Você vai necessitar de apenas um relógio.
Fique de frente para o sol e trace uma linha reta imaginária entre seu o corpo e a direção do sol.
Imagine os ponteiros de um relógio e seu corpo como sendo a posição das seis horas e o sol doze horas.
Olhe no relógio de ponteiros a hora atual (exemplo: o relógio marca 4 h - a tarde).
Agora encontre o ponto médio entre o horário atual (neste exemplo 4 horas) e a posição do sol, que marca 12 horas.
Este ponto médio é o Norte.
Vire-se de frente para o Norte e eleve o braço direito estendido a 90° graus na lateral do corpo. Pronto, a direção para onde seu braço direito está apontado é o Leste.
Você pode utilizar este método quando for trabalhar conteúdos relacionados aos pontos cardeais.
No Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS no componente curricular de Geografia, este assunto pode ser trabalhado dentro do tema "O universo" no 1° bimestre.
Créditos das imagens para: Davi O. Santos
Créditos da atividade para: José Ricardo M. da Silva
Créditos das imagens para: Davi O. Santos
Créditos da atividade para: José Ricardo M. da Silva
Adorei!
ResponderExcluirNão conhecia esse método e usarei em minhas aulas.
Obrigada pela dica!
Camila
biomomento.blogspot.com
Muito legal!! Um grande abraço, :)
ResponderExcluirVocê poderia fazer um video?É que eu não consegui entender bem.
ResponderExcluirOlá!! Muito boa a idéia dos pontos cardeais.Parabéns!!! Gostaria de uma sugestão sobre um método dinâminco para passar aos alunos do 6 e 7º ano sobre a Legislação Ambiental do Mato Grosso do Sul. Um abraço. Maribel
ResponderExcluir