quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Contextualizando o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM foi cancelado e não mais será nos dias 3 e 4 de outubro de 2009. Ainda não há previsão para a realização das provas, no entanto, estima-se que em 45 dias tenha-se menção das novas datas. Em Mato Grosso do Sul 43 municípios será polo de realização com a participação de 77.816 candidatos aproximadamente. O novo ENEM, tem por objetivo avaliar a qualidade do Ensino Médio de todo país e também ser utilizado como aproveitamento de estudos para certificação de conclusão do Ensino Médio, (ENCCEJA), bem como, possibilitar aos estudantes ingresso no Ensino Superior, pois a média de desempenho obtida no exame será imprescindível para o candidato pleitear uma vaga nas instituições de Ensino Superior que adotaram esse exame como ferramenta de seleção.

Com as modificações do perfil da prova, as questões contemplarão os acontecimentos cotidianos, sendo valorizado o entendimento dos fenômenos fisícos, químicos, biológicos, suas implicações sociais, históricas e políticas.

Intenciona-se que com esta avaliação, haja melhoria do Ensino Médio no país e que esta etapa de ensino proporcione aos estudantes uma formação que os levem a solucionar problemas e entender a vida nos seus mais variados aspectos. Assim para um competente desempenho, o estudante deverá focar os conteúdos de maneira interdisciplinar e contextualizada com o cotidiano e a realidade dos estudantes, assim como as diferentes áreas de conhecimento que compõem o Ensino Médio.

Neste sentido, percebe-se que as instituições de ensino, já se atentam às mudanças propostas pelo novo ENEM. O Estado de Mato Grosso do Sul tem sinalizado esta nova perspectiva junto aos seus educadores, por meio das capacitações e sugestões enviadas a estes profissionais pelos técnicos responsáveis pelas diferentes disciplinas que compõe o Ensino Médio e que trabalham na Secretaria de Educação do Estado.

Uma mudança desta natureza não ocorre da noite para o dia, logo, aguarde e confira, mas participe como educador e construa parte da história do século XXI na educação.

Apresentamos agora, duas questões. A primeira evidencia o estilo de questão "antiga" e a segunda elaborada de acordo com o novo ENEM.

Quais diferenças você identifica?

Questão 1
O que são os polímeros? Marque a alternativa incorreta

(A) são compostos químicos de elevada massa molecular resultante de reações químicas de polimerização.
(B) são proteínas complexas que quando sintetizadas podem formar produtos de plástico.
(C) uma molécula de cadeia longa composta por vários elementos de carbono.
(D) é uma macromolécula formada pela repetição de pequenas e simples unidades químicas, os monômeros.
(E) são macro moléculas entrelaçadas por ligações covalentes, que não se alteram com aquecimento.

Questão2
Ao utilizarmos um copo descartável não nos damos conta do longo caminho pelo qual passam os átomos ali existentes, antes e após esse uso. O processo se inicia com a extração do petróleo, que é levado às refinarias para separação de seus componentes. A partir da matéria-primam fornecida pela indústria petroquímica, a indústria química produz o polímero à base de estireno, que é moldado na forma de copo descartável ou de outros objetos, tais como utensílios domésticos. Depois de utilizados, os copos são descartados e jogados no lixo para serem reciclados ou depositados em aterros. Materiais descartáveis, quando não reciclados, são muitas vezes rejeitasos e depositados indiscriminadamente em ambientes naturais. Em consequência, esses materiais são mantidos na natureza por longo período tempo. No caso de copos plásticos construídos de polímeros à base de produtos petrolíferos, o ciclo de existência deste material passa por vários processos que envolvem

(A) a decomposição biológica, queocorre em ateros sanitários, por micro-organismos que consomem plásticos com estas características apolares.
(B) a polimerização, que é um processo artificail inventado pelo homem, com a geração de novos compostos resistentes e com maiores massas moleculares.
(C) a decomposição química, devido à quebra de ligações das cadeias poliméricas, o que leva à geração de compostos tóxicos ocasionando problemas ambientais.
(D) a polimerização, que produz compostos de propriedadese características bem definidadas, com geração de materiais com ampla distribuição de massa molecular.
(E) a decomposição, que é considerada uma reação química porque corresponde à união de pequenas moléculas, denominados monômeros, para a formação de oligômeros.

Sugestão: Estudar é o melhor caminho! (Conselho)

Provérbio 8.11-12
Porque melhor é a sabedoria do que os rubins; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela. Eu, a sabedoria, habito com prudência e acho a ciência dos conselhos.




______________
Bióloga Vaneide Araújo

Fonte Imagem: Física na Veia

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Abordagem crítica da ciência

Quem ainda não viu os comerciais do Canal Futura: "São as Perguntas que Movem o Mundo, e Não as Respostas"?

