quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Desenvolver competências e habilidades ou somente certificar ?

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio instituído em 1998 para ser aplicado, em caráter voluntário, aos estudantes e egressos deste nível de Ensino para avaliação da Educação no país. Atualmente, em 2009 destina-se também à conclusão do Ensino Médio (substituindo o ENCCEJA em alguns Estados, como o de Mato Grosso do Sul) e ainda ao ingressso às Universidades e Falcudades que fizeram a adesão junto ao INEP/MEC.

ENCCEJA - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos que destina-se a compensar a disparidade de estudos de pessoas que não puderam ou não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em tempo próprio para idade, conforme disposto no art. 37 da LDB (Lei n.º 9394 de 20/12/1996).
O ENCCEJA hoje cumpre um papel semelhante ao Exame Supletivo que é uma oportunidade assegurada gratuitamente pelo poder público.


Art. 37 A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou a continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
1º os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.


EJA - Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica regular para conclusão dos Estudos no nível Fundamental e Médio destinado para as pessoas que tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria conforme trata o art. 37 e seus parágrafos.


Art. 38 Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:
I- no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;
II- no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.


EXAMES SUPLETIVOS - equivalente ao ENCCEJA são exames promovidos (ou adotados) pelas Secretarias de Educação dos Estados através dos quais você pode adquirir o Certificado de Conclusão do nível fundamental ou médio, permitindo-lhe ingressar em qualquer universidade, desfrutar de promoções em seu emprego ou prestar quaisquer concursos públicos que requeiram os respectivos diplomas.

Ah! VAMOS ESCLARECER a diferença entre "A" EJA e "O" EJA... Nos referimos "a" Educação de Jovens e Adultos e não "o" Ensino de Jovens e Adultos, como já foi denominado, então a denominação correta é a EJA.

QUEM REALIZA ESTES EXAMES - De um lado temos pessoas que não tiveram oportunidade de estudo por motivos de saúde, familiares, econômicas, dentre outros, por outro lado, pessoas jovens querendo suprimir etapas de ensino tendo uma baixa qualidade de aprendizagem fazendo parte "SEM PERCEBER" de um grupo que não tem acesso ao estudo formal exigido por inúmeros segmentos sociais ficando desta forma excluídos de alguns processos da sociedade "voluntariamente".

Estes PROGRAMAS podem oferecer correção da deficiência educacional dando oportunidades para pessoas que perderam o momento da idade própria para concluir seus estudos e oferece uma chance de reparo e novas oportunidades. Por outro lado, pode-se pensar que estes programas se mal utilizados, podem provocar uma forma imediata e inconsequente para jovens que não adquiriram o gosto pelos estudos e querem suprimir etapas que deveriam ser vividas e experimentadas.
Esses jovens perderiam fases, importantes para a vivência do cidadão, como experimentar a escola em diferentes aspectos: os amores e desabores, as conquistas e perdas, mas que promovem o amadurecimento e o prazer de uma etapa concluída.

II Coríntios 8, 13 - Não se trata de aliviar os outros fazendo-vos sofrer penúria, mas sim que haja igualdade entre vós.



Comente...


_________________
Bióloga Vaneide Araújo

Imagem Extraída do site JornalCidade

9 comentários:

  1. Olá, gostei muito do seu blog. Gostaria de convida-lo a participar de nosso fórum sobre gestão ambiental

    http://physis.forum-livre.com

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. valeu por aceitar a parceria, também ja adicionei teu banner, boa parceria pra nós

    http://mhp-bio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caros colegas, é com surpresa e satisfação que recebi o comentário de vocês no meu blog educacional Educa Tube. É um privilégio poder compartilhar e socializar a informação na rede mundial de computadores. Parabéns pelo trabalho desenvolvido no Biosfera. Estarei colocando um link, lá no educa Tube. Um abraço a todos! Zé Roig

    ResponderExcluir
  4. Colegas, é com grata satisfação que recebi visita e comentário no meu blog educacional Educa Tube. Retribuo a visita, informando que estarei divulgando na lista de blogs o Biosfera. parabéns pela inciativa. É um privilégio poder trocar informações e socializar o conhecimento com os colegas no mundo digital. Um Abraço a todos! E sucesso. Zé Roig.

    ResponderExcluir
  5. olá amigos, coloquei o banner de vcs em meu blog, o Bio Rapimas, mas está acontecendo um problema com o link.

    O que eu posso fazer para corrigir o problema?

    obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Estamos retribuindo a visita feita em Germinal - Educação e Trabalho (http://germinai.wordpress.com/).

    Gostamos do blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. olá. parabéns. esse blog é superinteressante.vou adicionar um link lá no pedagogicamenteblogando! agradeço a visita tb!a propósito esse post sobre competências x certificado está ótima!
    grande abraço vera

    ResponderExcluir
  8. Estou escrevendo sobre assuntos afins.
    Confira em
    http://purgly.blogspot.com sobre desenvolver o social.
    http://universotrade.blogspot.com sobre a Fraternidade Cristiana.
    http://mastersuno.blogspot.com sobre ambiente e comportamento.
    http://konektigi.blogspot.com sobre renda e novas competências.
    http://drbachflower.blogspot.com sobre fortalecer a saúde.
    http://biometrio.blogspot.com sobre auto conhecimento e conhecer o próprio corpo.
    Fique à vontade em conferir.
    Um abraço e votos de sucesso,
    Jorge Purgly
    meu mapa social em http://xeesm.com/JorgePurgly

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails