segunda-feira, 29 de junho de 2009

Seis graus de separação




Lendo a reportagem Conectados da revista Superinteressante, despertei para o fato de como as redes sociais se fazem presente no cotidiano dos jovens.




E aí fica uma pergunta: e os professores da rede pública estão participando ativamente dessas redes?


Você leitor, tem Twitter, Orkut, Meme, blog? Não? E seu aluno?


Segundo a entrevista com o filósofo Pier Cesare Rivoltella concedida ao site Planeta Sustentável, "a tecnologia e seu conteúdo devem fazer parte do dia-a-dia escolar". Rivoltella diz que os jovens possuem "disposição multitarefa", ou seja, fazem simultaneamente diversas atividades: respondem mensagens no celular, ouvem música no iPod, vê TV, usa o messenger e twitta.

Analisando este perfil do jovem, como estão as atividades de biologia e ciências em sala de aula? Ao elaborarmos estratégias de ensino, pensamos nesse perfil de estudante? O que essa geração interativa tem de diferente? É necessário realmente o uso das tecnologias em sala de aula?

Veja essa reportagem que saiu na Veja.com e confira o perfil do novo professor. Você está preparado para estas mudanças?

A partir deste post inicial, estaremos sempre aqui com reflexões sobre o uso das tecnologias em sala de aula.

Fica a dica: assista o filme Seis Graus de Separação com Will Smith no papel principal e reflita: O mundo é realmente pequeno?










quarta-feira, 24 de junho de 2009

RECONEXÕES COM NATUREZA




“Nada será suficiente a não ser que as pessoas sejam ensinadas a amar”.
Joseph Cornell

É com esta frase que inicio o meu primeiro post, neste espaço que considero uma troca de experiências e opiniões.

No período de 11 a 14 de junho participei de um curso (Permacultura) que desejo compartilhar com todos a experiência.
Foi como um chacoalhar, como se a vida reunisse as pessoas certas, na hora certa e no lugar certo. Fui surpreendida e senti a Mãe Terra falando ao meu ouvido coisas para eu me fortalecer no trabalho com Educadora Ambiental.

Trabalho nesta luta há apenas dois anos e meio e não conseguia entender o enrijecimento do coração das pessoas. Por que as pessoas não se sensibilizam quando vêem uma criança pedindo esmolas, idosos passando fome e frio nas ruas, brigas e mortes desastrosas em descaso ao irmão humano, queimadas terríveis matando e levando a extinção espécies de animais ainda nem conhecidas, rios totalmente contaminados e outras coisas que só de me lembrar me causam calafrios.

O pior não é isso, o pior é saber que a natalidade não pára, temos filhos pequenos, sobrinhos, irmãos, etc... que herdarão todo este caos....e mesmo assim nada sensibiliza, nada toca o coração, a população continua crescendo.

Temos coragem de dar descarga com água potável enquanto milhares de irmãos morrem de cede todos os dias, temos coragem de desperdiçar quilos e quilos de comida, enquanto muita gente passa fome (e nem precisa ir à África para ver isso), usar tênis de marcas que escravizam irmãos pagando centavos e vendendo a preços altíssimos para enriquecer.

Certa vez ouvi uma pessoa me questionar para quê eu preocupava com a natureza se tudo que precisamos é de água potável, boi e pasto para vivermos..... e a água, Ah, os cientistas vão encontrar um jeito de criar água potável nos laboratórios.

As pessoas dizem que sou romântica demais, que tenho que ver a realidade e que as pessoas são assim e pronto. Fazer o quê? Dizem que sou nova e que um dia vou me cansar, que não vou mudar o mundo...

Pois mesmo assim, por mim, por você, e por aqueles que estão à nascer, eu não me cansarei.
Neste curso aprendi muito mais que construção de casas ecológicas, saneamento ecológico, energias sustentáveis, etc.

Aprendi que ao invés de ensinar as pessoas a agir corretamente frente ao ambiente, temos que ensiná-las a amar... amar uns aos outros, amar cada ser, vivo ou não como presente divino, simplesmente amar.

Eu tive a resposta que precisava, e acordei, acordei com uma felicidade plena, como se meu espírito quisesse sair do meu corpo e ser livre, cantar com as aves, correr com as águas que caem ao mar. Ah que vontade que eu senti de que todos meus amigos, e familiares estivessem vivenciando aquela experiência comigo.

Foram momentos fortes, onde em apenas 4 dias sentimos cada pessoa antes desconhecida como um irmão de muitos anos, o carinho que flui por cada companheiro é imensurável.
Tive a resposta que precisava, a resposta é de AMOR, Amor em tudo que fazemos.... amor até ao pisar no chão.

Ao finalizar o curso, com os depoimentos dos amigos, percebi que o sentimento era comum a todos, desde ao irmão mais civilizado até aquele que vive em contato permanente com a natureza.
Ouvi de um visitante no curso (que estava de passagem pela estância), que o que estávamos fazendo era bonito e que ele se sentia feliz por isso, mas que era mesma coisa que ensinar uma formiga tocar piano. Naquele momento não o quis contrariar, para não ser mal interpretada, mas não conseguindo me controlar eu tenho que dizer: uma formiga e seus ancestrais nunca tocaram piano, mas houve um dia em que o ser humano já viveu em harmonia com a natureza.

Não é necessário voltar a morar nas cavernas, nem viver de caça e pesca.... Mas é necessário que cada ser respeite o outro, que ao tocar o solo, entenda que tudo que necessitamos para viver vem dele direta e indiretamente, que ao plantar uma árvore no seu quintal ou na sua calça o benefício é para todos. Devemos repensar nossas ações pensando sempre na reação que ela resultará.
Quero dizer da minha gratidão, de ter este espaço para postar meus sentimentos, e somente agradecer por ser o que sou.

Finalizo com a frase que representa meu momento, grande abraço de luz:
"Resgatar e amar um pedaço da Mãe Terra é muito mais profundo do que simplesmente criar sistemas para manter vivo o nosso corpo físico: é o resgate profundo da relação do homem com a Natureza, de substituir o tempo de relógio - nossa escravidão - por ritmos. Tempo de caju, tempo de manga. O levantar e pôr do sol. A lua minguando e crescendo... E percebemos que, de fato, precisamos de MUITO POUCO para sentir a felicidade; que a integração com a beleza natural é uma fonte de satisfação mais profunda e serena do que grandes conquistas no mundo urbano.”
Marsha Hanzi (trecho do livro O Sítio Abundante)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ensino Médio Inovador








POR QUE INOVADOR?








O documento de abril de 2009 do Ministério da Educação aponta alguns itens que compõem a nova proposta do Ensino Médio que é apresentada pelo Programa Ensino Médio Inovador e estabelece um referencial de proposições curriculares para a Educação Básica das escolas públicas no Ensino Médio. Atualmente a proposta encontra-se em discussão nas secretarias estaduais de educação de todo país.

Veja algumas inovações:
  • alteração da carga horária de 2.400 horas para 3000 horas;
  • mínimo 20% da carga horária total do curso será destinada a atividades optativas e disciplinas eletivas a serem escolhidas pelos estudantes;
  • dedicação exclusiva do professor na escola;
NOVO ENEM















A maioria das instituições públicas usará para seleção de ingresso no Ensino Superior o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.Educadores discutem no momento a importância da definição de um currículo Básico que norteie as políticas públicas da Educação e contemple todos os Estados proporcionando aos estudantes condições de um bom desempenho. Preocupação pertinente, pois tornar a seleção um processo justo e igualitário é desafio que se impõe pela sociedade às diferentes instâncias da Educação. (um dos documentários pode ser lido aqui)

Com essas novas mudanças nós Biólogos devemos nos atentar para o entendimento dos fenômenos de forma a contextualizá-los cientificamente considerando a vivência do estudante, seu currículo oculto (produto da sua vivência já construído) e claro, a cientificidade dos fatos. Pois as questões do Novo Enem serão elaboradas de tal forma que o estudante tenha que desenvolver o raciocínio utilizando competências e habilidades diversas.

O que o professor de biologia pode proporcionar para que o estudante tenha êxito na realização das provas no novo Enem?

Essas inovações terão realmente impacto no ensino de biologia?


Você leitor, tem acesso a essas discussões?

Quando você olhou a imagem, do Ensino Médio Inovador, pela primeira vez você interpretou o personagem como alguém inserido em inovações? Dê uma outra olhada e comente o que você percebe.


quinta-feira, 18 de junho de 2009

Musicalizando




Como primeiro post vou iniciar uma série que darei o nome de “Musicalizando”, textos inspirados por músicas. Eles não precisam ter nenhuma conexão direta com o assunto da canção, apenas são elas que me inspirarão a colocar essas histórias no papel. Sinceramente não sei onde isso vai dar, nem se vai pra frente, se vai funcionar, mas não estou nem aí. Com vocês o texto e a música inspiradora. Leiam e escutem junto, separado, como quiserem...

