segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Links Da Semana


CURIOSIDADES

Resultado Desafio Mudanças Climáticas
Quem pesa mais 1kg de algodão ou 1kg de chumbo?
Enlatados mais bizarros
Obsessão pelo inútil
Fãs de Crepúsculo e Harry Potter promovem caçada em livraria em São Paulo


CHARGES
Diferença no ensinar Filho x Mãe
Imagem distorcida


IMAGEM
Esculturas com eletricidade


INTERESSANTES
Campanha Doe Livros
1ª edição de "A origem das espécies" vai a leilão
Superdotação
Aparelhos celulares causam alterações no cérebro
Crônica: a mãe e as embalagens pet


POLÊMICOS
SITES/BLOGS
Editora Moderna
Lista 10

Vírgula
Dias com árvores
Cotidiano de um cara feliz


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TECNOLOGIA
Como eram os 20 sites mais populares
Blogagem 24h
Orkut e a teoria dos seis graus de separação
Frases impactantes sobre tecnologia
Google Wave


TWITTER
ODarwin
Thales Azamor
Os 10 twitters que vale a pena seguir
Anselmo Lacerda


SUSTENTABILIDADE
Natal sustentável
Terra suporta cada vez menos o impacto ecológico do homem
TI Verde
Vive Verde pergunta

Cálculo da meta brasileira de corte de gases-estufa


VÍDEOS
Átomo: A ilusão da realidade
Urso Polar

Google Wave


sábado, 28 de novembro de 2009

O Fim do Mundo

Fui ao cinema ver "2012" - filme-catástrofe dirigido por Roland Emmerich (de "O dia depois de amanhã") - que mostra o fim da Terra. Sua estréia foi dia 13 de novembro. O filme se passa em 2012, embora pudesse acontecer em qualquer outro, já que os eventos mostrados não têm relação direta com o ano, que simplesmente é o momento em que a Terra começa a liberar terremotos e "cuspir" fogo.

Porém, o ano de 2012 é um gancho promocional enorme para o filme, já que vários meios já divulgaram que o calendário Maia prevê o fim do mundo no dia 21 de dezembro de 2012. A civilização Maia tem vários calendários, e acreditam que neste dia o mundo entrará em um novo ciclo- como o ano novo tradicional o que não representa o fim do mundo como ele existe.

Mesmo assim, a fama do ano como o "fim do mundo" levou à publicação de vários livros de autores pintando um cenário catastrófico para o ano.

Enquanto estes autores desenham o cenário do dia do juízo final, outros enxergam o ano como uma nova era de harmonia global.

O físico Marcelo Gleiser analisa o filme "2012" sob a ótica da física. Ele trata a obra apenas como cinema e ironiza o roteiro. "Neutrinos sofrendo mutações? Feito bactérias? Darwin virou astrofísico? Neutrinos não sofrem mutações. Cientificamente, o cenário de 2012 não faz o menor sentido", escreve Gleiser.

Mas, como é um filme e não um documentário, não deveríamos esperar uma ciência precisa.

Outras teorias:

2012 é cinema e não ciência
2012 - site oficial
Cenários possíveis para o fim do mundo

Fonte da Imagem: Site do Mau

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Modismo, sensacionalismo ou verdade?

Circula no twitter, via twitpic, uma reportagem sobre as a nova onda entre os adolescentes: as Pulseiras do Sexo.

Você leu ou conhece algo a respeito disso? Com certeza os estudantes sim.

Os comentários e opiniões sobre o assunto, no próprio twitter e em alguns blogs são diversos. Algumas pessoas dizem ser apenas 'sensacionalismo' da mídia, outras que no Brasil essa 'moda' ainda não chegou, muitos se preocupam com a veracidade dos fatos e acham que nós professores devemos ficar 'atentos' e mais ainda que os pais precisam ser informados.

É fundamental, termos uma visão crítica daquilo que lemos. Na internet isso não deve ser diferente. Ao me deparar com a reportagem citada no início do post, achei interessante pesquisar o que está sendo veinculado sobre o assunto. Veja alguns exemplos:

"Virou moda entre muitas meninas britânicas o uso de pulseiras de plástico coloridas, apelidadas de "shag bands" ("pulseiras do sexo", em tradução-livre). Cada cor representa um ato afetivo ou sexual que, em teoria, a meninas precisariam fazer caso um menino consiga arrebentar a pulseira. Esses atos vão desde um inocente abraço até sexo oral e relações sexuais completas.A moda está causando enorme polêmica entre pais e professores e chegou até a secretaria da Criança do país.Com meninas a partir de oito anos de idade aparecendo com as pulseiras, algumas escolas já proibiram o uso.

Muita gente acha que trata-se apenas de brincadeira de criança, que as pulseiras não significam que as meninas irão realmente fazer o que as cores determinam e que jogos com fundo sexual não são novidade no parquinho. Quem nunca brincou de pega-pega em que o menino dá um beijinho na menina, perguntam eles. Por outro lado, há quem acredite que a prática expõe crianças pequenas a termos sexuais que elas não conheceriam de outra forma e promove a erotização infantil. Há também o temor de que proibir as pulseiras só vai torná-las mais desejáveis." (Fonte: BBC Brasil)

"É fundamental estar atentos aos apelos trazidos pelos modismos. Práticas que nossas crianças e adolescentes podem considerar absolutamente inocentes têm, às vezes, de forma velada ou subliminar, intenções ou motivações absolutamente reprováveis. Pedimos que, com discernimento e serenidade, vejam as notícias veiculadas nos jornais e internet acerca das "pulseiras coloridas" e conversem sobre o melhor posicionamento para seus filhos e filhas. Informação e diálogo são dois antídotos poderosos numa época em que muitas agências desejam nos transformar apenas em consumidores acríticos e constantes. Atenção e clareza constituem ingredientes fundamentais em nossa missão educativa, tanto na escola quanto em nossas casas. Continuemos unidos neste ideal de vida plena para nossas crianças e adolescentes." (Fonte: Comunicado aos Pais - Colégio Marista)

"O meu filho de 12anos usava e eu só comentei com ele que era feio porque tinha muitas no braço e disse para ele que era coisa de mulher. Hoje fui perguntar para ele e ele disse que sabia que representava o tipo de ato sexual que estaria proposto a fazer." (Fonte: Gazeta Online)

Vale a pena ler os comentários das citações, pela diversidade de opiniões. Fica claro que este assunto ainda é controverso...

Reflexão: Devemos abordar este assunto em sala de aula? Qual a relação deste assunto com nossa disciplina em sala? Qual melhor atitude diante de um assunto polêmico?

Câncer de mama e mamografia: a mais nova polêmica

Recentemente novas orientações sobre o uso da mamografia na prevenção ao câncer de mama foram anunciadas na mídia, causando espanto, indignação e até mesmo perplexidade para muitos médicos e cidadãos.

A U.S. Preventive Services Task Force propõe que as mulheres façam mamografias bienais, a partir dos 50 anos. A força-tarefa baseia-se no argumento de que as mamografias são mais eficazes na detcção a partir dos 50 anos do que desde os 40 (idade que as mulheres iniciam os exames - atualmente).


A polêmica lançada diz respeito a economia dos cofres públicos americanos, segundo pesquisas com essa nova medida o número médio de mamografias realizadas diminuiria 5%.

"O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos das mamas. Por isso, o câncer de mama mais comum se chama Carcinoma Ductal. Ele pode ser in situ, quando não passa das primeiras camadas de célula destes ductos, ou invasor, quando invade os tecidos em volta. Os cânceres que começam nos lóbulos da mama são chamados de Carcinoma Lobular e são menos comuns que o primeiro. Este tipo de câncer muito freqüentemente acomete as duas mamas. O Carcinoma Inflamatório de mama é um câncer mais raro e normalmente se apresenta de forma agressiva, comprometendo toda a mama, deixando-a vermelha, inchada e quente."

O câncer de mama é o tumor maligno mais comum entre as mulheres brasileiras e o que mais mata também. Com a popularização da mamografia, nos últimos anos, a taxa de mortes pela doença chegou a cair cerca de 30%. O exame feito regularmente dos 40 anos em diante permite a detecção precoce, que é tão necessária e importante quando tratamos dessa doença.

É válido também ressaltar a importância do auto-exame: O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pela, retrações, etc. O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, 7 dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. A frequência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro.

#FicaDica

Nós professores de ciências e biologia devemos reforçar a idéia do auto-exame e prevenção do câncer, já que nos comprometemos com a vida.

Mas qual sua posição frente a essas novas descobertas? Seriam mesmo descobertas com bases científicas? Ou meramente jogadas políticas e econômicas?

Pra você, quando a mulher deve realizar a mamografia? Aos 40 ou após os 50?

Fonte Imagem: DFM

Saiba mais: Clipping

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Campanha: Doe um livro no Natal

Você tem livros em casa que podem ser doados? Que tal participar da Campanha: Doe um livro no Natal? Não conhece ainda?

Veja o histórico:

"Nascida de maneira informal, apenas a título de conscientização, como uma mobilização, foi lançada no Twitter à idéia de incentivar os internautas a doarem livros neste Natal. A proposta teve uma receptividade tão avassaladora, um crescimento geométrico que evoluiu para um projeto consistente e objetivo, com vias a coordenar e organizar as adesões e coletas de livros em todo o país, bem como encontrar o destino das doações. Muitos postos de coleta foram disponibilizados e os livros começaram a surgir de forma surpreendente e em grande quantidade. A campanha se tornou um dos assuntos mais comentados no ambiente do Twitter e, desde então, tem sido incentivada por vários políticos, artistas ou pessoas que trabalhem na mídia como: Maria Rita dentre outros."

"A campanha é mais um exemplo de como Redes Socais que se formam no Twitter podem extrapolar os limites da dimensão virtual, ganhando as ruas das cidades, fazendo a diferença e transformando a realidade rumo a um Brasil de Leitores."

O objetivo da campanha é arrecadar livros (menos livros didáticos) que serão distribuídos em entidades como orfanatos e asilos, que tem menos acesso à cultura e também para abastecer as bibliotecas de escolas públicas da cidade. Os livros serão distribuídos como presente de Natal.

Para acompanhar a campanha nacionalmente acesse o blog: Doe um livro no Natal.

E aqui em Mato Grosso do Sul, como está a campanha? Onde posso levar os livros para doação?

Um grupo de pessoas e empresas de Campo Grande aderiu à campanha, veja os locais de arrecadação:

  • Paço Municipal, na Av. Afonso Pena, 1º Andar - Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
  • Comunicarte Publicidade e Propaganda - Rua Alagoas, nº 196 – Jardim dos Estados -Fone: (67) 3326 – 3860 | 9985 – 5252 Campo Grande - MS
  • Help Car Centro Automotivo - Av. Ernesto Geisel, 3.417 – Orpheu Baís - Ao Lado da AACC, em frente à Viação - Cruzeiro do Sul -Tel. 3383-6913 Twitter: @helpcar
  • Logos Cursos - Rua Antônio Maria Coelho, 4430 - Esquina com Rua Itiquira - Twitter: @logoscursos
Twitter da campanha: @doeumlivrocg
Blog: Natal Cultural MS

Imagem do post: Doe um livro no Natal

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cientista também é social


Cientistas pensam globalmente... Estudam e testam durante anos para o bem da biodiversidade, seja ela: vírus, bactérias, plantas, animais, ser humano, dentre outros. Um exemplo disso foi a descoberta da penicilina.

Qual a explicação para que "socialistas" e "humanistas" acreditem que cientistas não pensam 'como' e 'para' humanos?

sábado, 21 de novembro de 2009

Links da Semana


CURIOSIDADES

Como evitar um novo apagão?
Ressaca com os dias contados... álcool sintético
Moradora de MS coloca grade em casa para evitar entrada de macacos
E se o futuro fosse construído no passado
Quanto tempo de e-mail nos resta?


CHARGES
Aves proibidas
Apagão ético
No futuro: clonagem
Uniban
Alunos da Uniban

IMAGEM
Fazendo arte com códigos de barras
Pirataria salva meio ambiente

INTERESSANTES
Claro Curtas
Matéria especial sobre Charles Darwin
Como vencer a compulsão
Banco de sementes de adubos verdes
Entendo o significado do Dia da Consciência Negra

POLÊMICOS
Aluno que joga videogame tira notas melhores
Componente químico de plástico "afemina" meninos, diz estudo
Masturbação se aprende... na escola
Juiz proíbe blogs de comentar sobre deputado
Jovem morre após tomar Santo Daime



SITES/BLOGS
Comércio Araraquara
Pistache Ecoblog
Bodisatva
Ciência na mídia


BANNER




TECNOLOGIA
Educação a distância vale a pena?
Paleontologia na web 2.0
Redes sociais a serviço do ensino
Quanto tempo você fica na internet?
Tecnologia a serviço do meio ambiente
Lasers dão novo brilho ao polimento de metais


TWITTER
Ciência na mídia
Pistache & Banana
Ecobag


SUSTENTABILIDADE
Troque sua sacola plástica poluente por uma sacola retornável resistente
Reciclagem é moda
Estacionamento solar já é realidade na Dell
Dando adeus aos aterros sanitários
Poluição atmosférica em Londres ameaça jogos olímpicos de 2012
Campanha quer impedir contaminação do óleo de cozinha em lençóis freáticos
Ecobag


VÍDEOS
Porto sim mas sem contêiner
Um minuto pelo clima

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Brasil unido contra a Dengue...E você com isso?

"O ministro José Gomes Temporão anunciou ontem, em Campo Grande, que a campanha de combate à dengue inclui a mobilização de todos os setores da sociedade, além de grupo ministerial de 10 Pastas e 110 mil líderes comunitários, além de empresas e órgãos de imprensa. A novidade da campanha de mobilização nacional, que prevê investimentos de R$ 1,02 bilhão, é a inclusão de peças publicitárias na Internet. A campanha tem um site (combataadengue.com.br) e será divulgada no Facebook, Orkut e Twitter." (Portal do MS).

Li esta notícia no dia 18 de novembro agora e fiquei pensando...Qual a participação, de nós professores, na campanha: "Brasil unido contra a Dengue"? Sabemos que geralmente a discussão sobre os métodos para combate ao foco da doença ocorrem nos períodos chuvosos, mas é importante abordarmos em sala de aula de maneira não fragmentada, ou seja, não focar apenas em campanhas mas nas mudanças de hábitos no cotidiano em relação à higiene e ao comportamento frente ao ambiente.

Interessante também levar para a escola a discussão do mitos que envolvem esta epidemia, tais como:

1 - Ar condicionado e ventiladores matam o mosquito - MENTIRA!

Quando se usa o ar condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.

2 – Para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada - MENTIRA!

Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter "vivo" por mais de um ano sem água.

3 – Repeletentes são fundamentais no combate á dengue - MENTIRA!

Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não tem muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.

4 - Tomar vitamina B afasta o mosquito - MENTIRA!

Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído pelo gás carbônico exalado pela respiração da pessoa, a ingestão de vitamina B - alho ou cebola também - (que têm cheiro eliminado pela pele) não é uma medida eficaz de combate à dengue.