Toda vez que os vejo lembro da sala de aula e de como as pessoas se relacionam com a Ciência. Muitas vezes na escola nos preocupamos muito em dar e achar as respostas para as questões relacionadas à nossa disciplina. Mas e quantas vezes levamos para nossos estudantes a importância de se questionar a própria ciência? É importante o aluno perceber a ciência como algo questionável?

Veja um dos vídeos:




Se você gostou do vídeo, segue outros, também interessantes:
No Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS - Ciências, página 123, diz: "...cabe ao professor dessa área o rompimento do foco na memorização de conceitos, levando para a sala de aula uma abordagem crítica da ciência, combatendo a mistificação e a caricatura do conhecimento científico, e que questione e lance dúvidas, não apenas responda e forneça explicações.
Assim, o ensino de Ciências propiciará ao aluno a percepção que teorias científicas também devem ser objeto de reflexão, análise, entendimento da existência de diversas formas de conhecimentos e métodos, oportunizando também o desenvolvimento de habilidades que envolvam atividades científicas tornando-os capazes de tomar decisões e atuar de forma crítica frente às questões que a ciência e a tecnologia têm nos colocado ao longo da história."


Reflexão:Em nossa disciplina de Ciências/Biologia é importante apenas o estudo dos conceitos ou também levar discussões sobre o pensar e sobre a própria ciência?

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ortorexia: doença relacionada aos hábitos alimentares

É com muita frequência que percebemos a preocupação das pessoas com a saúde e seus hábitos alimentares, em contrapartida a crescente luta pela beleza ideal, atinge milhões de pessoas, levando-as adquirir doenças como: bulimia e anorexia.

Devemos equilibrar nossos atos e balancear nossas atitudes, lembrando sempre que os exageros são negativos, nesse contexto surge a Ortorexia.

Segundo o Dr. Eduardo Aratangy a Ortorexia é o termo usado para definir o comportamento alimentar obsessivo em relação àquilo que o paciente julga correto comer.

A Ortorexia nervosa não é considerada ainda um diagnóstico, mas um comportamento alimentar inadequado. Nesta situação, o paciente apresenta preocupação excessiva com sua alimentação, evitando tudo o que julga pouco saudável. nos casos mais graves, a pessoa exclui grande parte dos alimentos consumidos numa dieta normal, o que leva a doenças nutricionais, isolamento social e prejuízos na qualidade de vida. A obsessão por saúde acaba se tornando uma doença, já que o indivíduo acaba se limitando em diversos âmbitos de sua vida.

O ortoréxico se empanturra de alimentos "funcionais" e acaba não ingerindo adequadamente os nutrientes mais básicos que o corpo necessita.

Quando preocupar-se?
  • A pessoa o tempo todo se preocupa com as impurezas, toxinas, modo de preparo e conteúdo nutircional dos alimentos;
  • preocupação doentia por alimentos "corretos", rigidez e perfeccionismo, traços obsessivos e hipocondríacos.
Assim como a Anorexia, a Ortorexia acomete principalmente o sexo feminino.


Quais os principais males que esse transtorno pode acarretar ao doente?
#FicaDica

Uma boa entrevista com o Dr. Eduardo Wagner Aratangy na Revista Total Saúde de Setembro/2009


Fonte Imagens: Labasculafeliz e Enfanobisave

Selos recebidos


Queremos agradecer os selos recebidos dos nossos parceiros:

Fauna do Cerrado e outros animais

Blog Educacional que disponibiliza textos, imagens, vídeos e informações gerais sobre os animais do Cerrado e também sobre outros animais.

Pensar Eco, é lógico!

Para todos aqueles que se sentem frustrados diante das atitudes humanas com o planeta, mas mesmo assim acreditam que as mudanças são possíveis. Se cada um fizer sua parte, por mais que pequena, estará ajudando a nossa preservação e a do planeta.

MHP Bio

Blog de divulgação científica com ênfase em Biologia.

Diego Biotech

Blog com ênfase em Biotecnologia.



Ficamos felizes e honrados, abraços!

sábado, 26 de setembro de 2009

Links da Semana


CURIOSIDADES
Diplomata diz que Honduras vive situação única no mundo
Por que os fogos de artifício são coloridos?
Cuidado com a calça jeans
Truques para enganar o corpo
G20 estuda financiamento contra mudanças climáticas

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Aquecendo o terror
João e Maria - Tempos atuais
Alguma novidade?
Crise e Gripe x Planeta
Utensílios


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Crianças na prisão
Lixo e Arte
Em Budapeste, desenho na rua chama atenção para questões ambientais
Aranhas e suas teias personalizadas

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Artes e Educação Ambiental
Impacto das monoculturas árboreas
O que você quer para o futuro?
O planeta não é mais como antes

Energia eólica
Agrotóxicos nos alimentos
Rio Madeira o impacto das usinas

INTERESSANTES
Mulher enxerga com dente implantado no olho
Bala perdida, nunca mais!
Concreto que captura carbono

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Nova Zelândia rejeita em referendo lei contra palmada em crianças
Mulher engravida durante a gravidez nos EUA
Imortalidade em 20 anos
H2OH e Aquarius Fresh proibidos em DF

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Mapa das queimadas e acompanhamento via satélite
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sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Reciclagem: Finalidade, Fim ou Marketing?

Trabalhar com os alunos os “5 erres” é uma problemática nos dias atuais, pois a grande mídia trabalha muito mais a reciclagem, que é o último item a ser trabalhando – antes vem o Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Um exemplo claro desta constatação é a Revista Veja dessa semana (23 de setembro de 2009, edição 2131, ano 42, número 38), em que lemos a seguinte notícia: “Lixo doméstico: como reduzi-lo e diminuir seu impacto no ambiente”. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil descarta a cada dia 230.000 toneladas de detritos – e mais da metade disso corresponde a lixo doméstico. Os materiais recicláveis representam 70% do volume de lixo produzido numa cidade. Por isso, separá-los dos outros detritos resulta em muito mais espaço nos aterros sanitários.

A reciclagem retira do lixo uma série de materiais que levariam um tempo assombroso para se decompor – como plástico (450 anos), latas de alumínio (200 anos) ou vidro (1 milhão de anos). Além disso, ao ser reaproveitado, o material reciclável economiza recursos naturais. "Uma tonelada de papel reciclado poupa 22 árvores, 75% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que a produção da mesma quantidade de papel com matéria-prima virgem", diz a bióloga Elen Aquino. A compostagem doméstica também é uma boa alternativa, além de ser ótimo para as plantas e jardins de nossa casa.


A matéria citada no parágrafo anterior da Revista Veja é muito interessante e valida, mas será que não devemos repensar nossas atitudes? Vejo que muitas vezes focamos mais na reciclagem do que em Repensar, Recusar, Reduzir e Reutilizar. Por que isso acontece? Por que é tão difícil mudar nossos hábitos? E você leitor o que pensa e o que faz em relação aos “5 erres”?

Fonte Imagem: RoboticaLivre

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Jardins de Flores

Em seu trabalho, escola ou casa, há um espaço que gostaria de transformar em um belo jardim?

Se a resposta for sim, podemos te ajudar!

Cuidar das plantas, cultivar ervas, temperos, observar insetos, adubar a terra, são tarefas deliciosas, mas cada vez mais raras no cotidiano de uma criança e que devem, mesmo em pequenos espaços ou apartamentos, ser incentivadas a fim de desenvolver a sensibilidade, o respeito e o cuidado.

Incentivar uma criança a conhecer mais sobre a natureza, a respeitá-la e protegê-la, é um grande passo a favor da saúde da nossa própria natureza interior.

Antes de iniciar: observe e planeje.

a) Faça uma leitura do ambiente: é necessário trabalhar com os recursos disponíveis e você precisa verificar o que tem na área a ser transformada.
Veja: O que tem plantado, se há plantas invasoras (gramíneas), quais as condições do solo (se é compactado ou não).

b) O que temos de ferramentas? Temos nossas mãos, saibam que a enxada retira milhões de organismos do solo que auxiliam na aeração e decomposição. Então ela só deve ser utilizada em último caso, por exemplo em áreas em que a Brachiaria sp. tomou conta.

Passo 1) limpeza: retire do local, todo lixo. Lixo neste momento são papeis, plásticos, latas, e inorgânicos em geral.

Passo 2) poda: Pode as plantas já existentes para que novos brotos apareçam, estas podas devem ser colocadas sobre o solo, para aproveitar o nitrogênio existente nos vegetais. Cuidado com podas radicais que podem matar ao invés de fortalecer;

Passo 3) proteção do solo: Se o solo estiver desprotegido, ou seja, com a terra a mostra, é necessário realizar forração. Isto pode ser feito com a poda de alguns galhos das plantas já existentes, com as gramínias retiradas, com palha provinda do corte de grama ou de folhas de árvores. Após proteger o solo, em pouco tempo você vai verificar que sua textura começa a mudar. Vai ficar mais fofo e as invasoras vão aparecer muito raramente.

Passo 4) adubação: acreditem, a urina diluída em água é um excelente adubo. Se a urina for de mulheres, dez partes de água para uma de urina são suficientes, e se for de homem, vinte partes de água para uma de urina. Espalhe a urina próximo aos locais onde serão plantadas as novas mudas. Em caso de plantas já no local, não aplicar em horários de sol forte e não molhar as folhas.
A cinza também pode ajudar, mas em pouquíssima quantidade para não acidificar o solo em excesso. Atenção só utilize cinzas se já houver disponível, não deve-se produzí-la somente para este fim.

Passo 5) plantio: o plantio pode ser realizado por mudas ou sementes. Por sementes, não há necessidade de abrir buracos no solo, somente afaste a camada de proteção (serrapilhera) e coloque a semente desejada. Por mudas, deve-se revolver uma área a partir do local da muda a ser plantada. Retire o saquinho sem desmanchar o torrão e coloque-o no nível do solo. Devolva a terra que retirou para abrir a cova sem apertar demais para não danificar as raízes. Veja aqui como plantar uma árvore.

Você pode pedir aos alunos que tragam mudas existentes em suas casas, assim todos vão sentir donos de um pedacinho do jardim. Cuidado: não exclua nenhuma muda trazida, todos devem ter seu espaço.

Na próxima semana, saiba como fazer uma horta mandala permacultural.
Fonte da Imagem: Ecocentro

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ciclo de Vida

Como abordar o ciclo da vida em uma perspectiva biológica sem diminuir a existência perante a morte?


Entender o ciclo da vida pode ajudar a aceitar a vida e a morte como fenômenos naturais necessários e imprescindíveis à existência.

Fase do ciclo da vida:

  • nascimento - a multiplicação celular nesta fase combinam-se com toda destreza e força, em um balé perfeito de desenvolvimento para a criação humana e anuncia-se a chegada de um novo ser ao mundo. Aqui vale lembrar do trabalho da mitose que mostra todo seu explendor de construção e o da meiose que já se fez presente na redução pela metade, da carga genética das células maternas e paternas.


  • Crescimento - o desenvolvimento celular nesta fase continua intenso e as produções químicas cerebrais aprimoram meio às emoções que se afloram em explosões hormonais e físicas construindo um complexo ser a cada dia.


  • Amadurecimento - agora o crescimento celular já é bem menor, ocorre mais no sentido de reparos e renovações do organismo. O processo mitótico continua sendo imprescindível para que o organismo se matenha.


  • Envelhececimento - A renovação celular torna-se mais lenta, muitos neurônios morrem e não são reproduzidos. As atividades físicas diminuem e o corpo começa a apresentar falhas no seu sistema, requereno mais cuidados físicos e psicológicos. Nesta fase muitas pessoas superam e contrariam as expectativas de vida estimada pelos tablóides de pesquisa e vivem mais do que o "esperado".


Morte - falência cerebral, limitação de existência... A única certeza que cada um de nós temos na vida, então aceitá-la não é uma condicional. No entanto, percebe-se muitas pessoas com medo de morrer e outras ainda, não ultrapassam o luto, por não aceitá-la e sofrem a perda mesmo anos após a separação do ente querido.


...Da chegada...à saída


Entender o Ciclo da Vida ajuda-nos a aceitar a vida e a morte como fenômenos naturais necessários e imprescindíveis à existência, pois a morte não é o fim, biologicamente falando é a mudança de cenário, um novo começo, onde os nutrientes que compõem o organismo voltam compor o ambiente nos seus aspectos bióticos e abióticos, mas agora em um outro cenário, estruturando as cadeias tróficas em um processo de retroalimentação.


Sugestão:
Os Referenciais Curriculares do Ensino Médio e Fundamental que abordam o Ciclo da vida, podem usar o documentário do Dráuzio Varela sobre o desenvolvimento humano.

Filmes: Estranho Caso de Benjamim Button

Viagem Fantástica com Dráuzeo Varela:

Amor e Sexo 1
Amor e Sexo 2
Aprendemos a falar 1
Aprendemos a falar 2
Chegando aos 40 anos 1
Chegarndo aos 40 anos 2
A velhice 1
A velhice 2

Eclesiaste 3. 1-8 "Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o próposito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou..."

Fonte Imagens: Spacosolaberto e Queziaoliveira

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Desvendando a Astronomia a partir da Primavera

Hoje (22-Setembro) inicia a Primavera, uma das 04 estações do ano! Sabemos que é a Primavera, a estação mais preferida dos enamorados e românticos, provavelmente das mulheres também... Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.
É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natur
eza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.

Mas, ao mesmo tempo que a Primavera chega, com ela um questionamento pode surgir...

Por que existem as 04 estações do ano?

Essa dúvida pode acontecer agora, ou quando os professores apresentam para suas turmas o tema: Terra e Universo, que no caso do Estado de Mato Grosso do Sul é aplicado para o 6º ano. Conteúdo este que é revisto e remodelado em outros anos também pela disciplina de Geografia. É claro que algumas vezes as dúvidas não estão a cerca da Primavera, Verão, Outono ou Inverno. E sim, dos movimentos realizados pelo Planeta Terra e outros encontrados no sistema solar.

Boa estratégia é tornar o conteúdo mais palpável. Como? Já que é uma explanação baseada em teorias, apresentadas há muitos séculos, e que os alunos não têm a possibilidade de vislumbrar.
A maioria de nossas escolas e cidades não possuem planetários e telescópios que facilitariam o aprendizado.


O concreto aparece com a apresentação de vídeos, pois neles os movimentos são apresentados de maneira eficiente. Trazendo do pensamento das crianças, que pode estar deturpado pelo seu próprio imaginário, à imagem científica.

Muitas vezes pensamos que alguns temas são mais relevantes. E em outras, subjulgamos nossos alunos ao afirmar que são pequenos demais para a explanação, articulação e apresentação do tema - no caso Astronomia.

O fato é... Eles são capazes, basta apresentarmos atividades facilitadoras, efetivas e como alguns autores definiriam: lúdica.

Nesse contexto, apresento para vocês alguns vídeos que podem trazer a temática através de sons e imagens, cabendo ao professor a transmissão dos conceitos e possíveis esclarecimentos:

Descrição dos Planetas - Revista SuperInteressante
Movimento de Rotação e Translação - Explicação científica
Movimento de Rotação e Translação (2) - Em Inglês - Boas imagens e movimentos
As 04 Estações - Imagens e música de Vivaldi - Sensibilização

#FicaDica

Se você precisa baixar vídeos do Youtube, recomendamos o aTube! Ele é fácil e prático, clique aqui para baixá-lo.

Fonte Imagens: Aceav e Escolas.Trendnet

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Você faz xixi no banho?


Quem ainda não viu na TV ou na internet a campanha lançada pela ONG SOS Mata Atlântica: Xixi no Banho? Acho que todos conhecem. Muitos são a favor outros contrários, mas certo é que a campanha chegou à mídia de massa: a TV aberta. A Fundação SOS Mata Atlântica inicia segunda fase da campanha com animação que faz referência a filmes, desenhos e nomes como Gandhi e Alfred Hitchcock.

Para quem não viu, segue o vídeo da campanha na TV:




Visualize também o folder e o Jingle:



Tem uma enquete no Blog Ambiente Brasil que pergunta:
  • Você faz xixi no banho? Veja os resultados no blog e vote também!
Pesquisando na internet é fácil encontrar quem faça bom humor com a polêmica campanha, veja um exemplo aqui. Seguindo a onda do humor, até novas campanhas surgiram...:S

Encontramos muita crítica também: vale a pena ler algumas, como este comentário que vi no Fernand Alphen's Blog:

"Mais importante do que economizar no xixi, é não desperdiçar água com lavagem de cabelos compridos, ainda mais se forem tingidos. Tintura, xampu, condicionador, creme, etc gastam MUITO mais água do que as mijadinhas somadas ao longo do dia. Isso a turma ecoterrorista não percebe. Corte zero seria mais adequado para esses nazistinhas. Além disso, há menos risco de disseminar porquinhos pelo espaço urbano.”

Sugestões de algumas leituras interessantes:

Reflexão: Mas e nós professores...o que pensamos sobre esta campanha? Este assunto é abordado em sala de aula? Houve repercussão da campanha na escola? E mais ainda: as pessoas mudam seus hábitos a partir de uma campanha divulgada nas mídias?

domingo, 20 de setembro de 2009

Links da Semana



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10 mitos que já foram comp
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COINTA realiza evento "Salve o Taquari, preserve o Pantanal"
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Ilusão de ótica fantástica
Criatura estranha encontrada no Panamá

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Pílula e Camisinha contra o Aquecimento Global
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10 mentiras que você
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INTERESSANTE
Crateras da Lua estão entre lugares mais frios do Sistema Solar
Como escrever poesia
Cogumelos que brilham no escuro
O que está dentro de uma lâmpada "econômica"
Fraqueza no cromosso Y é relacionada a anomalias sexuais
Lineu e seu legado - InglÊs


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Os 10 animais mais fofos do mundo
Você já comeu a Amazônia hoje?
Robô com movimentos de gafanhoto
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sábado, 19 de setembro de 2009

O estreito entre o emocional e o genético

Corpo, estrutura física que hospeda a alma.
Alma, parte motriz que impulsiona as atividades físicas e emocionais = Mente.

O corpo e alma são elementos inseparáveis e não tem como dizer que um não interfere no outro , dado que a medicina admite quando usa placebo e constata a cura e/ou melhora significativa de muitos pacientes e ainda, considera a fé um dogma importante na recuperação de pessoas em tratamento.

Dizer que uma doença é só de origem genética ou só de origem emocional é desconsiderar a complexa combinação, alma e corpo.

Construimos muitas coisas na mente, inclusive a cura e a força, e por que não, considerar a cura emocional das doenças, mesmo que seja o câncer? A questão é como chegar neste ponto e quem hoje esta preparado para este tipo de tratamento? Não desconsidero aqui o tratamento alopático.

As pesquisas.... apontam que algumas doenças são de origem genética, tais como: arritmias cardíacas (dentre outras de origem coronárias), câncer e diabete, porém há pessoas da mesma família que não manifestam a doença.
Mas na atualidade algumas frentes do meio científico passaram a "predestinar" famílias para adquirir a doença devido sua história genealógica. Ter uma repetição de um determinado mal é condená-lo a ser um doente em potencial. Científico, sim, porém, cruel. Penso que se há aceitação conformista desta afirmativa em nossa vida, isso é no mínimo, muito danoso e prejudicial ao corpo e à mente.

Como dizem: Ah! Minha família é propensa à diabete, câncer e outros... é genético!! E fica por isso mesmo.

Não foi para isso que os estudos genéticos se prestaram. Para o conformismo, mas para que as pessoas se precavecem. E a mente precisa ser uma aliada neste processo e não um centro de admissão de um mal que vai chegar ou que é natural em uma determinada famíla.

- "Você pode morrer disso...ou daquilo."


A reportagem na Revista Cláudia admite que as doenças coronárias podem ser de origem emocional, porém quanto a origem do câncer oriunda desta mesma forma admite-se ser pouco provável. Gostaria de observar que as emocões se passam na mente por produções químicas logo, com todo respeito à reportagem da Revista Claúdia, não considero que o câncer tenha pouca probalidade de ser um envenamento emocional, porém, concordo com a reportagem que não se pode atribuir culpa ao enfermo, achando que todo mal é de fundo emocional, acredito sim que vários fatores: físicos, psicológicos e ambientais, contribuem para o desequilíbrio do corpo.

Acreditar que a cura é possível já é um passo terapêutico. E para quem tem medo, por ter muitos casos na família ou porque se acha em um grupo de risco e quer se precaver procurando sarar suas emoções, os centros terapêuticos são boas opções: neuróticos anônimos, alcóolicos anônimos, mulheres que amam demais e outros.

Sugestão:

Igreja Batista Ágape

Salmo 121. 1-3
Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará...

O ser humano não foi criado para viver isolado, não combina com nossa natureza.

Preciso de outras mãos para desatar meus nós, preciso de teus dedos, preciso de nós. (Laila Chaffe)

Imagens: Diálogos Políticos e Scientific American

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Darwin: muito famoso e pouco lido

A Revista Ciência Hoje publicou em 2008 um texto com o título Darwin: muito famoso e pouco lido.

Apesar de não ser um texto atual, a discussão continua sendo. Mas e a popularização das pesquisas de Charles Darwin, como ocorre?


Como são transmitidas suas idéias nas mídias de massa? E nas escolas?




Assisti uma reportagem que me fez refletir sobre "a fama de Darwin". Eliana, do SBT tem em seu programa um especial nas Ilhas de Galápagos. Em sua exibição, no dia 07 de setembro de 2009, um repórter foi às ruas perguntar: você sabe quem foi Charles Darwin? Quem assistiu presenciou todos os tipos de respostas: Charles Darwin foi descobridor da lâmpada, artista, um inventor, etc. Nenhuma resposta relacionada realmente à sua linha de pesquisa. Ponto!

O que se têm falado de Darwin então?

Este ano a Revista Veja publicou a matéria de capa: Uma guerra de 150 anos - Por que Charles Darwin não conseguiu expulsar Adão e Eva dos livros escolares(página 72 a 83). Um trecho da revista afirma que "as idéias revolucionárias do naturalista inglês, que nasceu há 200 anos, são os pilares da biologia e da genética e estão presentes em muitas áreas da ciência moderna."

Quando dizemos que as idéias de Darwin são pilares da biologia, podemos afirmar que a teoria da evolução aceita atualmente é baseada em suas pesquisas? Muitas pessoas tentam diminuir a credibilidade da teoria evolucionista enfatizando os "erros" de Darwin. Qual seria então o entendimento sobre o assunto?

Muito interessante este trecho do Ciência Viva sobre o "erro" em ciência: "Criou-se uma ideia de que o cientista é isento de erro, uma espécie de ser privilegiado que apenas trilha pelos atalhos do rigor e da exactidão. Criou-se a ideia de que o erro é inimigo da ciência. Essa aversão pelo erro é o mais grave dos erros. É vital errarmos, e devemos afastar o medo de errar. Devemos manter o gosto por experimentar, mesmo cometendo falhas".

No blog Você que é biólogo também é abordado este assunto: "Em 2009 a teoria da evolução pela seleção natural de Charles Darwin completa 150 e se mantém como a mais importante descoberta da biologia. Durante todos esses anos, ela foi testada com todo o rigor do método científico (e da lei) por ilustres defensores e ferrenhos opositores, e em todas as vezes, mostrou sua importância. Sim, algumas idéias de Darwin não estavam corretas."

Em sala de aula acentuamos a idéia de que cientistas não "erram"? O que seriam esses "erros" na teoria evolucionista?

O que sabemos sobre evolução advém de leituras e estudos? Ou apenas da fama de Darwin, sem embasamentos teóricos?

Reflexão: qual a distorção que você percebe na imagem, da evolução do homem, usada neste post? Para contrapor...observe outra imagem clicando aqui. Qual das imagens encontramos nos livros didáticos?

PS: esta postagem tem continuação...


Créditos da imagem Interney.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Uma floresta de Cerrado

Você conhece o Cerrado sul mato-grossense?

Se vier a Campo Grande, não deixe de conhecer o Parque Estadual do Prosa, localizado em região urbana, é um fragmento deste Bioma, junto ao Parque dos Poderes.

O Parque Estadual do Prosa é uma Unidade de Conservação que possui 135 hectares, onde estão as nascentes de três córregos que fluem por Campo Grande. O Desbarrancado, o Joaquim Português e o Prosa.

Acreditem se puder o córrego Prosa, dentro do Parque possui águas límpidas e puras. Ele é formado pela junção de dois córregos, Desbarrancado e Joaquim Português, que é a idéia principal do símbolo do Parque.

Infelizmente, por estar localizado em região urbana o Joaquim Português sofre com assoreamento e em dias de chuva é agredido com o escoamento da sujeira do asfalto que por meio das bocas de lobo adentram e sobrecarregam a sua nascente.

Ao visitar o Parque do Prosa, você pode apreciar a beleza da flora e da fauna do Cerrado. É possível encontrar cutias, mutuns-de-penacho, araçaris, surucuás, udus-coroado, saís, veados, saguis, jararacas, jibóias e sucuris. Você vai estar rodeado de árvores como angicos, copaíbas, jequitibás, ipês, sangra d'aguas, cedro, aroeiras, figueiras mata-pau, etc.

Não se sinta inseguro, pois o passeio é acompanhado de guias treinados para agir frente ao aparecimento de qualquer animal e algum imprevisto que possa ocorrer.

No meio do passeio há uma parada onde pode-se fazer piquenique apreciar a beleza e a calma do Desbarrancado antes de ir ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres - CRAS.

O CRAS recebe animais silvestres vítimas de atropelamento, queimadas, tráfico e qualquer tipo de maus tratos, reabilitando-os e devolvendo a natureza sempre que possível. O cenário que encontrarás é triste e reflete as ações antrópicas no meio, porém é um ótimo local para se trabalhar a Educação Ambiental.

Após a ida ao CRAS, voltarás pela trilha e conhecerás a junção dos córregos e o nascimento do córrego Prosa onde se despedirá já com saudades do Parque Estadual do Prosa.

Vale a pena:
Agende uma visita: (67) 3326-1370

Imagem: Capital News

terça-feira, 15 de setembro de 2009

CSI: Miami e Cold Case no Ensino de Ciências

Tanto a tecnologia quanto a ciência estão constantemente em mudanças, novos conceitos, técnicas reformuladas e métodos novos são introduzidos nas mídias. Pensando nisso é necessário apresentar o conteúdo "Hipóteses, teorias e leis científicas" de maneira a facilitar o entendimento, mas que seja científico, para que os estudantes compreendam a necessidade e importância do tema.

Muitas vezes, o tema fica confuso, difícil e até mesmo chato para os alunos, já que não vivenciam todas as etapas do processo e até se questionam: Mas como os pensadores, cientistas e teóricos chegaram a tais conclusões?

Nesse sentido Pimentel (2006), afirma que a ciência não é um processo mágico e inacessível, pessoas com o mínimo de formação básica podem compreender muitos fenômenos cotidianos. Mas segundo o autor, para que isso ocorra, se faz necessário instigar a curiosidade e o senso de observação.

Gosto muito de seriados que retratam a Biologia Forense. Há muitos deles espalhados pelas TV aberta e paga. Com eles podemos retratar o conteúdo, já que os estudantes provavelmente assistem, ou já ouviram falar. Os episódios demonstram a investigação, a perspicácia e inteligência dos cientístas que trabalham contra o crime.

A utilização desses vídeos na sala de aula pode ser confirmada pelos autores, Yamazaky e Yamazaky (2006): o ensino através de Metodologias Alternativas é mais uma ação que complementa a prática cotidiana de professores do que um abandono de práticas anteriores. Os autores afirmam ainda, que o ensino através de brincadeiras, jogos, desafios etc., parecem provocar aprendizagem de forma mais eficiente, no sentido de que os estudantes, além de mostrarem-se dinâmicos quando em meio ao processo, mostram-se também dispostos a continuar a aprendizagem mesmo que em outros contextos, algumas vezes motivados a discutirem sobre assuntos referentes às ciências em lugares como restaurantes, bares, praças, algumas vezes prosseguindo os estudos em cursos mais avançados.

Além da utilização das mídias (vídeo - TV e Internet) para apresentação do conteúdo e exemplificação podemos também utilizá-los como atividade, solicitando aos alunos que em grupos promovam o seu próprio vídeo, nele os alunos/personagens desenvolveriam todas as etapas de uma investigação, problematização, argumentação e conclusão de suas hipóteses.


#FicaDica:
WebArtigos - Utilização dos seriados no Ensino de Ciências
CSI: NY - Episódio demonstrando utilização de técnicas forenses e biológicas
Cold Case - Black - Episódio que demonstra perspicácia e inteligência para descobrir crimes e mortes antigas

Imagens: AmoSeriados

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Qual o limite da vaidade?

Esse vídeo mostra o que uma pessoa é capaz de fazer pela "beleza". Mas quando falamos de beleza podemos nos questionar: quais são os padrões que definem o belo?


Sabemos que a indústria cosmética cresce mesmo com a crise econômica...O famoso mercado da vaidade né?

Até que ponto a vaidade é saudável?





Uma boa discussão para a sala de aula: por que as pessoas valorizam tanto a estética, gastando muito dinheiro e tempo buscando a "perfeição", mesmo que isso prejudique a saúde?



Sugestão de Livro: Quero ser belo


Reflexão: Quais as doenças relativas ao excesso de vaidade? Como podemos trabalhar este tema em sala de aula?

domingo, 13 de setembro de 2009

Links da Semana


CURIOSIDADES

Chocante: garota de um ano aparece "grávida" na China
MSN e seus nicks
Como é feito o Leite em pó
Você sabe o que é dedução?

INTERESSANTES
Bem-vindos A Edublogosfera
Dia 11 de Setembro: "Dia do Cerrado"
Medida Despenalizadora
Genes sintéticos e Bioterrorismo: como evitar um novo 11 de setembro?!
A menina de 70 cm

CHARGES
Lenhador
O que fazer com isso?
Nada como um bom passeio
Lixo Espacial

POLÊMICOS
Você sabe o que é BULLYNG?
Aquecimento Global é um mito que ameaça a liberdade
TV Globo e Folha de SP normatizam uso das mídias sociais aos seus funcionários
Censura à vista

TECNOLOGIAS
A internet pode ser destruída?!
Homens-Robô: Exoesqueleto
Espelho Interativo
Revista Dicas Info: Entenda o Twitter - Ebook

BLOGS/SITES
Carta na Escola
Revisitar a Educação
Ciência Brasil
Oficina de Educação
Sociedade Brasileira de Genética: Ebooks
Plantas raras do Brasil: Ebooks

VÍDEOS

A era da estupidez
Aquecimento global: enterrar o CO2 poderá ser a solução?
Energia Estática: inofensiva?!

SUSTENTABILIDADE
Floresta Vertical
Aprenda a reutilizar coisas velhas
Manual da Etiqueta Sustentável


IMAGEM
Dez bandeiras feitas com comida
Animais Albinos
Predadores que caçam presas maiores que eles
Cidade Anfíbia auto-suficiente

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CIMASA
Revista Dirigida

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sábado, 12 de setembro de 2009

Você acredita em uma aprendizagem significativa através da EAD?

Os cursos, as graduações e as especializações à distância estão crescendo e ganhando espaço nas mídias e os mais variados profissionais estão apostando enste tipo de aperfeiçoamento. Você acredita em uma aprendizagem significativa através da EAD?


Não, o tempo não é suficiente, já que a maioria dos cursistas possui jornada de trabalho e realiza as atividades somente nos finais de semana. (04%)

Não, é só uma maneira de obter certificação e maior pontuação em provas de títulos. (10%)

Sim, as instituições utilizam bons profissionais para a tutoria, facilitando a aprendizagem. (12%)

Sim, é uma boa opção para quem está em região com poucas instituições de ensino. (29%)

Talvez, porque essa a modalidade exige que o estudante controle seus horários, quer dizer, seja autodidata. (43%)

Mariano Gaco afirma que a EAD pode servir para diminuir as distâncias físicas graças ao uso das novas "tecnologias interativas" e com isso fazer com que mais alunos tenham acesso a formação. Além disso ele também ressalta a importância da auto-aprendizagem propiciada pela EaD, ao dizer que " ao ter à sua disposição diversa quantidade de informação, porque não é apenas lerem e terem acesso a sites de Internet, é também ter a possibilidade de comunicar, fazer perguntas, interagir com outros [alunos] que estão na mesma circunstância ou que sabem mais".

A Educação a Distância (EAD) é considerada, segundo o decreto Decreto-Lei n° 2.494, de 10/2/1998 como, “uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados (...)”. O cenário atual da EAD vem passando por transformações a partir de um contexto de mudanças de valores, em que a diversidade cultural é presente, tendo um significado maior em sua contextualização, de saberes e conhecimentos, assumindo um papel importante na sociedade vigente, na qual a globalização gera uma necessidade de comunicação e informação sem fronteiras.

Conheça os 10 mandamentos do aluno de EaD...

Leia também o artigo de Voigt e Veiga: Investigando o papel do professor em cursos de educação à distância


Fonte da Imagem: EcosDoTocantins
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