Esnoba - Banda Moinho

Só porque tenho por ela um apreço imenso (4X)

Ah! Não tem nada não

Eu bem que me conheço

Eu sei que um dia viro a mesa

Mudo de endereço

E essa criatura

Por quem eu tenho apreço

Vai ficar cheia de culpa

Por me dar desprezo…


Só porque tenho por ela um apreço imenso, Ela me esnoba, Me esnoba!…(5x)


A minha vida é dura

E duro é o meu cabelo

É black power

Todo mundo quer ter meu cabelo

E essa criatura

Por quem eu tenho apreço

Fala da minha conduta

Prá eu raspar o cabelo…


Dei meu amor Você bem maltratou Sorriu dele Pisou, machucou Não quis mais conversa.


Disse que a vida mudara e que eu não tinha nada haver Com as pessoas Que hoje lhe cercam.


É! Ai eu disse: Que ele não sou nenhum mito Me calo, não grito Mas fico aflito Pois nunca complico Que é muito normal.


Sou desligado como uma tomada E o amor que eu sentira Não valeu de nada Pois tudo se acaba Como um seriado banal…


Tenho por ela, Um apreço imenso!

Só porque tenho por ela Um apreço imenso

Ela me esnoba Me esnoba! Me esnoba!…(5X)


Não deixe de conferir o vídeo!!!



Dois pontos que quero destar com essa música... O primeiro diz respeito a mim. Ela faz com que eu viaje para uma terra cheia de alegrias que é a capital da Bahia, “Salvador” cidade que já adotei como minha, cidade de belezas infinitas e de gente bonita, que faz bem aos olhos de qualquer cidadão do mundo. Terra cosmopolitana, aonde qualquer um se sente em casa, cidade de infinitas cores, cheiros e som... Som como este da maravilhosa voz de Emanulle Araújo, potente e vibrante. Sou cara viciado em musica, sempre atrás de novos sons e ritmos... Ritmos que trazem alegria, saudade, amor e momentos especiais... Sons que me fazem viajar. O segundo ponto mostra que a vida nos tras alguns momentos de reflexões profundas, todos nós passamos por isso, e neste mês em que comemoramos o dia do meio ambiente, a mídia, as escolas e todos param para olhar para o meio ambiente, será que essa preocupação não deveria acontecer durante todo o ano, e não apenas nesses dias? Será que ele não esta nos avisando que irá “virar a mesa”? Será que não temos que mudar nossa postura? O ambiente mais do que nunca grita por atenção, e cada dia que passa o clima se altera mais e mais. Hora de acordamos e tomarmos um atitude...

BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Importância do Cerrado

Mato Grosso do Sul é um dos Estados presentes na região Centro-Oeste, constantemente anunciado como um Estado de grandes belezas naturais. Agora pergunto para vocês, qual beleza pensaram?


Muitos diriam: _ as águas transparentes em Bonito-MS. Outros a gruta da Lagoa Azul, também localizada no município de Bonito, e que já foi palco de novela Global, e a grande maioria falaria do Pantanal.

Sim, vale realmente salientar a grande biodiversidade que há no Pantanal e sua maior extensão está localizada em nosso Estado e não no nosso vizinho Mato Grosso.

Aí vocês me perguntam: Mas sempre ouvi dizer em Pantanal Mato Grossense, realmente, até mesmo em uma simples pesquisa no google digitando Pantanal ele completa matogrossense. Isso se deve a grande sacada dos matogrossenses ao divulgarem a pequena porção de Pantanal que lá está, investindo bastante no Ecoturismo.

Enquanto lêem vocês se perguntam: O que o Pantanal tem a ver com o Cerrado?

Na verdade o Cerrado é o segundo bioma brasileiro, com cerca de 20% do território e 1500 espécies de animais. Isso quer dizer que não só de Pantanal é o Mato Grosso do Sul, mas de Cerrado.

E há belezas no Cerrado?

Sim, o Ipê amarelo, as orquídeas, os cactos, as bromélias e dentre os animais as onças-pintadas (Panthera onca), as ariranhas (Pteronura brasiliensis), e os tamanduás-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) entre outros. É certo que o Cerrado sulmatogrossense, bem como, o brasileiro, é uma “savana” e como tal poderia ser explorado para visitações, atividades científicas, mesmo com fins lucrativos, mas respeitando a Legislação Ambiental.


O que se vê é o contrário, o segundo maior bioma brasileiro pode e provavelmente será extinto como a Mata Atlântica foi. Aí alguém critica, ainda temos Mata Atlântica em algumas porções. Sim, temos, mas comparada a sua extensão inicial, não é nada.

Quem são os culpados de tal devastação no Cerrado? Talvez ele mesmo. Como? Ele é um bioma facilmente explorado, de fácil extração e fragilidade. O homem percebeu isso muito rápido, e se apossou das grandes faixas de solo para as monoculturas. Estas que antes eram de soja, algodão, milho, cana-de-açúcar, é também palco para vastas áreas de Eucalipto (Eucaliptus spp). Pasmem senhores, sim Eucalipto, um dos mais perversos inimigos do solo fértil.

Esse empobrecimento do solo aliado à devastação e desmatamento trás alterações no clima, bem como aumento do Efeito Estufa. “O clima predominante no Cerrado é o Tropical Sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual é de 25°C, podendo chegar a marcações de até 40°C. As mínimas registradas podem chegar a valores próximos de 10°C ou até menos, nos meses de maio, junho e julho”. O que sentimos hoje, moradores dessas regiões são dias muito quentes acima dos 40ºC e as mínimas superiores a 10°C. Mas essas mudanças climáticas não são só para nós, moradores do Mato Grosso do Sul, e sim para todo o Brasil, e porque não falar do Planeta Terra também. Já que o Aquecimento Global acontece para o todo, essas mudanças climáticas oriundas da má utilização do Cerrado somar-se-á nesse quadro catastrófico.

Será que seria muita insanidade minha afirmar que uma possível causa para a queda do AirBus AF447 seja essas mudanças climáticas, que foram acentuadas pelo desmatamento do Cerrado?


Vejamos, como posso elucidar essa hipótese:

Ronen Hubert, historiador e especialista em catástrofes aéreos, em uma entrevista afirma que possíveis causas do sumiço e posterior queda do avião sejam perturbações meteorológicas violentas, turbulência, um relâmpago e outros fatores relacionados a mecânica do equipamento.
Foi dito também, em jornais, que poderíamos compreender melhor o que passou o avião se imaginássemos uma verdura dentro de um liquidificador. O avião teria sofrido pressões altíssimas entre muitas nuvens, além de um cenário de tempestades digno de um filme americano.


Mas claro, muito disso são especulações, não podem e nem podemos afirmar nada, com base nos laudos até o momento. O que é fato são as fortes tempestades na região onde possivelmente caiu o avião.



E agora? Não vou mais viajar de avião? Muito menos ir para França?


Não podemos lidar com ações da natureza, mas é certo que os avanços tecnológicos e a aerodinâmica estão a nosso favor.

Assuntos como esses podem gerar um belo momento de discussão em salas de aula, não só de Ciências, mas como também Física e outras matérias afins.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Conhecendo o Biosfera


O Biosfera surgiu a partir de uma reunião de um grupo de biólogos que percebeu a necessidade de comunicação entre biólogos do Estado que trabalham na área de educação e demais áreas da biologia e que entendem o campo educacional como um "germoplasma" que detém grande potencial de realizações, transformações e possibilidades.


A idéia do no nome biosfera surgiu numa brincadeira, em um momento de descontração em nossos estudos. O grupo é composto por 05 biólogos, que compartilham idéias e opiniões formais e informais possuindo particularidades que os tornam "feras" como bons profissionais e pessoas que amam a vida. Para contemplar o prefil de cada uma escolhemos um elemento da natureza que fosse um marco pessoal, enfatizando a região do Pantanal e Cerrado.


Para nos conhecer, segue os elementos e o nome de cada um (na ordem):


Água - Jacaré (Anna)
Terra - Onça Pintada (Vaneide)
Fogo - Ipê Amarelo (Renato)
Ser humano - Ser humano (Cíntia)
Ar - Carcará (José Flávio)


O grupo prentende usar as redes sociais para aproximar profissionais do Mato Grosso do Sul e do Brasil que visam uma perspectiva promissora das informações reais no tocante as interpretações, veracidade e trocas de conhecimento, onde pesquisar, analisar, comentar e informar situações e notícias voltados ao entendimento da vida...será um trabalho constante de dedicação e compromisso.


É essa a nossa história, esperamos que vocês acessem sempre o blog, onde haverá discussões na área educacional já que os cinco biólogos atuam nessa área.


E não esqueçam...



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Biosfera
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