quarta-feira, 1 de julho de 2009

Circus



Ouvindo uma criancinha relatar ao seu pai todo entusiasmado e eufórico sobre sua visita no circo, pensei o quão de científico existe naquele mundo mágico?!.
Quais seriam as forças que agem no mundo circense? Será a alegria do palhaço que move a platéia? Eu confesso, tenho receio de palhaços hehehe. Mas tenho um certo fascínio pelas apresentações do Cirque Du soleil.
Mas e as motos velozes no Globo da Morte? Relembrando... Foram as motos naquela espécie de gaiola de ferro que mais impressionaram a pequena criança. É muito vivo em minha memória o diálogo dele com o pai:
_ Como as motos ficam de ponta cabeça e não caem?
_ Olha filho, elas passam muito rápido, nem dá tempo!
A ação de forças, era a resposta adequada. Que forças seriam essas? Vamos enumerá-las:
1- Força Centrífuga que atua para fora do Globo da Morte;
2- Força Peso na mesma direção da Gravidade ;
3- Força Normal que atua diretamente nos pneus das motos.



Ah ta, mas... é só isso? Três forças atuando na moto e no motociclista? Não, devemos lembrar que a velocidade deve ser constante.
O que a criança não percebeu é que além do show das motos a Física também é aplicada em outros shows no circo, como nos malabares.
Nos malabaristas a força atuante é a da gravidade. Sem ela, fazer malabarismo seria impossível, já que o malabarista não conseguiria fixar-se no solo, muito menos resgatar os objetos lançados.

O que podemos nos atentar enquanto espectadores é no grau de dificuldade que os malabaristas enfrentam quando escolhem ou diferenciam os objetos lançados. Por exemplo, clavas e argolas. Essas duas peças possuem formatos diferentes, valores de massa diferentes e ... centros de gravidade diferentes. Centro da gravidade é o ponto onde o objeto irá girar, pois é nele que a massa do objeto está distribuída. A altura dos lançamentos é outra dificuldade dos malabaristas, já que a força da aceleração (que atuará na subida e na descida do objeto) busca fazer com que o objeto caia. Ou seja, lançamentos baixos são mais rápidos, mas também mais precisos, ao passo que lançamentos mais longos oferecem um tempo maior para o malabarista, mas sacrificam a precisão.




Você já havia pensado nisso? Já viu a Física presente em mais algum outro show no circo?
Na sala de aula é possível aplicações similares a essa discussão?
Comente com a gente!





Um comentário:

  1. É incrível como a física comanda tudo no universo... ou pelo menos quase tudo, são as forças misteriosas do universo, que não podem ser calculadas, medidas ou inferidas.. e que ainda nos levam a ter certa "Fé", crer naquilo que não vemos.. mas que podemos sentir

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails