com devolutivas benéficas àqueles que financiam as pesquisas, no mínimo aos cidadãos que pagam seus impostos. Nesta linha de raciocínio não encontrei resposta que sustentasse tamanho empenho... Você pode compartilhar sua visão no Blog? O confronto de idéias nos fará crescer na visão biológica, pois os objetivos apresentados, pelo menos nesta reportagem, não possibilitou-me um convencimento da necessidade da referida pesquisa.

Vamos a um fragmento do texto...

“A Clonagem resultaria em um único animal, que iria viver sozinho em um zoológico ou laboratório e não em habitat original, que já não existe mais. Ou seja, estaríamos criando uma “atração de circo”. Tom Gilbert, uma autoridade em DNA antigo da Universidade de Copenhague, admite que, como estudioso desses animais, ele seria o primeiro a querer vê-los correndo dentro de um cercado. Mas Gilbert questiona tanto a utilidade como a conveniência de se clonar espécimes extintas.”

Bem se ele que se dedica á pesquisa tem dúvidas imagina eu que penso que há um propósito de Deus para toda a existência...

O intrigante é que a mesma revista em outra reportagem DESTACA: Elefantes invadem plantação na Malásia. Incursões são mais comuns com o avanço das lavouras sobre a floresta. Cientistas pesquisam maneiras para espantar os animais das lavouras, mas advertem que as técnicas para afugentar os animais não são eficazes, pois os elefantes são inteligentes e acabam achando outra saída.
Logo...se não estamos administrando os problemas das espécies já existentes por conta de um desequilíbrio ambiental notório até mesmo aos que ignoram as questões ambientais, como é que vamos dar conta de espécies que se perderam no passado?

Eclesiaste 3:11,14
11Tudo fez(Deus)formoso em seu tempo,... sem que o homem possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim...
14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar e nada se lhe deve tirar e isto faz Deus para que haja temor diante dele...

Qual o sentido de se clonar espécies extintas?

___________________
Bióloga Vaneide Araújo

3 comentários:

  1. Concordo. Existem poucas razões verdadeiramente cientificas (que fogem do ego dos cientistas) que justifique a clonagem do bebê mamute.
    Porém acho que a justifica ética é mais cabível que a religiosa.. minha opinão.

    ResponderExcluir
  2. Cara, vc nao pode usar religião pra explicar um ato científico, essa citação bíblica no final cagou com o post...

    ResponderExcluir
  3. Discordo, com a clonagem deste mamute seria analisar como esta especie agia em seu habitat e posteriormente tratar dos processos evolutivos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails