Estocolmo (Suécia) que já foi palco da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e procurou definir princípios comuns que orientassem as populações quanto a preservação e melhoria do meio ambiente, agora destaca-se com as inovações implantadas no trânsito.
A prefeitura implantou, de maneira experimental, no ano de 2006 , o pedágio urbano, que em 2007 foi aprovado por meio de referendo. Os objetivos eram: a redução do tráfego e melhoria da qualidade do ar.
A cidade também taxou os carros que vão ao centro entre 6h30 e 18h29. O controle é feito por um transmissor acoplado nos carros que emite um sinal quando passa debaixo dos 23 arcos metálicos com sensores a laser e câmeras de vídeo instalados nas vias que levam ao centro. O valor pode oscilar de acordo com o horário (até 10 euros pela manhã e entre 2 e 15 euros à tarde). Os pedágios mais caros são cobrados durante o pico de trânsito, entre 7h30 e 8h29 horas e entre 16h e 17h29.
A maioria dos motoristas escolhe pagar por débito eletrônico. A taxa pode ser recolhida também pelo portal do órgão da concessionária, usando um cartão de crédito ou débito, nos bancos convencionais, pela internet, ou em lojas conveniadas.
A mudança que tem 55% de aprovação dos motoristas e estimulou os usuários a substituir o carro pelo transporte público. Houve redução de 50% dos congestionamentos em 2006. Atualmente, 20% dos carros não circulam mais pelo centro e as emissões de poluentes caíram 14%.
#FicaDica
O Brasil conseguiria implantar essa medida?
Talvez seja necessário superar:
a) a violência
b) a falta de ética
c) a ausência de cidadania
d) a pobreza
Fonte de Imagem: SOS Rios do Brasil
Nossa! Volta Redonda, cidade onde moro no interior do RJ, precisa urgente de umas decisões assim. O trânsito está cvada vez mais isuportável, é praticamente dois carros para cada 4 pessoas.
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