sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sedução da Imagem

Nossa rotina nos faz selecionar o que vemos para não desperdiçar nosso tempo. Geralmente, menosprezamos 0 que consideramos de pouco valor, para que assim realizemos as atividades diárias... Porém, com o olhar já seletivo, perdemos os detalhes e as riquezas existentes no que está próximo.

Acreditando nisso, sugerimos um exercício para saber se nossos leitores estão ou não com os olhares seduzidos.

Situação-problema

Local: Trabalho
Horário: 8h
Problema: Você entra atrasado na sala em que trabalha, seu chefe já está lá. Decide então dizer um Bom Dia, arrasta a cadeira e senta, ao virar-se para a direita, percebe um objeto novo em cima da mesa. O objeto em questão é o da imagem.
Então você diz... (??)

Termine nossa história!!

#FicaDica


"Desse modo, faz-se necessário auxiliar o professor no processo de compreensão da leitura audiovisual, pois, se as imagens forem adequadamente utilizadas no âmbito da educação ambiental, poderão servir como instrumento eficaz para início de uma relfexão sobre os problemas socieais e ambientais globais e não fragmentados, cabendo ao professor o desafio de estimular os níveis de consciência de seus alunos (Chauí, 1996)." Extraído do artigo "A seducação da imagem - um processo de sensibilização na educação ambiental sob o prisma da pesquisação" por Francisco González.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Salve o Parque dos Poderes!

Quem conhece Campo Grande, não pode deixar de conhecer o Parque dos Poderes... Antes que se transforme em somente Poderes.

Antes de 1983 toda esta área de aproximadamente 285 hectares, era de Cerrado preservado ... Atualmente a área efetivamente protegida é a área do Parque Estadual do Prosa que possui apenas 131 hectares.

O que vemos nos notíciário sobre a região as vezes nos surpreende. São notícias que comprovam que a área funciona como um refúgio da vida silvestre e outras que demonstram que o refúgio está ameaçado.
Todos somos cientes das consequências do desmatamento, não é por acaso que cada vez mais aparecem animais silvestres na região urbana de Campo Grande.

Os hábitats estão sendo destruídos sem critério algum.

Salvem o Parque dos Poderes, salvem vidas, denunciem o descaso.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Links da Semana


CURIOSIDADES
Os 10 animais mais ameaçados de extinção
Norteamericanos reciclam celular para ajudar Haiti
Cara ou coroa não depende de sorte
Jibóia de 2 metros atrai atenção no Parque dos Poderes


CHARGES
Lei Antifumo
Resolvendo as enchentes de SP
Deus e Darwin
Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente

IMAGEM
Paisagens de outro mundo
Ativistas pedem proteção para o tigre de Sumatra


INTERESSANTES
Temas jurídicos para blogs

Problemas matemáticos sem problemas
As 10 maiores descoberta da medicina
Cérebro só consegue adminstrar 150 amigos em redes sociais, diz estudo
Entenda o ciclo de carbono


POLÊMICOS
As pulseiras do sexo - a nova salada mista?
Homem morre após assistir Avatar em 3D
Marinha russa denuncia que os EUA criaram o terremoto do Haiti


SITES/BLOGS
Programa Território Nacional
Vida Natural e Equilíbrio

BANNER

Um site interessante para baixar séries, como CSI, Estética e outras que poderão ser utilizadas em sala de aula
Up.tl

TECNOLOGIA
ICQ renasce na era das rede sociais
Um blog interessante para ler


TWITTER
Caio Fernandes
Interney - Edney Soyza
Doe um livro
Vida Natural

SUSTENTABILIDADE
Travesseiros 100% reciclável
Casas construídos com plástico reciclado
Para WWF tigres estão perto da extinção

VÍDEOS
A arte de reciclar
Os 10 vídeos de bichos que viraram hits no You Tube
Coleta Seletiva - Matéria do Programa Globo Repórter
Piscina garrafa PET

Fonte da imagem: Campo Grande News

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Minimizando os impactos ambientais das garrafas PET!

Na década de 70, em busca da praticidade, por ser leve e barata, além de não necessitar de manutenção, surgiram as Garrafas PET, sigla que resume a palavra polietileno tereftalato, sua composição.

As PETs substituiram as garrafas de vidro que são mais pesadas e possuem custo alto de manutenção, porém, as indústrias não se preocuparam com o recolhimento, reutilização ou a destinação da embalagem no seu pós consumo.

No Brasil foram produzidas em 2008, cerca de 462.000 toneladas de embalagens PET (próximo a 3 bilhões de embalagens), sendo que somente 253.000 toneladas foram recicladas (aproximadamente 54,8% do produzido). Fonte: CEMPRE

De acordo com os dados acima, pode-se imaginar o tamanho do problema ambiental em que se transformou. Abarrota os lixões, a cola de seu rótulo contamina o ambiente, entopem bocas de lobos, boiam nos rios e mares degradando não só o ambiente terrestre como também o aquático.

Porém, nesta primeira semana ao retornarmos com as atividades, o grupo Biosfera, recebeu um e-mail da leitora Creuza Maria, que demosntra passo-a-passo a construção criativa de uma casa com garrafas PET e vidro.


Nesta metodologia, não é utilizado o tijolo, que é substituído pelas garrafas PET cheias com areia.


Aproveite esta idéia e incentive a criatividade em seus alunos, e mostre que quando se tem força de vontade, energia e carinho no que se faz, os planos podem sair do papel.

Bom retorno a tod@s!

Fonte da imagem 1: Doe Sucatas
Fonte das imagens 2, 3 e 4: Creuza Maria Santos (recebido por e-mail)


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dengue: mais que informação

Nem sempre basta conhecer os sintomas da doença, ou mesmo seus meios de prevenção, no caso da Dengue se faz necessário manter um contínuo debate a cerca da importância do ambiente limpo e preservado.

"De acordo com o Ministro da Saúde José Gomes Temporão, a dengue vai chegar na internet com tudo. No bom sentido. A campanha contra a dengue deve ganhar redes sociais, como Twitter e Orkut, para viralizar – sem trocadilho – os modos de combate e tratamento da doença. Além disso, notificações sobre novos casos e mortes deverão feitos pela web, em tempo real. Esse controle vai permitir ações mais rápidas do governo em caso de surto ou de surgimento de novos focos da doença."

#FicaDica

Conheça o especial do Estadão, lá existem as categorias: vetor, transmissão, prevenção, histórico, a doença e mapa da dengue. É interessante a leitura de todas as categorias, além de informação e conteúdo, o texto é didático.

Lembrando também, que o movimento contra a Dengue não é recente, a blogosfera em 2007 se reuniu para uma blogagem coletiva, como essa: Aquecimento Global e a Dengue e precisamos ser persistentes e permanentes no combate a essa doença.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Férias

Vocês devem ter sentido falta do blog (espero hehehe). O grupo está de férias e por isso não tivemos postagens recentes. Mas estamos voltando aos poucos ao batente e o blog voltará á toda (espero também).

E para iniciar a volta das postagens, coloco aqui pra você uma tirinha sobre as Férias.

Será que conseguimos nos desligar do trabalho e da biologia/ciências nas férias?Para visualizar a imagem em seu tamanho original, entra aqui no blog Contratempos Modernos.

Related Posts with Thumbnails