Tomar vitamina B pode afastar mosquito, mais isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.

5 – Qualquer picada do mosquito transmite o vírus da doença - MENTIRA!

Primeiramente é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. Ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.

6 – Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito - MENTIRA!

A borra de café só é eficaz no combate ao mosquito da dengue em quantidades muito elevadas, sendo que já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti se desenvolve em água suja de borra de café. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas deles de forma a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso sim é eficaz contra a dengue.

7 – As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa - MENTIRA!

Embora as fêmeas do Aedes aegypti tenham preferência por depositar os ovos em recipientes com água limpa, elas também podem colocá-los em criadouros com água suja e parada. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja..



Apesar do assunto sério, sempre tem umas tirinhas e charges engraçadas sobre o tema, o que pode ser usado também para debates em sala de aula. Como esta:

Jornal Loanda em Foco


Reflexão:
É importante que o tema seja abordado em sala de aula, para que os alunos divulguem as informações em casa e no bairro. O ideal é trabalhar atividades contextualizando apenas o dia-a-dia do aluno, ou devemos também historicizar a epidemia? Qual o melhor enfoque do tema para a sala de aula?

Publique seu trabalho e promova sua escola

O 'bom professor' é definido por muitos, como alguém que busca constantemente renovação, metodologias diferenciadas, avaliação contínua, mantém um vínculo afetivo com seus colegas e amigos. Mas também, é necessário, ao 'bom professor' a experiência e a vivência em sala de aula. Esta pode ser remodelada e reformulada a partir de conversas, discussões e a partilha das aulas e projetos que fizeram sucesso em sua escola.

Pensando nisso, abrimos nosso espaço para você professor divulgar seu trabalho e publicá-lo no Biosfera MS.


Veja os critérios para a publicação:


• Release digitado em Fonte Verdana, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e até 3000 caracteres (com espaço);

• nome completo do professor e da escola onde realizou o trabalho;

• 03 fotos, no máximo, em formato JPG dos alunos e/ou professores realizando atividades e não “poses”;

• autorização preenchida e assinada pelo responsável dos alunos participantes.


Observação: O modelo da autorização está conosco, envie-nos um email solicitando e encaminharemos.


Seu trabalho será publicado assim que recebermos pelo e-mail: biosfera.ms@hotmail.com

Fonte da imagem: DJ Junior

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Claro Curtas 2009

O Claro Curtas – Festival Nacional de Curtíssima Metragem valoriza a produção audiovisual realizada em curtíssimos formatos feita a partir de celulares, webcams, câmeras digitais e outros dispositivos móveis. A democratização do audiovisual revelou uma nova geração de criadores que realizam e compartilham a sua produção de vídeos por meio das novas mídias digitais.


Com o enorme sucesso da primeira edição do Festival Claro Curtas em 2008, e alinhado com a proposta do Instituto Claro, o Claro Curtas 2009 propõe, a partir deste ano, ações que visam estímulo, democratização, difusão e valorização do audiovisual voltado para mídias móveis no Brasil.

O Claro Curtas 2009 traz o tema SER DIGITAL – Aprendizado e Transformação na Sociedade do Conhecimento. A ideia é ampliar os debates sobre as possibilidades trazidas pelas novas tecnologias, suas formas de expressão e participação no mundo contemporâneo.

Neste ano, além de inscrever o seu curta no Festival, você pode aprimorar a produção dos seus vídeos com novos canais de aprendizado, reunidos em um Miniguia e em vídeos educativos. Olhar, pensar, fazer, compartilhar: o Claro Curtas quer inspirar novas criações, reflexões e pontos de vista.

O Festival reafirma a proposta inédita de incentivar a inclusão e a diversidade por meio da oferta de conteúdos audiovisuais acessíveis. A parceria com a ONG Mais Diferenças – que trabalha pela inclusão social e educacional de todos, prioritariamente das pessoas com deficiência – garante, ainda, a acessibilidade em todas as ações desta edição do Festival Claro Curtas.

Se você tem 16 anos ou mais, inscreva o seu curta de 30 a 90 segundos e concorra a R$100 mil reais em prêmios!

Reflexão: Como podemos trabalhar em sala de aula o tema proposto? Para acessar todas as informações entre no site da Claro.

Fonte: Cine Planeta

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Drogas: combinações perigosas

Recentemente a Revista Veja publicou a reportagem "Música, Sexo e Loucura" que demonstra as novas misturas químicas que os baladeiros utilizam-se em busca da suposta "noitada".

A revista afirma que: "Fazem parte da natureza dos jovens a imprudência e o desejo de experimentar novas sensações. Resultado frequente da combinação desses fatores, o uso de drogas, sobretudo nas baladas ou "nights", tornou-se prática tão comum que a maioria das casas noturnas faz vista grossa para elas. Só que agora a imprudência e a vontade de experimentar sensações desconhecidas vêm conduzindo os frequentadores de clubes e raves a um comportamento de duplo risco: além de usarem nas pistas substâncias ilegais de todo tipo, muitos passaram a misturá-las com um coquetel de drogas farmacêuticas de acesso fácil e efeitos, algumas vezes, devastadores."


Vamos decifrar algumas drogas apresentadas nas figuras:

  • Ecstasy ou MDMA: é denominado farmacologicamente como 3,4-metilenodioximetanfetamina, substância fortemente psicoativa. Semelhante a esta, temos o Eve (N-etil-3,4-metilenodioxianfetamina) e o metabólito ativo - produto ativo da degradação do ecstasy pelo fígado - (3,4-metilenodioxanfetamina).

  • Cocaína: é uma droga alcalóide (benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzóico) derivada do arbusto Erythroxylum coca, a produção da droga é realizada através de extração utilizando solventes álcalis e ácido sulfúrico.

  • Maconha ou THC: O THC (d-9-tetrahidrocannabinol) é apenas um dos vários cannabinóides - compostos terpenóides (com estrutura similar aos terpenos, como o limoneno) que ocorrem nos óleos essenciais de várias plantas, tal como na cannabis. Nas plantas, as funções destas substâncias estão relacionadas à produção de vitaminas, esteróides e pigmentos. Também funcionam como mecanismos de defesa contra os predadores, por interferirem no sistema biológico dos animais que comem suas folhas.

  • Remédios para impotência, como exemplo, o Viagra: é considerado uma droga inibidora da enzima 5-fosfodiesterase. Essa enzima consome o óxido nítrico, que é a substância causadora do relaxamento e consequente ereção do músculo do pênis. Ou seja, ao inibir a fosfodiesterase, abre o caminho para a ação do óxido nítrico, e causa o relaxamento muscular.

  • Antirretrovirais: medicamentos que inibem a reprodução do HIV no sangue. Atualmente, são 19 medicamentos divididos em quatro classes: Inibidores de transcriptase reversa análogos de nucleosídeos: atuam na enzima transcriptase reversa, incorporando-se à cadeia de DNA que o vírus cria. Tornam essa cadeia defeituosa, impedindo que o vírus se reproduza; Inibidores de transcriptase reversa não análogos de nucleosídeos: bloqueiam diretamente a ação da enzima, sua multiplicação e o desenvolvimento da infestação no organismo; Inibidores de protease: impedem a produção de novas cópias de células infectadas com HIV; Inibidores de fusão: impedem a entrada do vírus na célula. Para combater o HIV, é necessário utilizar pelo menos dois medicamentos de classes diferentes. A maioria das pessoas toma de três a quatro medicamentos antirretrovirais. Porém, muitos medicamentos não podem ser utilizados juntos, pois interagem entre si potencializando os efeitos tóxicos ou inibindo a sua ação.

  • GHB: O GHB (gamahidroxibutirato ou ácido gama-hidroxibutírico) geralmente é comercializado (ilegalmente) na forma de um líquido incolor, com um sabor levemente salgado. Embora seja incomum, também existe em forma de um pó branco. É comumente chamada de Ecstasy Líquido.

  • Quetamina: é derivado do cloridrato de fenciclidina (PCP) é utilizada como anestésico para uso humano (cirurgias) e, principalmente, veterinário. É referida na literatura como “anestésico dissociativo”, devido a uma perda sensorial marcante, analgesia e paralisia do movimento, amnésia, sem perda real da consciência.

  • LSD ou Ácido Lisérgico: A Dietilamida do ácido lísergico é sintetizada clandestinamente a partir da cravagem de um fungo do centeio (Claviceps purpúrea). Pode apresentar a forma de barras, cápsulas, tiras de gelatina, micropontos ou folhas de papel secante (como selos ou autocolantes). Esta substância age sobre os sistemas neurotransmissores seratononérgicos e dopaminérgicos. É conhecida pelos seus "flashbacks". Alguns estudos pressumem que este fenômeno possa ser desencadeado por intoxicação alcoólica, pelo uso abusivo da maconha ou por cansaço físico.

O que leva os jovens a combinarem tantas substâncias proibidas e maléficas?


a) Falta de informação?

b) Espírito aventureiro?


c) Ou a ilusão de que o perigo sempre acontece com os outros e não com ele mesmo?


#FicaDica

E agora como viveremos?
Reportagem da Veja na íntegra




segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Campanha: Um minuto pelo clima

O Observatório do Clima lançou Campanha 1 Minuto pelo Clima. A inciativa tem como objetivo pressionar o governo brasileiro a assumir um papel de liderança e compromissos concretos nas negociações do novo acordo climático global que será discutido durante a COP-15.

Veja o vídeo e saiba como participar!





Você pode participar e influir na posição brasileira, basta produzir um vídeo de até 1 minuto, com filmadora, celular, ou webcam e inserir no YouTube com a tag minutopeloclima como palavra-chave. Os depoimentos serão reunidos no site Minuto pelo clima criado especialmente para abrigar a campanha. A ideia central é a de que uma pequena ação pode colaborar para melhorar o clima do planeta.

Uma amostra dos depoimentos será enviada ao presidente Lula antes da viagem para Copenhague para que ele saiba o que os brasileiros esperam de seu governo em relação às mudanças climáticas. (leia mais aqui).

Fonte: Miriam Salles

domingo, 15 de novembro de 2009

O que é indisciplina?

A Revista Nova Escola, em sua edição 226, de outubro deste ano traz a seguinte afirmação:

O que se espera da escola é conhecimento. É isso que faz o aluno respeitar o ambiente à sua volta. Se a aula está um tédio, ele vai procurar algo mais interessante para fazer. 'Universal Press Syndicate'


Você concorda?
O que é indisciplina e quais as razões para ela existir?


Deixe um comentário com sua resposta...



Fonte: Nova Escola

sábado, 7 de novembro de 2009

Links da Semana

CURIOSIDADES
Estudo diz que tristeza e mau humor afiam inteligência
Marketing de 2012 inunda estação de metrô brasileira
Aranhas dão mais 'bola' para machos gentis
Esse nem mesmo Darwin conseguiu explicar

CHARGES
Enquanto isso no cerrado...
Peso e campo magnético
A fome da cidade
Disciplina...Agora coma!

IMAGEM
O rio mais bonito do planeta
Fotos recriam animais em 'corpos' de plantas
Carros elétricos

INTERESSANTES
Assaltaram a gramática
Mistério geológico proposto por Darwin é resolvido
Você sabe o que é Drunkorexia?
Sacolas plásticas são cosmetíveis
ENCCEJA: Baixe gratuitamente o material para estudar

POLÊMICOS
Fosfateria: por que não?
Exploração e petróleo no pré-sal traz dilemas na era da crise climática
Uniban expulsa aluna assediada por usar vestido curto

SITES/BLOGS
Atitude Eco
Vida Verde
Discutindo Ecologia
SafeNature

BANNER
DOM ESCOBAR


TECNOLOGIA
6 tendências de mídias sociais para 2010
Integração de mídias: outro jeito de ensinar e aprender
Viciados em twitter
Vitrines interativas
Bolsas legais para Laptop

TWITTER
Isaías Malta
Túlio Malaspina

SUSTENTABILIDADE
Designers criam rádio solar feito com 80% de madeira
Banana seria combustível na África
China está fazendo mais pelo clima que EUA
O que o brasileiro espera do governo?
Distância entre discurso e prática

VÍDEOS
Lançamento de satélite que vai estudar mudança climática
RollTop, Um Notebook Conceito Muito Interessante
Nova tecnologia de biodíesel
Arte com as mãos: areias, tintas e sombras
Vamos poupar água?
Campanha: Um minuto para o clima
Do Australopitecus ao Homo sapiens

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

É preciso cuidar das pessoas


"Se todos os animais acabassem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Porque tudo quanto acontece aos animais, logo aontece ao homem. Tudo está relacionado entre si" (Carta do Chefe Seattle)

Para muitos, a educação ambiental não passa de uma educação para ensinar a cuidar do "mato" e dos "bichos". É devido a esta visão distorcida, que ambientalistas são alvos, quase que diretos dos críticos.
Vejamos o significado de "ambiente" e "meio ambiente", conforme Caldas Aulete:

Ambiente:
  1. Que envolve, rodeia as pessoas ou coisas;
  2. O meio em que se vive, o meio ambiente;
  3. As condições físicas, morais, emocionais, etc., em que está ou se vive.
Meio Ambiente:
  • O conjunto das condições ambientais da natureza em sua interação com o homem.
Após a leitura dos significados da palavra ambiente (atente-se ao item 3) e ao significado da expressão meio ambiente. Está evidente o sentido antropológico envolvido no "ambiental".

Quando lemos ou ouvimos a expressão "Educação Ambiental" é implícito o sentido social desta educação.

Ao se preocupar com:
  • Contaminação das águas e do solo;
  • Desaparecimento das florestas;
  • Extinção de espécies;
  • Instalação irregular de indústrias,
Significa estar preocupado com:
  • Falta de água potável para a população;
  • Fornecimeno de alimentos (nos supermercados por exemplo) com elevados índices de agroquímicos que favorecem o aparecimento de doenças como o câncer;
  • Saneamento básico que evita proliferação de vetores de doenças;
  • Descoberta de curas de doenças ainda incuráveis (quando desaparece uma espécie pode estar desaparecendo junto com ela a cura de doenças).
  • Violência;
  • Guerra;
  • Fome;
  • Pobreza;
  • Discriminação;
  • Cultura;
Enfim, está na luta por um planeta melhor, para mim, para você, para nossos filhos.

É preciso cuidar das pessoas, é preciso que toda educação seja ambiental.

Fonte da imagem: emverdenovo

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Tecno-estress

Você identifica-se com a imagem ao lado? Considera-se uma pessoa antenada e que não vive sem seus 'aparelhos' ou pelo contrário...Tem nostalgia de quando a vida não era tão 'tecnológica'?

Pense nessa situação...Ao escrever esse post meu filho que veio me perguntar algo, achou a imagem muito interessante e nos seus cinco anos analisou-a: "Mamãe, que 'doido' essa imagem, o cara tem muitos braços hein. Não...Acho que ele está fazendo tudo muito rápido por isso 'parece' que tem mais que dois braços. Ele tá ouvindo música, mas acho que ele vai guardar tudo em sua mala, porque vai viajar, só vai deixar o notebook de fora."

O que vocês acham dessa observação de uma criança para esta cena? Qual seria o olhar de um adulto? Pensaria talvez em quanto atarefado está este personagem? Ou como será que ele consegue fazer tudo isso ao mesmo tempo?

Mas o olhar da criança não...Ela visualizou uma cena comum de um dia comum. Naturalmente...

Analisando sua própria vida e como utiliza as novas tecnologias...Será que você tem tecno-estress?

"O tecno-stress é um fenômeno mais associado às gerações anteriores. Ainda é um problema para muitas pessoas que se intimidam não com a tecnologia em si, mas com o tamanho da mudança que ela provoca. A geração net nasceu e se criou usando a tecnologia. Seus integrantes percebem o mundo como um lugar onde podem e precisam usar a tecnologia para fazer qualquer coisa. Usam apenas dicionários on-line, Google e Wikipedia. Raramente caminham até à biblioteca. Fazem compras pela internet. E fazem múltiplas tarefas ao mesmo tempo durante todo o dia. Gastam a maior parte do dia em contato com várias mídias, incluindo telefones celulares, mensagens de texto, mensagens instantâneas, redes de relacionamento e qualquer nova modalidade de comunicação. Em essência, eles usam a tecnologia para tornar suas vidas mais fáceis."

Vejamos outra situação: Seu celular está sem sinal e você precisa fazer uma ligação urgente. Fica irritado, tem vontade de jogá-lo contra a parede, xinga, faz cara feia, enfim... Há uns 10 anos, quando o celular era coisa de gente fina, você não tinha esse problema. Da mesma forma que seus trabalhos de escola eram todos manuscritos e você não perdia tudo quando dava aquele problema em que o Word fecha e não salva nada. Pior que essas coisas acontecem na maioria das vezes com uma pequena ajuda de Murphy. Sim, aquele da lei. Quanto mais a tecnologia faz parte da nossa vida, mais estamos sujeitos a essas situações desagradáveis. O pior é que ficamos dependentes dela.

O que acha da situação acima? Concorda?

Reflexão: O tecno-estress não está apenas associado à intimidação com as novas tecnologias. Esta perturbação, a que os especialistas chamam dependência grave das tecnologias, está cada vez mais presente nas novas fontes de stress. E fica a pergunta. A culpa é de quem?






Imagem do post: Estúdio Saci

Que pescar? Que nada...

Nesta quinta-feira (05/11) inicia a piracema no Estado de Mato Grosso do Sul!

Tiozzo, L. (2009) afirma que a palavra piracema, na língua tupi, quer dizer “saída dos peixes para a desova”. As populações indígenas já observavam que alguns peixes saíam dos lagos e baías em movimentos migratórios que culminavam com a reprodução.
Por isso a palavra é empregada até hoje.
Durante a piracema, o apelo para conservação da espécies acontece porque os peixes se descuidam de suas estratégias de proteção, tornam-se presa fácil.
A viagem de centenas de quilômetros os deixa extenuados, e muitos pescadores aproveitam-se dessa fragilidade para capturá-los facilmente, e em grandes quantidades.

Ambiente Brasil confirma a definição ao descrever a piracema como: período entre outubro e março, quando os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação da piscosidade das águas dos rios e lagoas.

A proibição da pesca durante o período da piracema está apoiada na Lei 7679 de novembro de 1998 e na Lei 9605 de 12 de Fevereiro de 1998. Nesta última, o artigo 34, destaca que pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão ambiental competente, a pena é de detenção de 1 a 3 anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Só é permitida durante a piracema a pesca de subsistência, desembarcada, praticada artesanalmente por populações ribeirinhas e ou tradicionais com a finalidade de garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais. Nesses casos a cota diária definida é de 3 quilos ou um exemplar de qualquer peso, desde que respeitado os tamanhos mínimos de captura. Qualquer tipo de transporte e comercialização do pescado proveniente da pesca de subsistência também é proibido e considerado crime.

O Estado de Tocantins inova ao alterar uma de suas portarias para excluir as permissões para a prática do pesque e solte e o consumo de peixes no local em que forem capturados, garantindo assim uma maior sobrevivência dos peixes em seu período reprodutivo. Medida similar foi adotada aqui em Mato Grosso do Sul.

Costumeiramente utilizamos a expressão "Formar Cidadão". Nós professores visualizamos o futuro de cada um dos estudantes que encontramos no decorrer dos anos. Mas, para que essas crianças possam viver em sociedade, de maneira ética e cidadã, necessitamos ultrapassar a escrita e praticar a cidadania.

O Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul trás o conteúdo "Legislação Ambiental Brasileira e de Mato Grosso do Sul" incluído no tema "O ser humano e o ambiente". Apresentar-lhes esse item, de maneira facilitada e exemplificada pode ser o início, pois temos nesse, não só a preservação ambiental, mas também assuntos relacionados à sociedade, como direitos e deveres, já que toda ação possui uma reação. Alertar os estudantes sobre as penalidades para aqueles que agridem à natureza, pode ser bem mais vantajoso que somente dizer-lhes que é necessário preservar.

O que você considera mais difícil quando o assunto é cidadania?

#FicaDica

Piracema

Lei em defesa da piracema: aprovada e vetada

RESOLUÇÃO SEMAC/MS N. 04 DE 15 DE FEVEREIRO DE 2007

DECRETO Nº 12.039, DE 8 DE FEVEREIRO DE 2006.


Fonte da Imagem: Panoramio

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Relaxamento

Relaxamento é uma forma de atividade psicomotora na qual se objetiva a redução das tensões psíquicas, levando à descontração muscular.
O relaxamento proporciona melhor conhecimento do esquema corporal, melhor estruturação, espaço temporal e equilíbrio, contração e descontração.

O relaxamento procura ocasionar uma regulação dos ritmos orgânicos (respiração, circulação etc.).
Sua finalidade básica é o afinamento, valorizando a integração conscientizada dos diferentes estados tensionais e promovendo progressivamente a unificação psicossomática.

Pretende atingir um estado de repouso e da calma interior, proporcionando uma integração da corporalidade. O relaxamento não é possível senão a partir de um certo nível mental. Ele não é um meio, mas um fim. O primeiro relaxamento aplicado em um indivíduo deverá ser de:

• tomada de consciência; • noção de imobilidade; • desenvolvimento da faculdade de inibição ou seja, controle tensão – relaxamento.

Como relaxamos? Completamente ou de força fracionada e insuficiente?

É necessário, por isso, que o relaxamento global preceda ao segmentário. O relaxamento global permite a obtenção de descondicionamento, ou seja, o esquecimento das atitudes e dos movimentos do cotidiano. O relaxamento segmentar, devidamente interiorizado, permite a progressiva percepção e controle das diferentes partes do corpo, a diminuição da rigidez e tensão musculares dos segmentos em relação ao tronco. Reduzindo e equilibrando progressivamente as tensões, o relaxamento associado ao controle respiratório favorece o equilíbrio emocional e disposição mental.

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)

Uma maneira saudável de relaxamento é ter uma vida sexual saudável e manter um equilibrio cuidando da mente/alma-corpo e espírito. Uma atividade sexual de qualidade auxilia neste equilibrio. Trás para a mente a sensação de complemento e de que não estamos sós. Ao corpo ativa a circulação sanguínea, oxigenando o organismo produzindo relaxamento e bem estar.

Espiritualmente há uma fusão de energia onde a troca promove alegria e satisfação. O efeito benéfico em sua totalidade só acontece se houver entrega e partilha das carícias e do pensamento. É um momento gostoso, mas sério, que exige investimento. Não existe receita pronta! Faça um diagnóstico e aproveite esta prática que relaxa, dá prazer e faz bem para a saúde.
Há quem pense que os amantes promovem prazer e relaxamento. Será mesmo? É... talvez um relaxamento segmentado, tenso, incompleto e não o global, que renova as células e as forças.

É necessário investimentos nas nossas vidas. Se você quer passar em um concurso, deve estudar, se quer ter amigos, deve ser um bom amigo, se quer destacar em seu trabalho precisa dedicar-se a esse intento e assim sucessivamente...devemos investir em nossa vida o tempo todo se queremos uma boa qualidade de vida.

Assim também uma vida sexual de boa qualidade precisa de dedicação:

  • como higienizarmos orgãos sexuais?
  • o que fazer com as crianças? (quando as tem)
  • é necessário, vale a pena fazer sexo clandestino?(envolver-se com casadas(os))? Como resolver isso?
  • quando a mulher sente dor, o que fazer?
  • como estimular o outro a interessar-se pelo ato sexual?
  • você conhece a história familiar do seu cônjuge?
  • houve algum trauma que possa atrapalhar o relacionamento?
  • comprar presentes, ah!! isso é necessário
  • ...
Estas são apenas algumas questões apresentadas que podem atrapalhar a vida sexual de uma pessoa, mas o diagnóstico é pessoal e a resolução dos problemas também, e fazem parte do investimento. Pesquisa e ajuda de profissionais são caminhos que podem ajudar. Relaxe e comece a investir... Bem, a atividade sexual só foi um exemplo, mas seja criativo e procure relaxar-se globalmente. Ok. Sem investimento não dá!!

Mt 11.28,29 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encintrareis descanso para vossas almas.

Fonte Imagem: ClubesKut

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Canibália

“Sem a música, a vida seria um erro.”
Friedrich Nietzsche

Analisando os meus post's, percebo que falo mais sobre assuntos diversos, associados ao trabalho do professor, seja para usar na sala de aula ou para momentos de reflexão e introspecção, já falei sobre músicas e hoje não irei falar de uma específica, mas de um CD... “Canibália” o novo trabalho da cantora baiana Daniela Mercury (por quem sou fã de carteirinha), nele temos música eletrônica, hip hop, funk, salsa, merengue, rock, entre outras influências da carreira da artista. É um trabalho que vale a pena conferir...

Nós professores quando chega essa época estamos esgotados já, e só pensamos nas nossas merecidas férias, então para um momento em que estivermos relaxados, fica a dica de ouvir e viajar no som dessa cantora, que no meu caso me leva para as águas mornas do porto da barra, e para as noites quentes no pelô.

Imagem: Thidy Alvis
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