domingo, 27 de dezembro de 2009

Os 10 melhores perfis educacionais para seguir no twitter

O twitter popularizou e 'todo mundo' usa essa rede atualmente.

Mas e para nós professores quais são os perfis mais interessantes para seguir?

O Biosfera elaborou uma lista do 10 melhores. Na lista estão twitters que valem a pena acompanhar pelas twittadas interessantes na área da educação.

As principais informações do Ministério da Educação agora também poderão ser acompanhadas pelo twitter. A partir desta sexta-feira (7), as publicações do portal do MEC na internet, também poderão ser acessadas no novo espaço criado pelo ministério. A ferramenta trará as principais notícias e informações publicadas no Portal MEC, além de links para vídeos publicitários, institucionais, transmissões ao vivo da TV MEC e atualizações da Rede de Comunicadores da Educação.

O twitter é a primeira iniciativa do Ministério da Educação para levar ao grande público as principais novidades da pasta no ambiente de redes sociais da internet. A nova forma de comunicação se soma ao Portal MEC, reformulado em março deste ano, como mais uma opção em tempo real, para garantir a divulgação de ações da educação brasileira no ambiente virtual da internet.
"Gosto muito do twitter. Ao longo dos últimos meses fui aprendendo a usá-lo, sigo apenas quem 'fala' sobre os assuntos que me interessam, não usam o recurso como sala de bate-papo ou apenas para promover seus posts e blogs. Com isso, o Twitter virou uma ótima fonte de informações"
"O Portal Educação pretende consolidar-se como um porto de capacitação para os navegantes da internet. Para isso tem trabalhado para construir uma forte imagem de eficiência, confiabilidade e agilidade. Tem firmado parcerias com instituições renomadas e pretende em médio prazo atingir de forma mais abrangente os países de língua portuguesa.
MISSÃO:
"Contribuir, através da Educação a Distância, de forma ética e eficaz para o aprendizado com qualidade da pessoa humana."
07 (sete) anos desvendando as farsas da Web.
Twitter do blog Vivo Verde que é destinado a todo e qualquer assunto de termos “ambientais”, seja ele voltado ao solo, mineração, vegetação, saneamento, hidrologia, geoprocessamento, meteorologia e mudanças climáticas, resíduos Sólidos, poluição, desmatamento dentre outros.
Twitter da famosa revista brasileira de curiosidades culturais e científicas. Show de bola!
Planos de aula, reportagens sobre ensino e aprendizagem, vídeos, animações e o que há de melhor e mais atual na Educação Básica.
Divulga informações, novidades e notícias do Portal do Professor.
Ideias, dicas e notícias sobre meio ambiente, responsabilidade social, negócios sustentáveis, educação, cidadania, entre outros temas.
REBIA - Rede Brasielira de Informação Ambiental

Fonte da Imagem: Twitcast

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal e um ótimo 2010



O motivo principal do Espírito natalino é a comemoração do nascimento de Jesus, o então aniversariante, e não esta loucura consumista e mentirosa que vem definindo os nossos natais. Comprar presentes caros e endividar-se não é a vontade daquele que nasceu para trazer paz. É importante lembrar que os reis magos que presentearam Jesus, motivo pelo qual presenteamos hoje, trouxeram as riquezas de seus reinos: mirra, ouro e incenso. E nós? O que estamos levando de presente a Jesus? Qual é o melhor que tem no nosso reino? Se presenteamos nossos familiares queridos, como é o que temos dado a eles?


Discute-se muito sobre o consumismo hoje, principalmente no meio educacional, no tocante às questões ambientais. Vivemos uma luta, isso mesmo, uma luta pessoal, para obtermos, conquistarmos, comprarmos...Que delícia!! e as promoções que nos fazem adquirir coisas que muitas vezes não precisamos. As propagandas nos incentivam a presentear até o cachorro da vizinha e aí vai... os equívocos e assim o ambiente se enche de coisas, de costumes que nos tiram do foco de qualidade de vida. E o sentido do Natal passa longe da verdade, embrulhado na imagem de árvores, bolas, papai noel e gastos. Precisamos encontrar nossa identidade de existência, e entender que há um criador de todo o Universo que criou o equilíbrio perfeito no ambiente. E que criou regras para que vivêssemos a paz e ainda, enviou aquele que muito ensinou e deu a vida para que tivéssemos plenitude, Jesus, ah! O aniversariante mais importante nesta data. Difícil entender, não? E mais ainda, impossível entender, se não houver desejo de conhêce-lo. Por que? Jesus é educado e muito ético, ele diz: Eis que bato à porta, se abrires entrarei e cearei contigo. (Apocalipse 3.20).


Não basta entender o ambiente, precisamos conhecer quem o criou, como ele pensa e o que ele tem de planos para nós. Neste Natal, ABRA A PORTA PARA JESUS, e conheça os planos de Deus para você. Ah! Dar e receber presentes é maravilhoso em todas as épocas do ano. O Natal é mais uma oportunidade para sermos generosos e agradecidos, então aproveite e seja criativo, dando e rebendo presentes, fazendo do ato de presentear um momento de prazer e alegria.

Os Biosfera deseja a todos um Natal verdadeiramente alegre e um ano novo de muita paz e realizações, e claro continue conosco.

Fonte da Imagem: Do Natal aos Reis e Província Franciscana

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Mensagem aos pais e professores!

Neste final de 2009 resolvi deixar uma mensagem aos professores e também aos pais que acessam nosso blog!

Será que cumprimos nosso papel neste ano?

O que os pais esperam dos professores?

O que desejam a seus filhos?

E você, o que fará hoje?


Um ótimo final de ano a tod@s e que em 2010 todos estejamos com energia renovada para dar o nosso melhor aos nossos alunos e filhos!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Por que as pessoas fumam?

Antigamente era comum a propaganda do cigarro na mídia, os galãs de novela fumavam e as mocinhas também, era 'chique e glamuroso'. O que 'influencia' as pessoas fumarem atualmente? Os estudantes de sua escola fumam? O que levou estes jovens ao vício?

"Pesquisas, no Brasil, entre adolescentes mostram que os principais fatores que favorecem tabagismo entre os jovens são a curiosidade pelo produto, a imitação do comportamento do adulto, a necessidade de auto-afirmação e o encorajamento proporcionado pela propaganda. Noventa por cento dos fumantes iniciaram seu consumo antes dos 19 anos de idade, faixa em que o indivíduo ainda se encontra na fase de construção de sua personalidade" (Orientações Médicas)

"De acordo com os especialistas há três espécies de fumantes: O impenitente que fuma por prazer; o compulsivo que utiliza o cigarro para preencher lacunas de qualquer ordem; e o fumante-vítima que está consciente dos riscos do cigarro e se sente culpabilizado. Para a maioria dos fumantes, a associação tabaco/ bem-estar é sentida muito rapidamente e se torna um reflexo comportamental. A essa dependência psicológica, junta-se a necessidade fisiológica e o corpo sempre está reclamando a sua dose. Segundo pesquisas de instituições da saúde, as pessoas começam a fumar principalmente influenciadas pela publicidade, pelos pais, amigos e ídolos e que 90% dos fumantes iniciaram o hábito antes dos 21 anos de idade. Para os especialistas é inútil tentar abandonar o tabaco se não se tem realmente vontade e não se sabe o porquê." (Boa Saúde)


Saúde está contemplado no Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN como tema transversal e pode ser trabalhado em todas as áreas e disciplinas e não somente em Ciências/Biologia (apesar de ser mais comum nestas). Há tempos que as escolas abordam o Tabagismo como conteúdo ou em forma de projetos. Mas o jovem sensibiliza-se com o que é falado em sala de aula? Será que nossa forma de abordagem atinge o objetivo que é 'quem fumar, parar' e 'quem ainda não fuma, não experimentar'?



Reflexão: Qual a melhor forma de abordar o tema Tabagismo em sala de aula? As imagens mostradas aqui servem para chocar apenas ou são interessantes para a sensibilização sobre o uso do cigarro?

