sexta-feira, 4 de setembro de 2009

De cientista e louco...todo mundo tem um pouco!

Se você pedir à crianças que desenhem um cientista, provavelmente a figura deste será: homem, de jaleco branco, de óculos, aparência de maluco, cabelos desalinhados e realizando experiências com explosões em laboratórios muito "doido". Mas será que somente crianças elaboram mentalmente esse perfil para um cientista? Faça o teste com um adulto.


Por que o cientista é visto com esse rótulo? Além da aparência como foi falada acima, o cientista geralmente é tido como uma pessoa que não tem vida social. Algúem que vive para o estudo, que não gosta de sair, de baladas, de viajar, de namorar...


Observem a imagem abaixo sobre a anatomia do cientista. Ser cientista, é necessariamente ser assim?

Clique aqui para visualizar

Observamos muito a imagem do cientista relacionada à imagem de Einstein. Sabemos que ele é o cientista mais POP da história, e como era ele no seu cotidiano? Será que seu estilo de vida condiz com a imagem que temos dele? Se você usar uma ferramenta de pesquisa, como o google e digitar a palavra cientista, provavelmente a maioria das imagens da busca será a de Einstein.


O seriado Mundo de Beackman, é considerado um dos seriados mais interessantes para aprender ciências. Com um linguajar atrativo e experiências dinâmicas o programa agrada. No Brasil temos uma versão (não propriamente um versão, mas segue o mesmo estilo) o Ciência em Show. Ambos usam da atratividade para ensinar ciência (ensinar?).


Pesquisando na internet encontrei uma notícia relacionada ao assunto deste post: 1º Evento Ciência em Show em Belém.

" O objetivo do “CIÊNCIA EM SHOW” é o de popularizar as ciências, sem necessidade de apresentar uma estrutura de ensino tradicional, potencializando a motivação, o interesse e participação dos alunos quanto aos fenômenos que os rodeiam diariamente, por isso é considerado perante pesquisadores uma importante ferramenta pedagógica.
O Show procura tratar de um espírito investigativo de modo que desperte interesse nos alunos em testar, participar, seja na sala de aula ou no seu cotidiano. Isso é essencial no atual contexto cultural, marcado por novidades e transformações."

Na literatura infantil o cientista também é retratado a partir de um rótulo, observe abaixo.
E nos filmes e animações ? Como é retratada a imagem do cientista?

Reflexão: Quais estratégias podemos usar em sala de aula para desmistificar a figura do cientista? É importante para a ciência essa desmistificação? De cientista e louco, todo mundo tem um pouco? Se você tivesse que retratar o cientista, como você o descreveria? Conhece cientistas aqui do nosso Estado ou mesmo de sua cidade?


Imagem extraída do Uôleo

4 comentários:

  1. Acho ótimo... Seu banner já está lá.... quando add o meu me avise?

    Abrço... Será uma parceria de muito sucesso...

    ResponderExcluir
  2. São imagens,estereótipos que ficam !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma dúvida sim, Cientistas usam franjinha????

    SUCESSO PARA VOCES VIU!!!!!!!!!!!

    CINCO SAO OS DEDOS DA MAO, CINCO SAO OS DEDOS DO PÉ, CINCO SÃO OS BIOLOGOS DESSE BLOG QUE MORAM NO MEU CORAÇÃO!!!

    Qualquer semelhança é mera coincidência!

    ResponderExcluir
  4. Post muito bom, o blog tá show! adicionei vocês nos meus links, sempre que puder dá uma passada lá...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails