quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Os sem florestas!


Em uma conversa no trabalho surgiu o assunto Parque dos Poderes. Lembramos com tristeza de como era o Parque há alguns anos e como está hoje. Olhando nesta foto de 2003 e vendo o Parque atualmente percebemos claramente a diferença.
Nós que trabalhamos lá estamos acostumados a ver uma família inteira de quati atravessando a rua, ou observar um tamanduá-bandeira entre uma secretaria e outra...macacos, araras...que beleza!
Mas nem tudo é tão bonito. Infelizmente os mesmos quatis que atravessam as ruas vão até nossas salas e as pessoas os alimentam com pães, restos de comidas...não imaginam que estão agindo errado (?). Muitos são atropelados ao cruzar a reserva...mesmo existindo a sinalização de máximo de velocidade 60km/h.
Podemos aqui parar para analisar as situações. Primeiro: o que leva os animais a procurarem comida, se tem uma reserva no parque? O que leva as pessoas os alimentarem com fandangos, pão e demais comidas que não fazem parte da alimentação natural desses animais? Segundo: se existe sinalização, por que ela não é respeitada?

Reflita!

A conversa me fez lembrar de um filme que meu filho gosta muito: Os sem florestas!!!

Na sinopse do filme percebemos a relação dele com a situação encontrada no Parque dos Poderes: "De forma simples e engraçada o filme demonstra a maneira como todo um ecossistema é abalado quando há interferência humana. Situações como desmatamento, violência contra os animais e aspectos como consumismo exarcebado são abordados de maneira inteligente, com um humor que se molda para atingir todas as idades. É puxando a orelha dos adultos e ensinando às crianças que os pequenos sem-florestas ensinam ciências."

Fazendo uma comparação percebemos que as atitudes das pessoas em relação ao ambiente refletem o modo das pessoas "se perceberem no ambiente", ou seja, enquanto o ambiente continuar exteriorizado ao meu "eu", continuaremos a tirar fotos, nos emocionando ao vermos animais cruzando estradas e só!!

Quando me referi ao parque não ser o mesmo de anos atrás, estava também falando sobre as muitas contruções que têm sido levantadas ultimante na região. Essa situação mais um vez é retratada no filme, como podemos ler numa análise do uso educacional do mesmo feita pelo Planeta Educação: "A partir desse encontro muito provável nos dias em que vivemos (tendo em vista a grande expansão do mercado imobiliário em sua busca incessante por novas áreas agregáveis aos seus interesses financeiros), se estabelece uma relação interessantíssima entre os bichos da floresta e a nova realidade que os cerca."

Perceberam a relação?

Então fica aqui a pergunta: Como nós professores de Ciências e Biologia podemos utilizar este filme em sala de aula? Um filme de animação pode trazer discussões de mudanças de hábitos e análise crítica da sociedade?

Navegando pela net encontrei algumas sugestões de atividades usando este filme:

- Aprender ecologia com desenho animado;

- Aula de cinema;

Além dessas atividades também encontrei um artigo sobre "A contribuição de filmes infantis na Educação Ambiental: interpretação ecológica e culural do filme Os sem florestas e sua aplicabilidade nas salas de aula."


Podemos afirmar ainda: Sem floresta não há clima!!!

E mais uma pergunta: e nós (você) também é um sem floresta?????????

Créditos da imagem.

Um comentário:

  1. Legal!!
    Parabéns pelo blog, criativo e educativo, que está cada vez melhor.
    Eu gosto cada vez mais dele.
    Cleisson

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