Fonte: Propagandeando (veja mais imagens neste blog)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Compostagem, uma alternativa para a gestão de resíduos

O que é compostagem?

É um sistema de reciclagem natural, que é fundamental para a proteção do meio ambiente, separação dos resíduos e excelente gerador de renda para o empreendedor atento.

O que é o composto?

É um adubo preparado com restos de vegetais e animais que pode ser aplicado ao solo para melhorar as suas qualidades, sem que haja uma contaminação do ambiente.


Quais as vantagens da compostagem?


  • É barata e fácil de fazer;
  • Reaproveita a matéria orgânica, que é descartada em lixões ou aterros;
  • Estimula a separação dos resíduos orgânicos dos sólidos (recicláveis);
  • Recicla os nutrientes contidos no solo;
  • Não vicia a terra como os adubos químicos;
  • Aumenta o número de microorganismos no solo;
  • Neutraliza várias toxinas e metais pesados;
  • Gera renda.


Quais as fases da compostagem?


Dependendo do grau de fermentação o composto apresenta as seguintes fases:

  1. Composto cru: aquele que está no início da decomposição, apresenta alta temperatura, cheiro forte, presença de moscas e insetos. Nesta fase é prejudicial às sementes e às raízes. Antes de utilizá-lo deve-se deixá-lo curtir amontoado, durante no mínimo 30 dias.
  2. Composto bioestabilizado: é o composto semi-curado, a temperatura fica abaixo de 60º, há uma redução na presença de moscas e outros insetos e do cheiro. Não causa danos às sementes e às raízes, mas ainda não é um perfeito condicionador do solo, pois os nutrientes não estão ainda totalmente disponíveis para serem incorporados ao solo.
  3. Composto humificado ou curado: é aquele que completou o processo de fermentação. É rico em nutrientes disponíveis, ou seja, em condições adequadas para serem incorporados ao solo.
O exemplo de Bonito - Mato Grosso do Sul

Foi realizada em Bonito (MS), uma reunião com os donos de hotéis e restaurantes do município sobre a importância da reutilização dos resíduos orgânicos produzidos nos estabelecimentos comerciais para produção de adubo orgânico.

O trabalho foi conduzido pelo engenheiro-agrônomo Caio Inácio, pesquisador da Embrapa Solos (RJ), que participa das atividades de compostagem com o engenheiro agrônomo Paulo Gimenes, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

De acordo com Gimenes, a intenção é mobilizar os empresários a participarem do projeto de compostagem. Atualmente sete estabelecimentos do gênero já tem seus resíduos orgânicos sólidos utilizados na unidade de compostagem do projeto. "Ainda estamos trabalhando em caráter experimental, mas a ideia é que todos participem do processo de reutilização dos resíduos e tomem parte do projeto", explica.

Para Caio Inácio, é importante que os empresários tenham consciência do papel deles no processo de reutilização dos restos de comidas. "A intenção é que as pessoas vejam na compostagem uma alternativa para a gestão de resíduos, o controle ambiental que a prática gera e os benefícios que o composto orgânico pode trazer ao meio ambiente e ao comércio, pois atenua a questão de odores e produção de chorume, e os participantes podem receber um selo 'verde' em seu estabelecimento comercial, proporcionando um marketing ecológico positivo para a empresa", conclui o pesquisador.

#FicaDica

Como seria a implantação dessa técnica em nossas escolas?

Técnica de Compostagem
Vídeo sobre Compostagem

Achou difícil implantar essa técnica em sua escola?

Veja a Compostagem com Minhocas, que já é praticada em algumas escolas.

Fonte da Imagem: Embrapa

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Conseguiremos substituir a natureza?


#Vale a pena: Para a mudança de atitude frente aos problemas ambientais é necessário um trabalho de sensibilização. Para isso nossa dica é utilizar esta imagem em sala de aula para provocar a reflexão nos estudantes.

Para fomentar a discussão você pode elaborar algumas questões!

  • Até quando a natureza suportará a pressão que exercemos sobre ela?
  • Conseguiremos desenvolver tecnologias capazes de susbstituir e nos fornecer todos benefícios da natureza?
  • Somente os recursos básicos, como a água e alimento são suficientes para permitir a continuidade da vida no Planeta?
  • Até quando a humanidade conseguirá viver no limite? Sem lazer, sem belas paisagens, etc?
Após a aula deixe aqui os comentários dos estudantes!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Links da Semana


CURIOSIDADES
Piadas curam mau humor
Absorventes ecológicos
Quer trabalhar no twitter?
Você já comeu turu?

CHARGES
Conectou!
Luanda

IMAGEM
Algumas das cadeiras mais estranhas do mundo
O firefox da vida real é o panda vermelho
Animais do Ártico
Animais estranhos desconhecidos pelo homem
Vai um cigarrinho aí?
Telas LCD interessantes
18 incríveis bisouros com face humana
Galos esquisitos

INTERESSANTES
As imagens mais virais de 2009
Exclusão torna LAN fundamental, diz IBGE
Google terá celular próprio em 2010 e venda será pela web
Golpes virtuais atingem 20% dos estudantes no Rio
Facebook w twitter influenciam compras de Natal, diz estudo
Mestres do photoshop


POLÊMICOS
O aquecimento global é um mito?
Estamos devorando o Planeta

SITES/BLOGS
Bio Blog da Loi

BANNER
Fottus

TECNOLOGIA
Twitter é rede de informação. E não rede social

Os blogs estão longe da profissionalização
O que é taxa de rejeição de um blog
Os 10 melhores sites do mundo
Facebook e twitter aceleram mudanças nas mídias
Os 18 melhores blogs que ensinam a blogar
Web na educação: Passado, presente e futuro

TWITTER
Fottus
Do Melhor
O Dia Hoje

SUSTENTABILIDADE
Mídia se une em manifesto contra o aquecimento global
O mundo quer um acordo pra valer
Mudança divertida é mais fácil
Anúncios criativos sobre o meio ambiente
Pequenos veículos, grandes negócios
Enchentes de SP

VÍDEOS
Cinco comerciais do Greenpeace
Home

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

10 dicas de Etiqueta Sustentável

Veja como é possível promover pequenos gestos que conduzirão a grandes mudanças se forem adotadas por todos.

1) Na hora de comprar um carro, faça um cálculo simples de qual o tamanho ideal para suas necessidades. Veículos maiores consomem e poluem mais. Modelos do tipo flex fuel etão adequados às normas de proteção ao meio ambiente. Lembre-se: prefira abastecer com etanol.

2) Os aparelhos que ficam dia e noite em modo stand by são mais uma nova invenção em nome do conforto. Só esqueceram de dizer que isso consome energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso e tenha certeza: o valor da sua conta de luz vai cair bastante.

3) Idéia Luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. O motivo é pra lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.

4) Muito luxo produz muito lixo. Pense antes de sair comprando tudo o que aparecer. Com essa atitude você faz a diferença, combatendo o desperdício, diminuindo a montanha de embalagens descartadas e, de quebra, espantando as dívidas.

5) Leve o campo para dentro de sua casa em plena cidade grande: cultive uma pequena horta em vasos ou mesmo num cantinho do quintal. Além da higiene mental, você colherá ervas, condimentos e hortaliças frescas diretamente da terra.

6) Um dos grandes problemas da poluição dos mananciais vem de um hábito difícil de mudar: jogar o óleo de fritura usado no encanamento. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Separe o óleo em garrafas PET para doá-lo a ONGs que fazem biodiesel e sabão com ele.

7) Desabilite seu screen saver cheio de efeitos especiais. O monitor ligado, mesmo com aquele descanso de tela bacana, é responsável por até 80% do consumo do computador. Configure sua máquina para o modo de economia de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente toda vez que você se ausentar.

8) Já reparou na quantidade de copos de plástico jogados no lixo no fim do expediente? Mude isso: traga de casa sua própria caneca ou uma garrafinha para água. Você ditará moda entre os colegas.

9) Se tiver chance, prefira um notebook. Ele consome menos energia que um computador de mesa.

10) Conscientize seus filhos dos problemas com o aquecimento global sem fazer terrorismo. A idéia não é deixá-los sem esperança, mas bem informados e dispostos a cuidar melhor do planeta que as gerações passadas.


Conheça todas as atitudes:

Manual de Etiqueta Sustentável (120 dicas)

Manual de Etiqueta Sustentável (50 dicas)


Imagem: Esferas de Fedora

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Em meados de Dezembro...

... que tal um jogo de 7 erros com a solidariedade?















O que é solidariedade?


Segundo o dicionário Aurélio, é um laço ou vínculo recíproco de pessoas ou coisas independentes; apoio a causa, princípio, etc., de outrem; sentido moral que vincula o indivíduo à vida, aos interesses dum grupo social, duma nação ou da humanidade.

As atividades solidárias fazem parte da cultura brasileira, fato este que vem amenizando algumas carências da parcela de menor - ou nenhum - poder aquisitivo da população, porém que reflete, também, uma característica notável no povo brasileiro: a solidariedade – capacidade de compartilhar dos sofrimentos de outras pessoas e, literalmente, colocar a mão no bolso para ajudá-las.


#FicaDica

Será que a população pobre dos países está direcionando o Planeta Terra? E para onde?

Todo o luxo das minorias não está refletindo o lixo que a maioria se utiliza para obter alimento?


Apesar do sofrimento e dos problemas as pessoas continuam cheias de esperança, tal qual demonstra a segunda figura.


Que erros você encontrou ao comparar as figuras?



Fonte da Imagem: Emefjoaopedro e Camiseteria

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ferramenta para o Ensino de Ciências: O Flanelógrafo

Criado para contar histórias, o flanelógrafo se tornou um instrumento que torna aulas de ciências mais dinâmicas.

De fácil confecção o flanelógrafo simula o planeta Terra e facilita a explicação de alguns assuntos: ciclos - como o da água, cadeia e teia alimentar, impactos ambientais, efeito estufa, etc.

Quanto mais criativo for o professor, mais fácil será a visualização e compreensão do aluno.

Para a confecção você vai precisar de:

  • Tecido feltro nas cores azul (para ser o céu) e marrom (para se o solo);
  • E.V.A. de cores variadas;
  • Velcro;
  • Linha de costura e agulha;
  • Canetinha para transparência nas cores variadas;
  • 2 cabos de vassoura.
Modo de fazer:

Corte o feltro azul do tamanho que desejar que seja o céu. Sugiro 50cm de comprimento por 1 metro de largura. Corte o feltro marrom do mesmo tamanho. Costure um lado de 1 m do tecido com o lado do mesmo tamanho do tecido da outra cor.
Nas laterais do tecido fixe os cabos de vassoura, que servirão para dar firmeza ao flanelógrafo na hora das explicações.
Com o E.V.A. colorido construa os elementos da aula a ser dada. Ex: animais (vertebrados e invertebrados variados), fungos, bactérias, árvores, setas, rios, nuvens, lençol freático, serra pilheira, casas, humanos, moléculas, etc.
Cole no verso dos elementos pedaços de velcro que terão função de aderir os elementos ao cenário neste caso o flanelógrafo.

Como utilizar:

Abra o flanelógrafo e deixe a imaginação fluir. Você pode pedir aos alunos que adicionem os elementos, fazendo perguntas. Pode também montar um cenário errado e pedir que encontrem o problema, por exemplo um ecossistema desequilibrado. Pode contar uma história e você mesmo montar o cenário, etc.

#Vale a pena: Confira outros modelos e outras dicas no blog Ensino de Ciências Naturais.

Você tem dicas como esta? Já utilizou o flanelógrafo? Então deixe seu recado!

Fonte da Foto: agrofloresta.net

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Qual rede social você mais utiliza em sua prática pedagógica?

A enquete que encerrou esta semana, levantava a seguinte questão:

Atualmente é quase impossível não associarmos tecnologia à educação, nesse sentido as redes sociais estão presentes cada vez mais no cotidiano das pessoas, inclusive nas escolas. E você proessor, qual rede social mais utiliza em sua prática pedagógica?


Observem os itens que estavam em votação e os resultados em porcentagem:

  • blog: 66%
  • social networking (orkut, facebook, etc): 04%
  • micro blogging (twitter, meme, etc): 00%
  • vídeos sites (you tube): 23%
  • grupos de discussão (comunidades virtuais, msn, e-mail, fóruns, chat, enquetes, etc): 09%
  • search engines (sites de buscas) como o google, bing, outros: 47%
  • wiki (páginas comunitárias que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso) como moodle, wikipedia, etc: 09%
  • podcast: 00%
  • social bookmarking (delicious por exemplo): 00%
  • photo sites (fotolog, flick, etc): 00%
  • B2S Social Networks (slide share, slideboom, etc): 00%
  • Lifecasting (Justin TV): 00%
  • Outros: 02%


"Mais de 5 milhões de estudantes brasileiros já pertencem a uma rede social na internet, como o Facebook ou o Twitter. A novidade é que, agora, parte deles começa a frequentar esses círculos virtuais estimulados pela própria escola – e com fins educativos". (Mídias Sociais)

"As possibilidades de interação, pesquisa e relacionamento proporcionadas pelas novas tecnologias e redes sociais disponíveis na Internet alteram o espaço dos métodos tradicionais de ensino. Há quem acredite que a geração atual já aprende a partir de uma nova linguagem que, por sua vez, depende da interação entre alunos e professores. Sem essa interação, o processo estaria seriamente comprometido." (Universia)

As alternativas mais votadas nesta enquete refletem que ainda usamos as redes mais tradicionais como a pesquisa em sites de buscas, uso de vídeos e blogs. O uso de blogs pelas escolas tem crescido muito, basta ver os indicados pelo Biosfera em nossa home. Apesar do crescimento dessas, ainda temos dificuldade em visualizar o orkut, twitter, facebook e outras redes em nossa prática pedagógica.

Segue alguns textos para leitura sobre o uso dessas redes na educação:
Fonte das Imagens: Mídias Sociais e Universia

Os problemas do trânsito têm solução

Estocolmo (Suécia) que já foi palco da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e procurou definir princípios comuns que orientassem as populações quanto a preservação e melhoria do meio ambiente, agora destaca-se com as inovações implantadas no trânsito.

A prefeitura implantou, de maneira experimental, no ano de 2006 , o pedágio urbano, que em 2007 foi aprovado por meio de referendo. Os objetivos eram: a redução do tráfego e melhoria da qualidade do ar.

A cidade também taxou os carros que vão ao centro entre 6h30 e 18h29. O controle é feito por um transmissor acoplado nos carros que emite um sinal quando passa debaixo dos 23 arcos metálicos com sensores a laser e câmeras de vídeo instalados nas vias que levam ao centro. O valor pode oscilar de acordo com o horário (até 10 euros pela manhã e entre 2 e 15 euros à tarde). Os pedágios mais caros são cobrados durante o pico de trânsito, entre 7h30 e 8h29 horas e entre 16h e 17h29.

A maioria dos motoristas escolhe pagar por débito eletrônico. A taxa pode ser recolhida também pelo portal do órgão da concessionária, usando um cartão de crédito ou débito, nos bancos convencionais, pela internet, ou em lojas conveniadas.

A mudança que tem 55% de aprovação dos motoristas e estimulou os usuários a substituir o carro pelo transporte público. Houve redução de 50% dos congestionamentos em 2006. Atualmente, 20% dos carros não circulam mais pelo centro e as emissões de poluentes caíram 14%.





#FicaDica

O Brasil conseguiria implantar essa medida?

