terça-feira, 15 de setembro de 2009

CSI: Miami e Cold Case no Ensino de Ciências

Tanto a tecnologia quanto a ciência estão constantemente em mudanças, novos conceitos, técnicas reformuladas e métodos novos são introduzidos nas mídias. Pensando nisso é necessário apresentar o conteúdo "Hipóteses, teorias e leis científicas" de maneira a facilitar o entendimento, mas que seja científico, para que os estudantes compreendam a necessidade e importância do tema.

Muitas vezes, o tema fica confuso, difícil e até mesmo chato para os alunos, já que não vivenciam todas as etapas do processo e até se questionam: Mas como os pensadores, cientistas e teóricos chegaram a tais conclusões?

Nesse sentido Pimentel (2006), afirma que a ciência não é um processo mágico e inacessível, pessoas com o mínimo de formação básica podem compreender muitos fenômenos cotidianos. Mas segundo o autor, para que isso ocorra, se faz necessário instigar a curiosidade e o senso de observação.

Gosto muito de seriados que retratam a Biologia Forense. Há muitos deles espalhados pelas TV aberta e paga. Com eles podemos retratar o conteúdo, já que os estudantes provavelmente assistem, ou já ouviram falar. Os episódios demonstram a investigação, a perspicácia e inteligência dos cientístas que trabalham contra o crime.

A utilização desses vídeos na sala de aula pode ser confirmada pelos autores, Yamazaky e Yamazaky (2006): o ensino através de Metodologias Alternativas é mais uma ação que complementa a prática cotidiana de professores do que um abandono de práticas anteriores. Os autores afirmam ainda, que o ensino através de brincadeiras, jogos, desafios etc., parecem provocar aprendizagem de forma mais eficiente, no sentido de que os estudantes, além de mostrarem-se dinâmicos quando em meio ao processo, mostram-se também dispostos a continuar a aprendizagem mesmo que em outros contextos, algumas vezes motivados a discutirem sobre assuntos referentes às ciências em lugares como restaurantes, bares, praças, algumas vezes prosseguindo os estudos em cursos mais avançados.

Além da utilização das mídias (vídeo - TV e Internet) para apresentação do conteúdo e exemplificação podemos também utilizá-los como atividade, solicitando aos alunos que em grupos promovam o seu próprio vídeo, nele os alunos/personagens desenvolveriam todas as etapas de uma investigação, problematização, argumentação e conclusão de suas hipóteses.


#FicaDica:
WebArtigos - Utilização dos seriados no Ensino de Ciências
CSI: NY - Episódio demonstrando utilização de técnicas forenses e biológicas
Cold Case - Black - Episódio que demonstra perspicácia e inteligência para descobrir crimes e mortes antigas

Imagens: AmoSeriados

Um comentário:

  1. Oi amigos
    recebi um selo e quero compartilha-lo com vocês, passa lá no blog para pega-lo.
    Cleisson
    http://planetadobem.blogspot.com/2009/09/selo-amizade-internauta.html

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails