quinta-feira, 30 de julho de 2009

Recicle sua atitude, separe seu lixo!


“Talvez toda essa atividade humana multifacetada em benefício da vida não apareça nas manchetes dos jornais, mas para nossa descendência será mais importante do que qualquer outra coisa que fizermos. Se haverá um mundo digno de se viver para aqueles que virão depois, será porque conseguimos promover a transição de uma Sociedade de Crescimento Industrial para uma Sociedade de Sustentação da Vida. Quando no futuro, as pessoas estudarem este momento histórico, perceberão, talvez com mais clareza do que podemos ter hoje, como foi uma época revolucionária. Provavelmente, irão chamá-la Era da Grande Virada.”(Trecho do livro “ Vida como GAIA”)



Já passou da hora de descolarmos nossos bumbuns das cadeiras e agirmos. Chega de reclamações, lamentações e tititis que não levam a lugar algum.

“Vamos agir em defesa da vida na Terra. Estamos chegando no momento desta Grande Virada. Uma das estratégias com certeza é a promoção de campanhas pedindo leis que amenizem os efeitos da poluição, da pobreza e da perda de hábitat, etc.

Quero utilizar este espaço hoje para divulgar a campanha organizada por educadores ambientais das bacias hidrográficas dos rios Miranda e Apa que contará com uma ação simultânea em pelo menos 17 municípios.

Recicle sua atitude, separe seu lixo! Com este slogan e uma proposta coletiva feita por 100 representantes da comunidade escolar, prefeituras, Ongs, universidades, lideranças populares e gestores ambientais o objetivo sensibilizar a opinião pública para o desafio da gestão participativa e a destinação final do lixo.

A principal ação da campanha acontece dia 27 de agosto, ao mesmo tempo, às 9:00h da manhã, nos municípios de Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Miranda, Ponta Porã e São Gabriel D´Oeste além de novas cidades que aderirem à campanha.

Em locais públicos como praças, canteiros ou escolas as pessoas estarão vestidas com camiseta ou outra peça de roupa da cor verde. Os materiais recicláveis, separados durante cerca de um mês, formarão um monte, que receberá um abraço coletivo na mesma hora e minuto (9:00h). O ato simbólico, além de criar uma imagem de impacto, expressa o olhar da educação ambiental para a responsabilidade de toda população na gestão dos resíduos sólidos. Os recicláveis serão doados a uma cooperativa ou associação de trabalhadores local.
A campanha foi motivada pela preocupação dos alunos do Coletivo Educador com a situação dos lixões nas bacias dos rios Apa e Miranda, além da necessidade de promoção de atitudes para redução da geração de lixo. Resíduos sólidos foi o tema mais votado pelos alunos para desenvolvimento de uma campanha de comunicação e educação ambiental.

Participe você também,
Confira as datas de lançamento da campanha e do ato público:

Anastácio
Início da campanha: 10 de agosto - 19:00h - Câmara Municipal de VereadoresAto público: 27 de agosto - 9:00h - Praça Garibaldi MedeirosMais informações: Secretaria Municipal de Educação, com professora Severina Pereira Salim, fones: (67) 3245 1389 ou 9215 2118, e-mail: sevesalim@gmail.com


Antônio João
Início da campanha: 14 de agosto - 12:30h - sintonize a Rádio Novos Tempos FMAto público: 27 de agosto - 9:00h - Praça Municipal Carolina PenzoMais informações: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com Jaime, fone: (67) 3435 1212.

Aquidauana
Início da campanha: 17 de agosto - 9:00h - Praça dos EstudantesAto público: 27 de agosto - 9:00h - Praça dos EstudantesMais informações: Gerência de Produção e Meio Ambiente, com Junior, fone: (67) 3241 5874, e-mail: geprod.ma@gmail.com

Bandeirantes
Início da campanha: 28 de julho - 15:30h - Câmara Municipal de Vereadores, com transmissão ao vivo pela rádio FM 98,5Ato público: 27 de agosto, 9:00h, Praça Joaquim Pedro de CamposMais informações: Secretaria Municipal de Produção, Turismo e Meio Ambiente, com Jucilene Serpa, fone: (67) 3261 1203 - ramal 225, e-mail: jileneserpa@hotmail.com / ou Viviane Gasparetto, fone: (67) 9644 8329, e-mail: vivigasparetto@hotmail.com e vivi_gasparetto@yahoo.com

Bela Vista
Início da campanha: 14 de agosto - 8:00h - auditório do Cine São JoséAto público: 27 de agosto - 9:00h - Praça Rubens Alberto Aboot (Praça da Biblioteca)Mais informações: Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, com Junior, fone: (67) 3932 1012, e-mail: juniorbv@top.com.br

Bodoquena
(data e local a confirmar)Início da campanha: 14 de agosto - 19:00h - Câmara Municipal de VereadoresAto público: 27 de agosto - 9:00h - Praça da LiberdadeMais informações: Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, com Mario, fone: (67) 3268 1374, e-mail: mbrothers025@hotmail.com / Secretaria Municipal de Educação, com Eraldo, fone: (67) 3268 1210, e-mail: erajuso@hotmail.com

Bonito
Início da campanha: 28 de julho - 19:30h - Câmara Municipal de VereadoresAto público: 27 de agosto - 9:00h - Unidade de Processamento do Lixo (UPL) de BonitoMais informações: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com Edmundo Costa Júnior, e-mail: semabonito@yahoo.com.br , fone: (67) 3255 3316.

Campo Grande
Início da campanha: 29 de julhoAto público: 27 de agosto - 9:00h - Praça do Rádio ClubeMais informações: Secretaria de Estado de Educação (SED-MS), com Cíntia, fone: (67) 3318 2341, e-mail: cintiaeducadoraambiental@hotmail.com ou Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), com Cleide, fone: (67) 3318 7777, e-mail: cleide@sanesul.ms.gov.br , site: http://www.sanesul.ms.gov.br/

Corguinho
Início da campanha: 31 de julho - 9:00h - Câmara Municipal de VereadoresAto público: 27 de agosto - 9:00h - Praça CentralMais informações: Secretaria Municipal de Ação Social, com Aline, fone: (67) 3250 1012, e-mail: alinevandercleia@yahoo.com.br

Corumbá
Início da campanha: 4 de agosto - 18:30h - Fundação O BoticárioAto público: 27 de agosto - 9:00h - Jardim da IndependênciaMais informações: Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Corumbá, com Fátima ou Shirley, fone (67) 3907 5307 e 9955 7773, e-mails: semac05@yahoo.com.br e fatimaseher@yahoo.com.br

Dois Irmãos do Buriti
Início da campanha: 4 de agosto - 9:00h - PETIAto público: 27 de agosto - 9:00h - canteiro central ao lado da rodoviáriaMais informações: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, com Flávia, fone: (67) 9229 2425, e-mail: meioambientedib@gmail.com

Guia Lopes da Laguna
Início da campanha: 30 de julho - 19:00h - Câmara Municipal de VereadoresAto público: 27 de agosto - 9:00h - Praça da CohabMais informações: Departamento de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico, com Wilson ou Orides, fone: (67) 3269 1081 ou 9636 0996, e-mail: wilsonacosta@bol.com.br e orides_soares@hotmail.com

Jaraguari
Início da campanha: 11 de agosto - 9:00h - Câmara Municipal de VereadoresAto público: 27 de agosto - 9:00h - Praça MunicipalMais informações: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, com Gilmar ou Luis Alberto, fone: (67) 3285 1359, e-mail: jaraguari.12.sematur@hotmail.com

Jardim
Início da campanha: 29 de julho - 8:00h - Centro de Atendimento ao Turista (CAT)Ato público: 27 de agosto - 9:00h - Praça do EncontroMais informações: com Antônio Carlos Piazer, fone: (67) 9917 2160, e-mail: carlos_piazer@hotmail.com e Fernanda Pinheiro, fone: (67) 3251 1799, e-mail: fdpinheiro@hotmail.comA Comissão Local do Coletivo Educador também promove ciclo de palestras sobre o lixo, orienta sobre a coleta seletiva e apresenta a peça teatral O valor que o lixo tem.

Miranda
Ato público: 27 de agosto - 9:00h - Praça Agenor CarrilhoMais informações: Regina Duarte Massuda, e-mail: reginamassuda@gmail.com e Ronaldo da Silva, e-mail: tralgeo@yahoo.com.br

Ponta Porã
Início da campanha: 4 de agosto - 9:00h - no anfiteatro da Prefeitura MunicipalAto público: 27 de agosto - 9:00h - Praça Lício BorralhoMais informações: Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, com professora Wandi Mara, fone: (67) 3926 6763 e 9929 0488, ou com Theo, fone: (67) 8405 1566, e-mails: theo@hotmail.com e wandimara@hotmail.com- De 14 a 27 de agosto a Ong IIBC também promove atividades em escolas.

São Gabriel do Oeste
Início da campanha: 28 de julho - 9:00h - Câmara Municipal de VereadoresAto público: 27 de agosto - 9:00h - Parque EcológicoMais informações: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com André Bortoli, fone: (67) 3295 1405, e-mails: sde.andre@saogabriel.ms.gov.br / e Maribel Muniz, fone: (67) 3295 3044, e-mail: maribelmuniz@terra.com.br- Além de palestras, a Comissão Municipal do Coletivo Educador prepara uma exposição de artesanato confeccionado com produtos reciclados e reutilizados.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Futebol é assunto para o 9° ano?!?

Fiquei pensativo ao ler a reportagem da saída do Cuca, técnico do Flamengo. É sou flamenguista!


Percebo que a carreira de um técnico de futebol é bem volúvel. Enquanto está vencendo é ovacionado pela torcida, já quando empata ou sequencia derrotas, é substituído.

Mas o assunto aqui é o futebol na sala de aula, e não “meu” Flamengo hehehe.

Será que algum aluno sabe te responder por que as chuteiras possuem cravos? Por que elas não são lisas, ou semi-lisas, como a maioria dos sapatos?

O gramado dos campos de futebol pode oferecer riscos à segurança dos jogadores, principalmente quando eles correm rumo ao gol. A grama, geralmente Bermudas (Cynodon dactylon) quando atritada, libera porções de sulcos deixando mais liso o chão. Os cravos das chuteiras perfuram assim o solo, deixando mais firmes os passos dos jogadores, ou seja, aumentando a pressão que o jogador exerce no solo, e porque também não pressão que o solo exerce na chuteira (3ª Lei de Newton).

Os jogadores utilizam bastante a ação e a reação, principalmente quando fazem a marcação corpo-a-corpo. E quando, pra alívio, o jogador se vê diante da grande área, impulsiona-se, concentra-se e chuta com toda sua força esperando que ela atinja a rede.


A bola desenvolve uma trajetória, e está sujeita às forças aerodinâmicas causadas pela pressão e viscosidade do meio, como a força de arrasto e a força de sustentação. Por isso a bola utilizada no futebol não pode ser lisa.

E quando a bola está parada? No fundo do gol? O que movimenta agora é a rede e escuta-se a galera gritando: meennnngoooo, meeengoooo...

Foi nesse momento em que a bola retornou ao repouso, já que antes estava com velocidade, mas esta sendo diminuída aos poucos pelo atrito. O que gerou o movimento na bola? A ação de alguma força, pois seguindo orientações da Inércia, sozinha ela ainda estaria no meio do campo.

Agora quando os alunos te questionarem sobre futebol, diga-lhes que há mais condições para o jogo, do que somente a contratação do Ronaldo fenômeno rsrsrs


IMAGEM EXTRAÍDA DO SITE SEMIPRONTA.

sábado, 25 de julho de 2009

Links da semana



O Biosfera apresenta neste espaço links relacionado às Ciências e Biologia... Leia, use e divulgue:

- Imagem
Saúde Globalizada
Eclipse Lunar
Homem na Lua

- Charge
Charge Gripe Suína
Aprendendo com as charges
Gripe A X Dengue


- Quadrinhos
Cidadania
: quadrinhos.

- Blogs/Sites
Visitante Curioso: seja um também!
Novo Enem: entenda o que mudou!
Gripe Suína: informações no blog.
Neurônios: atualizando os neurônios com o twitter.
"Gripe Suína": modelo matemático para a gripe.
O que é Educação Ambiental?
: por VivoVerde.
O que fazer com garrafas PET? : sugestão no blog Rastro de Carbono.

- Experimentos
Bafômetro: faça você mesmo este experimento!

- Curiosidades
Como funciona a comunicação por rádio: leia na Revista Nova Escola.
Truques para o consumidor gastar mais: veja a análise na Revista Mundo Estranho.
Como Michael Jackson ficou branco: segundo a Revista Super Interessante.

- Comportamento
Atração: o que é uma pessoa atraente? Os homens concordam as mulheres não.

- Tecnologias
Bioarquitetura: a arte de construir com respeito à vida.
Orkut: uso educacional.
Mesa Solar: para obtenção de energia do sol.

- Polêmicos
Homem na Lua: saiba a opinião do blog Obvius.
Transgênicos: leia a reportagem com Antônio Inácio Andrioli.
Clonagem de animais extintos: apresentada na Revista National Geographic.

- Vídeos
Homem na lua: sim ou não?
Cosmos: As margens do oceano cósmico
Sensibilização ambiental
A importância da boa alimentação
Não existe gente feia e sim pobre
O método científico


Fonte: imagem extraída do Vivatux.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Gripe A

A Gripe Influenza A está se espalhando rápido no Brasil, por isso segue algumas orientações, ressaltando que é uma doença que tem como consequência uma variante do vírus H1N1. A transmissão dessa gripe ocorre por intermédio do contato, direto ou indireto, com uma pessoa infectada, geralmente por meio das mãos e de objetos contaminados.

O
contágio ocorre pelas vias aéreas, e o vírus também se espalha pelo ar ambiente. A contaminação pela carne suína está descartada.
Sintomas da gripe: os sinais são semelhantes aos da gripe comum, porém, mais agudos e com febre acima de 38° C, moleza, falta de apetite, tosse, coriza clara, garganta seca, náusea, vômito, diarréia, dores de cabeça, irritação nos olhos, dor muscular e articular.

As principais recomendações:

- Evitar: lugares lotados, espaços fechados, automedicação e pessoas doentes.

- Procurar o médico, ao menor sinal de gripe.

- Lavar as mãos com água e sabão com frequência.

- Espirrar no braço, acima do cotovelo, em vez de fazê-lo nas mãos.


Caso apresente alguns desses sintomas, procurar um Posto de Saúde.


Informações no site do Ministério da Saúde e no portal da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

Imagem extraída do site
Fotolia

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Divulgue seu trabalho!


O Biosfera abre espaço para você professor! Publicaremos semanalmente atividades enviadas por você!


Pensando na interação que deve existir entre bons profissionais da Educação lançamos a campanha:





Divulgue seu trabalho!


Se você fez um projeto para a melhoria da sua escola...
Desenvolveu atividades que motivaram os estudantes...
Quer compartilhar suas experiências e assim enriquecer nossa metodologia e práticas...
Participe!


Veja os critérios para a publicação:


• Release digitado em Fonte Verdana, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e até 3000 caracteres (com espaço);
• nome completo do professor e da escola onde realizou o trabalho;
• 03 fotos, no máximo, em formato JPG dos alunos e/ou professores realizando atividades e não “poses”;
• autorização preenchida e assinada pelo responsável dos alunos participantes.



Observação: O modelo da autorização está conosco, envie-nos um email solicitando e encaminharemos.


Seu trabalho será publicado assim que recebermos pelo e-mail: biosfera.ms@hotmail.com

IMAGEM EXTRAÍDA DO SITE COLÉGIO PIAGET

domingo, 19 de julho de 2009

Quantos "erres" você trabalha?



Lendo o texto "Três erres" e mais alguns devemos parar e pensar: Como eu tenho abordado o tema Lixo nas minhas aulas? Como tem sido meus projetos? Focados no último R que é da Reciclagem? Ou eu realmente levo meus alunos a repensar suas atitudes diárias para diminuir o lixo?


Quantos e quais são os "erres" que devo trabalhar?

Se você pesquisar, a maioria dos textos versam sobre 03 erres, mas encontramos alguns autores que defendem mais erres, como Leonardo Boff que fala dos 04 erres e ainda outros que discutem os 05 erres. O mais importante é não focar a abordagem das aulas e projeto no lixo e sim nos nossos hábitos diários que geram lixo.


Cabe aqui falar também da importância dessa discussão desde a educação infantil, como mostra este blog sobre os Cinco Erres, e mais ainda que o assunto não seja trabalhado apenas nas disciplinas de Ciências e Biologia e sim que seja abordada perpassadando todas as disciplinas como diz a Lei da Educação Ambiental:

Art. 2° A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.


Cuidado também na conceituação de alguns termos. Tenho visto projetos que na escrita diz que trabalhou com reciclagem, mas quando você observa as atividades desenvolvidas, na verdade, foi trabalhado a reutilização de materiais diminuindo assim os resíduos que iriam para o Lixo. Além dos erros nas conceituações, ao trabalhar com o tema lixo, não podemos abordar dissociados os "erres", pois os mesmos se encontram intrísecos nos hábitos cotidianos, sendo assim necessário elaborar atividades onde o estudante possa verificar a necessidade da mudança de atitudes em seu dia-a-dia.


Atividades pontuais, como desfiles com roupas "recicladas" (de novo reafirmo o udo indevido do termo, sendo o certo roupas com materiais "reutilizados"), servem para talvez tentar sensibilizar as pessoas no momento, mas devemos tomar cuidado para que o objetivo não se perca, e estas tornem-se apenas um desfile, um evento e nada mais.

O que você acha de atitudes como estas?
- Três erres: tênis é reaproveitado por designer
- Reutilização de skates usados
- Publicações sobre Reciclagem
- Embalagens - Tendências da responsabilização ambiental


Fica aqui a reflexão: quais atividades eu posso desenvolver em sala de aula para que o estudante modifique seus hábitos gerando menos lixo?


Foto retirada do Blog do Jogo Limpo

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Atividades pontuais repercutem de forma positiva sobre a comunidade escolar?



Resultados da enquete:

  • Sim, mas devem ser complementadas no dia-a-dia. (38%)
  • Não, não trazem resultados positivos. (33%)
  • Somente chama atenção para os problemas socioambientais. (16%)
  • Sim, pelo menos sensibilizam os alunos e os funcionários. (11%)



Segundo o Fórum Mídia e Educação , publicado em 2001, comunidade escolar é o conjunto de pessoas envolvidas diretamente no processo educativo de uma escola e responsáveis pelo seu êxito. São exemplos, a comunidade local e a família.


Seguindo essa linha, devemos pensar que a Educação Ambiental quando desenvolvida na escola de maneira integral, ou seja, para toda a comunidade escolar e não somente pelos professores de ciências e biologia e para suas turmas surte mais efeito.


Desta forma, trabalhar a Educação Ambiental em datas comemorativas, como: Dia da Água, Dia da Árvore, Semana do Meio Ambiente, entre outros, não despertam atitudes e valores sustentáveis no público-alvo. Sendo assim a melhor maneira seria durante todo o processo educativo, percorrendo todo ano letivo, como afirma os 38% da enquete realizada. Uma saída para tal é fomentar essa idéia em uma das reformulações do Projeto Político-Pedagógico de sua escola.


Por outro lado, a resposta: “não, não trazem resultados positivos, com 33%, nos faz pensar a respeito da necessidade dessas atividades pontuais, como as já citadas, datas comemorativas.


Não queremos aqui nos rebelar contra as datas comemorativas, mas sim dizer que nós professores e participantes da comunidade escolar devemos ir além.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A clonagem do bebê gelo



A National Geographic de maio de 2009, descreve a descoberta de um bebê elefante fóssil do gênero Mammuthus encontrado por um pastor de renas e seus filhos na Península Yamal no noroeste da Sibéria. A princípio um grande achado científico, talvez para o conhecimento da trajetória desses seres na terra ou ainda, um olhar para a história da humanidade. O fato é que, a mente inquieta do ser humano quer respostas, e neste caso, cientistas discutem as possibilidades de clonar o mamute nomeado de Lyuba (nome da esposa do pastor que a encontrou)

CLONAR PARA?... RESPONDA se você puder...

Qual seria a reflexão adequada sobre nossa caminhada científica, os objetivos que levam cientistas a empenharem-se em uma pesquisa para clonar animais extintos? Penso que investimentos tão elevados devem ter um motivo consistente e com devolutivas benéficas àqueles que financiam as pesquisas, no mínimo aos cidadãos que pagam seus impostos. Nesta linha de raciocínio não encontrei resposta que sustentasse tamanho empenho... Você pode compartilhar sua visão no Blog? O confronto de idéias nos fará crescer na visão biológica, pois os objetivos apresentados, pelo menos nesta reportagem, não possibilitou-me um convencimento da necessidade da referida pesquisa.

Vamos a um fragmento do texto...

“A Clonagem resultaria em um único animal, que iria viver sozinho em um zoológico ou laboratório e não em habitat original, que já não existe mais. Ou seja, estaríamos criando uma “atração de circo”. Tom Gilbert, uma autoridade em DNA antigo da Universidade de Copenhague, admite que, como estudioso desses animais, ele seria o primeiro a querer vê-los correndo dentro de um cercado. Mas Gilbert questiona tanto a utilidade como a conveniência de se clonar espécimes extintas.”

Bem se ele que se dedica á pesquisa tem dúvidas imagina eu que penso que há um propósito de Deus para toda a existência...

O intrigante é que a mesma revista em outra reportagem DESTACA: Elefantes invadem plantação na Malásia. Incursões são mais comuns com o avanço das lavouras sobre a floresta. Cientistas pesquisam maneiras para espantar os animais das lavouras, mas advertem que as técnicas para afugentar os animais não são eficazes, pois os elefantes são inteligentes e acabam achando outra saída.
Logo...se não estamos administrando os problemas das espécies já existentes por conta de um desequilíbrio ambiental notório até mesmo aos que ignoram as questões ambientais, como é que vamos dar conta de espécies que se perderam no passado?

Eclesiaste 3:11,14
11Tudo fez(Deus)formoso em seu tempo,... sem que o homem possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim...
14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar e nada se lhe deve tirar e isto faz Deus para que haja temor diante dele...

Qual o sentido de se clonar espécies extintas?

___________________
Bióloga Vaneide Araújo

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Circus



Ouvindo uma criancinha relatar ao seu pai todo entusiasmado e eufórico sobre sua visita no circo, pensei o quão de científico existe naquele mundo mágico?!.
Quais seriam as forças que agem no mundo circense? Será a alegria do palhaço que move a platéia? Eu confesso, tenho receio de palhaços hehehe. Mas tenho um certo fascínio pelas apresentações do Cirque Du soleil.
Mas e as motos velozes no Globo da Morte? Relembrando... Foram as motos naquela espécie de gaiola de ferro que mais impressionaram a pequena criança. É muito vivo em minha memória o diálogo dele com o pai:
_ Como as motos ficam de ponta cabeça e não caem?
_ Olha filho, elas passam muito rápido, nem dá tempo!
A ação de forças, era a resposta adequada. Que forças seriam essas? Vamos enumerá-las:
1- Força Centrífuga que atua para fora do Globo da Morte;
2- Força Peso na mesma direção da Gravidade ;
3- Força Normal que atua diretamente nos pneus das motos.



Ah ta, mas... é só isso? Três forças atuando na moto e no motociclista? Não, devemos lembrar que a velocidade deve ser constante.
O que a criança não percebeu é que além do show das motos a Física também é aplicada em outros shows no circo, como nos malabares.
Nos malabaristas a força atuante é a da gravidade. Sem ela, fazer malabarismo seria impossível, já que o malabarista não conseguiria fixar-se no solo, muito menos resgatar os objetos lançados.

O que podemos nos atentar enquanto espectadores é no grau de dificuldade que os malabaristas enfrentam quando escolhem ou diferenciam os objetos lançados. Por exemplo, clavas e argolas. Essas duas peças possuem formatos diferentes, valores de massa diferentes e ... centros de gravidade diferentes. Centro da gravidade é o ponto onde o objeto irá girar, pois é nele que a massa do objeto está distribuída. A altura dos lançamentos é outra dificuldade dos malabaristas, já que a força da aceleração (que atuará na subida e na descida do objeto) busca fazer com que o objeto caia. Ou seja, lançamentos baixos são mais rápidos, mas também mais precisos, ao passo que lançamentos mais longos oferecem um tempo maior para o malabarista, mas sacrificam a precisão.




Você já havia pensado nisso? Já viu a Física presente em mais algum outro show no circo?
Na sala de aula é possível aplicações similares a essa discussão?
Comente com a gente!





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