Talvez seja necessário superar:
a) a violência
b) a falta de ética
c) a ausência de cidadania
d) a pobreza

Fonte de Imagem: SOS Rios do Brasil

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Os 10 mais sustentáveis



Reunimos aqui algumas instituições, empresas e marcas que já atuam de maneira sustentável:
  • Wal Mart: lojas Ecoeficientes, desde a construção até a decoração, as unidades foram pensadas como um ponto de venda que prima pelo consumo consciente e pelo respeito ao meio ambiente. Também pretende conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir o seu consumo, substituindo por sacolas retornáveis, como as disponíveis na rede.

  • Natura: desenvolve ações de educação ambiental e treinamento sobre a prática da responsabilidade ambiental para colaboradores, estimulando o debate; promove campanhas internas dirigidas a familiares de colaboradores e à comunidade do entorno imediato da empresa; e participa ou apóia projetos e programas de educação ambiental voltados para a sociedade em geral.

  • Banco Real: banco pioneiro no Brasil na adoção do talão de cheque em papel ecologicamente correto. Nossos extratos, boletos, faturas de cartão de crédito e relatórios de clientes empresariais também utilizam o mesmo papel. Os clientes ainda têm a opção de receber os extratos e faturas do cartão por e-mail, de modo a reduzir o uso do papel.

  • Fiat: as diretrizes e padrões legais de emissão de poluentes, estabelecidos pelo PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que é gerenciado pelo IBAMA, são seguidos à risca pela Fiat, utilizando modernas tecnologias de otimização de motores, diminuindo as emissões e tornando seus veículos ainda mais econômicos.

  • Faber-Castell: seus produtos são desenvolvidos a partir de matérias-primas ecologicamente corretas, algumas cultivadas por nós mesmos, e utilizando processos amigáveis ao meio ambiente.

  • O'Boticário: com o Programa Trainee em Meio Ambiente contribui para o desenvolvimento do setor conservacionista brasileiro, por meio da formação de profissionais que protagonizem soluções para a conservação da natureza.

  • Philips: A preocupação com a preservação do meio ambiente está diretamente ligada ao planejamento estratégico da Philips, em que produtos, processos e serviços são revistos, planejados e produzidos com esse objetivo. Desenvolver produtos que causem o menor impacto possível ao meio ambiente é a base de nosso princípio de negócio sustentável, seja pela diminuição de seu peso, menor uso de substâncias tóxicas, consumo de energia reduzido, reciclagem e descarte de embalagens, ou por acreditar que a prevenção ainda é a melhor solução.

  • Unilever: desenvolve projetos de parceria em diversas áreas para o manejo sustentável da água, envolvendo desde a preservação de rios e lagos, até a utilização da água de forma otimizada em suas linhas de produção e agricultura.

  • Coca-Cola: a empresa possui globalmente metas aspiracionais importantes, como neutralizar o consumo de água e atingir 100% de reciclagem de embalagens. Outra manifestação, já com o foco na recuperação, proteção e manutenção de bacias hidrográficas através da recomposição florestal de áreas próximas a rios e lagos, o Programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras é uma iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil que envolve a participação conjunta de vários setores da sociedade.

  • Gol: aderiu ao Grupo de Usuários de Combustível de Aviação Sustentável inicialmente, o grupo está trabalhando em dois projetos preliminares de pesquisa sobre sustentabilidade. O primeiro deles prevê a revisão extensiva sobre a sustentabilidade do cultivo do pinhão manso como alternativa para geração de combustível sustentável, o que inclui seu ciclo de vida, emissão de CO2 e o impacto socioeconômico para produtores de nações em desenvolvimento.
#FicaDica


É fato que a sustentabilidade está em alta, isso faz com que as empresas reflitam suas ações para atingir um novo público: os clientes preocupados com o ambiente.
  1. Mas essas empresas realizam atividades realmente sustentáveis?
  2. Estão mesmas preocupadas com o ambiente?
  3. Ou seria mais uma estratégia de marketing?

Outras empresas: 20 empresas sustentáveis - Guia Exame
Related Posts with Thumbnails