Existem muitas discussões acerca da polêmica de uma possível proibição da distribuição gratuita das sacolas plásticas pelos supermercados do Mato Grosso do Sul.
Não é o momento neste post, de apontar os aspectos positivos ou negativos da utilização e de seu impacto sobre o ambiente, já que isto está mais que discutido nas mídias. Clique aqui e leia mais sobre o assunto.
A questão é que muitas pessoas são contra devido a radicalização em proibir a utilização.
O que acontece é que, como na maioria dos casos, esperou-se a problemática alcançar um extremo, para que se fizesse algo a respeito.
Acredito que a proibição não é a melhor decisão, já que existem muitos exemplos de coisas proibidas que são desrespeitadas nesta sociedade.
Existem alternativas anteriores a proibição, que não tenham sido aplicadas efetivamente:
- investimento em campanhas educativas para a diminuição do consumo insustentável;
- investimentos em cooperativas de reciclagem;
- modificação dos caminhões de lixo que hoje estão praparados para receber as sacolas com nossos dejetos para caminhões em que substituem as lixeiras das casas cheias por lixeiras vazias, como é em alguns países da Europa.
#Valeapena: Promover um júri simulado na sala de aula, onde a sacola plástica é réu, assim você pode provocar a reflexão com seus estudantes... Veja aqui como funciona a dinâmica do júri simulado..
Fonte da imagem 1: Ética natural
Fonte da imagem 2: Juliana Cassab
Esse assunto ainda vai gerar muita discussão. Excelente blog, parabéns!
ResponderExcluirTenho um post no meu blog sobre os plásticos oxibiodegradáveis, que podem ser uma alternativa. Dá uma olhada! http://inovacaoemmateriais.blogspot.com/2009/12/discussao-respeito-dos-plasticos-oxi.html
Abraços!!!
Pior de tudo são grandes empresas como McDonald's darem 2 lenços de papel em uma sacola plástica. Verdadeiro absurdo isso. Por que não entregar o lenço sem o plástico de uma vez?
ResponderExcluirOlá meninos, então eu já tinha levantado essa questão a uns dias atrás e percebi que a maior preocupação dos consumidores é que agora terão que comprar sacos de lixo, já que antes usavam as sacolas plásticas, o problema fica no valor elevado desses produtos principalmente em se tratando do biodegradável. Como sugeri, as empresas fornecedoras precisam se comprometer com a causa ecológica e diminiur os preços.
ResponderExcluirBeijooo,
Val
www.twitter.com/andoECOando